Cotidiano
NIVEA destaca ações para a população trans

Iniciativas contemplam atividades voltadas a cultura interna e ações sociais para a comunidade como parte da jornada de propósito da companhia
Empresas desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento de comunidades onde atuam e, cada vez mais, são responsáveis pelos seus legados sociais. A Beiersdorf, holding alemã referência em cuidados pessoais, tem em seu propósito Cuidado Além da Pele a missão de promover os valores da companhia na forma como se relaciona com as pessoas em sua cadeia de valor, contribuindo para uma sociedade com mais diversidade, equidade e inclusão. Neste sentido, iniciativas para a população LGBTQIA+, com um olhar especial para a comunidade trans, têm se destacado no trabalho de responsabilidade social da companhia nos últimos anos com o apoio da principal marca do grupo, NIVEA, por meio do propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões.
Ações de dentro para fora
Toque Colorido é o Grupo de Afinidade da Beiersdorf que discute pautas da comunidade LGBTQIA+ no ambiente corporativo (foto: divulgação)
A Beiersdorf prioriza a transformação do modo de trabalho com o intuito de promover um ambiente corporativo seguro e com representatividade, além de influenciar a cultura e as políticas organizacionais com foco no desenvolvimento profissional. Um dos primeiros projetos foi a criação de um Comitê de Diversidade e de cinco Grupos de Afinidade (GA) compostos por pessoas colaboradoras voluntárias que discutem temas voltados para grupos que fazem parte desta jornada de transformação: LGBTQIA+, pessoas negras, pessoas com deficiência, gerações e gêneros. O GA Toque Colorido dialoga sobre pautas ligadas à população LGBTQIA+.
Um dos grandes projetos, foi a idealização da primeira Cartilha de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf para tangibilizar os compromissos da empresa com pessoas negras, idosos, mulheres, público LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Lançada durante a primeira edição do Festival do Propósito, um evento interno para incentivar e engajar as equipes da Beiersdorf na agenda de iniciativas sociais e ambientais da companhia, a cartilha foi desenvolvida em cocriação com pessoas de diferentes áreas e consultores. O material tem a intenção de promover um conhecimento profundo, de simples compreensão e transformador na vida de cada indivíduo. “Esse é um passo importante rumo a um futuro mais inclusivo e equitativo. A cartilha resume nossos objetivos e nossa missão enquanto marca que busca cuidar das pessoas em todas suas particularidades, entendendo suas histórias e as apoiando onde for necessário”, comenta Jean Henry, gerente de Recursos Humanos e líder da Agenda de Diversidade da companhia.
A Cartilha de DE&I é um material didático que orienta pessoas a agirem de forma consciente e responsável, combatendo preconceitos, discriminação e racismo. No capítulo sobre diversidade de pessoas LGBTQIA+, por exemplo, há um trecho que orienta como pessoas aliadas, que não fazem parte da comunidade, podem fazer a diferença em um movimento de transformação: “Posicione-se: o papel de pessoa aliada só funciona quando há ação. Seja para acolher uma pessoa que foi discriminada ou constrangida; dar retorno a quem cometeu algum deslize ou causou constrangimento. Há diversas formas diferentes de ser ativo no combate às discriminações, avalie o cenário onde sua atuação será necessária e escolha a melhor forma de agir — seja reagindo na hora, interrompendo a situação ou falando particularmente com as pessoas envolvidas depois”.
Confira a Cartilha de Diversidade Equidade e Inclusão da Beiersdorf aqui.
A NIVEA também integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ ao lado de outras 150 empresas signatárias dos dez compromissos que visam orientar práticas corporativas para promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas da comunidade e também sensibilizar e educar para o respeito aos seus direitos. “Aderir ao fórum foi um grande passo para a jornada da NIVEA e representa o nosso empenho em transformar o ambiente de trabalho e criar espaços cada vez mais seguros. Temos diálogos muito ricos neste fórum e percebemos que o mercado está seguindo em uma ótima direção”, afirma Christian Goetz, presidente da NIVEA no Brasil.
Os 10 Compromissos da NIVEA com a Promoção dos Direitos LGBTI+ são:
1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade
O Toque que Transforma
Evento de inauguração da sede da ABGLT, em junho de 2022: presidenta Symmy Larrat (centro) discursa sobre o apoio da NIVEA na viabilização do espaço e resgate do projeto Somos (foto: divulgação/NIVEA)
NIVEA entra no terceiro ano de sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões. A marca firmou parcerias e desenvolve projetos durante o ano todo para fortalecer parcelas da população que mais sentem falta do cuidado do toque humano. Entre estes públicos, está a comunidade LGBTQIA+ com olhar especial para a população trans.
A marca é parceira da TODXS, organização do terceiro setor, que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. O projeto TODXS Embaixadorxs, apoiado pela NIVEA, já impactou mais de 250 pessoas de 25 localidades do Brasil. Deste total, mais de 25% são pessoas trans e mais de 70% são pessoas não-binárias.
Já com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), NIVEA apoia o programa Empodere-se que, em duas edições reuniu 390 pessoas de 60 organizações filiadas à associação, sendo três delas legalizadas após a participação no curso. Ao todo, mais de quatro mil pessoas já foram impactadas indiretamente pelas capacitações. NIVEA ainda promoveu o resgate do Projeto Somos como parte da campanha Orgulho na Pele de 2022. O programa é uma incubadora de iniciativas e assessoria a projetos sociais que atuam na pauta LGBTQIA+ na qual mais de 1,2 mil pessoas foram beneficiadas, 12 organizações se envolveram e foram movidas duas ações na justiça pelos direitos de pessoas LGBTQIA+. A marca ainda apoiou a criação da primeira sede da história da ABGLT, em São Paulo, financiando a manutenção do espaço e da equipe da entidade.
Na mídia, NIVEA também incentiva a representatividade trans com pessoas influenciadoras: já contou com Ana Carolina Apocalypse, influenciadora trans de 65 anos, em campanhas recorrentes no Instagram, e a cantora Liniker em projetos especiais, como o lançamento do videoclipe da música “Baby95” com inserção de produtos NIVEA, a interpretação de histórias inspiradoras na websérie “Um Toque que Transforma”, além de campanhas de produtos. Agora, a marca aposta na parceria com pessoas trans de influência nas redes sociais em todo o Brasil. “É nítido o quanto as empresas e a sociedade estão mais atentas a dialogar para fortalecer as oportunidades de inclusão. Na publicidade, acreditamos que esse tema deve ser uma prioridade e uma forma eficiente de levar essas pautas para o dia a dia das nossas pessoas consumidoras”, afirma Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA.
Em 2023, NIVEA dará continuidade às parcerias com a TODXS e a ABGLT, além de campanhas para incentivar e fortalecer as jornadas de pessoas trans no País.
Sobre a Beiersdorf AG
A Beiersdorf se destaca por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele por quase 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 de cuidados com a pele*, EUCERIN (dermocosméticos), LA PRAIRIE (cosméticos seletivos) e HANSAPLAST / ELASTOPLAST (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como LABELLO, AQUAPHOR, FLORENA, 8X4, HIDROFUGAL, GAMMON, COPPERTONE, MAESTRO, CHAUL, e STOP THE WATER WHILE USING ME! completam nosso extenso portfólio. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.
A empresa sediada em Hamburgo gerou vendas de € 7.025 milhões e um resultado operacional (EBIT) de € 828 milhões no ano fiscal de 2020. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.
Informações adicionais no site da Beiersdorf.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.
Conteúdo Religioso
Mulheres Plenas II edição: evento exclusivo em Palmas

A Paróquia São Cristóvão, da Arquidiocese de Palmas, promove nos dias 04 e 05 de outubro a segunda edição do evento católico Mulheres Plenas. O encontro é voltado exclusivamente para mulheres e combina fé, espiritualidade, música, louvor e momentos de reflexão sobre temas relevantes do universo feminino, como violência contra a mulher e relacionamentos abusivos.
Programação exclusiva e palestrante especial
Durante o evento, as participantes terão momentos de oração, palestras e debates sobre temáticas femininas à luz da doutrina católica, missa, adoração ao Santíssimo Sacramento e a presença da missionária digital Juliana Rachid como palestrante oficial.
Juliana Rachid, com mais de 300 mil seguidores no Instagram, vem ao Tocantins pela primeira vez. Ela compartilha vídeos diários que ajudam mulheres cristãs a compreenderem seu propósito de vida e identidade, além de viajar o Brasil ministrando palestras em eventos católicos de mulheres, sendo referência nacional na área.
Segundo o padre João Paulo Veloso, idealizador do evento e pároco da Paróquia São Cristóvão, “O primeiro Mulheres Plenas em 2023 foi uma bênção. Nesta edição, queremos oferecer formação e espiritualidade, ajudando mulheres a lidarem com os desafios da vida familiar, carreira, educação dos filhos e vivência da fé na Igreja”.
Foco no combate à violência contra a mulher
Um dos destaques desta edição é a Roda de Conversa sobre violência contra a mulher e relacionamentos abusivos. Autoridades de núcleos especializados do Tocantins participarão, explicando como os órgãos de controle atuam, comentando casos recorrentes e orientando mulheres sobre como identificar e sair de situações abusivas.
Outros temas da programação
- Identidade, propósito, missão e vocação da Mulher Plena;
- As virtudes e como elas ajudam a alcançar a plenitude;
- Espírito Santo de Deus: a força da Mulher Plena;
- “Brilhe a Vossa Luz” (Mateus 5,16) – tema bíblico do encontro.
Informações práticas
O que? Mulheres Plenas II Edição
Quando? 04/10 das 13h30 às 19h30 e 05/10 das 7h30 às 12h
Onde? Paróquia São Cristóvão, Palmas, TO
Palestrante: Juliana Rachid
Como se inscrever: Exclusivamente online
Investimento: R$ 130 até 29/09
Realização: Igreja Católica, Paróquia São Cristóvão
Conteúdo Religioso
Catedral de Palmas realiza Jubileu das Crianças

Dentro do Ano Santo (Jubileu da Esperança) vivido pela Igreja Católica em 2025, há diversos eventos temáticos. Neste sábado, dia 6, é a vez de celebrar a espiritualidade infantil na Catedral com o Jubileu das Crianças.
A programação começa às 4 da tarde com a celebração da Santa Missa. Logo depois, a Praça dos Girassóis será palco para uma tarde/noite gratuita de diversão e fé. A lista de atrações é bem variada. São mais de 15 brincadeiras e brinquedos infláveis, além do show musical da Turma do Padre Dudu e participações especiais de Janjão, Pirata e da cantora Sarah Sabará, personagens do Programa Cantinho da Criança, da Canção Nova.
O pároco da Catedral e criador da Turma do Padre Dudu, Pe. Eduardo Zanom, ainda promete uma divertida dinâmica de fé, similar à peregrinação feita nas Portas Santas, nas quatro Basílicas de Roma.
“As paróquias jubilares são chamadas a organizar eventos para os fiéis visitarem a Igreja e participarem de momentos de oração, por isso vamos reunir as famílias. É um momento de rezar, de se divertir e das crianças, principalmente, terem consciência da nossa temporalidade terrena”, comenta Pe. Eduardo.
Jubileu das Crianças na Catedral de Palmas
Data: 6 de setembro
Hora: a partir das 16h
Local: Catedral e Praça dos Girassóis
Entrada Livre
Conteúdo Religioso
Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Palmas, TO – Nos dias 06 e 07 de setembro (sábado e domingo), o Mosteiro de São Bento, em Palmas, receberá para visitação e oração a Relíquia do Beato Carlo Acutis, jovem italiano conhecido como o “influencer de Deus” e referência mundial para a juventude católica.
A relíquia poderá ser visitada das 7h às 17h, em um momento especial de fé e devoção. Fiéis, grupos de oração, famílias, amigos e jovens são convidados a participar.
Durante o período de exposição, haverá celebrações da Santa Missa:
-
Sábado (06/09): às 7h
-
Domingo (07/09): às 10h30
No domingo, a Igreja Católica viverá um marco histórico, quando Carlo Acutis será canonizado em Roma pelo Papa Leão XIV, subindo à glória dos altares.
O Mosteiro de São Bento fica localizado na ARNE 13, Al. 06, Lt. 85, Palmas – TO.

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô