Cotidiano
NIVEA destaca ações para a população trans

Iniciativas contemplam atividades voltadas a cultura interna e ações sociais para a comunidade como parte da jornada de propósito da companhia
Empresas desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento de comunidades onde atuam e, cada vez mais, são responsáveis pelos seus legados sociais. A Beiersdorf, holding alemã referência em cuidados pessoais, tem em seu propósito Cuidado Além da Pele a missão de promover os valores da companhia na forma como se relaciona com as pessoas em sua cadeia de valor, contribuindo para uma sociedade com mais diversidade, equidade e inclusão. Neste sentido, iniciativas para a população LGBTQIA+, com um olhar especial para a comunidade trans, têm se destacado no trabalho de responsabilidade social da companhia nos últimos anos com o apoio da principal marca do grupo, NIVEA, por meio do propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões.
Ações de dentro para fora
Toque Colorido é o Grupo de Afinidade da Beiersdorf que discute pautas da comunidade LGBTQIA+ no ambiente corporativo (foto: divulgação)
A Beiersdorf prioriza a transformação do modo de trabalho com o intuito de promover um ambiente corporativo seguro e com representatividade, além de influenciar a cultura e as políticas organizacionais com foco no desenvolvimento profissional. Um dos primeiros projetos foi a criação de um Comitê de Diversidade e de cinco Grupos de Afinidade (GA) compostos por pessoas colaboradoras voluntárias que discutem temas voltados para grupos que fazem parte desta jornada de transformação: LGBTQIA+, pessoas negras, pessoas com deficiência, gerações e gêneros. O GA Toque Colorido dialoga sobre pautas ligadas à população LGBTQIA+.
Um dos grandes projetos, foi a idealização da primeira Cartilha de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf para tangibilizar os compromissos da empresa com pessoas negras, idosos, mulheres, público LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Lançada durante a primeira edição do Festival do Propósito, um evento interno para incentivar e engajar as equipes da Beiersdorf na agenda de iniciativas sociais e ambientais da companhia, a cartilha foi desenvolvida em cocriação com pessoas de diferentes áreas e consultores. O material tem a intenção de promover um conhecimento profundo, de simples compreensão e transformador na vida de cada indivíduo. “Esse é um passo importante rumo a um futuro mais inclusivo e equitativo. A cartilha resume nossos objetivos e nossa missão enquanto marca que busca cuidar das pessoas em todas suas particularidades, entendendo suas histórias e as apoiando onde for necessário”, comenta Jean Henry, gerente de Recursos Humanos e líder da Agenda de Diversidade da companhia.
A Cartilha de DE&I é um material didático que orienta pessoas a agirem de forma consciente e responsável, combatendo preconceitos, discriminação e racismo. No capítulo sobre diversidade de pessoas LGBTQIA+, por exemplo, há um trecho que orienta como pessoas aliadas, que não fazem parte da comunidade, podem fazer a diferença em um movimento de transformação: “Posicione-se: o papel de pessoa aliada só funciona quando há ação. Seja para acolher uma pessoa que foi discriminada ou constrangida; dar retorno a quem cometeu algum deslize ou causou constrangimento. Há diversas formas diferentes de ser ativo no combate às discriminações, avalie o cenário onde sua atuação será necessária e escolha a melhor forma de agir — seja reagindo na hora, interrompendo a situação ou falando particularmente com as pessoas envolvidas depois”.
Confira a Cartilha de Diversidade Equidade e Inclusão da Beiersdorf aqui.
A NIVEA também integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ ao lado de outras 150 empresas signatárias dos dez compromissos que visam orientar práticas corporativas para promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas da comunidade e também sensibilizar e educar para o respeito aos seus direitos. “Aderir ao fórum foi um grande passo para a jornada da NIVEA e representa o nosso empenho em transformar o ambiente de trabalho e criar espaços cada vez mais seguros. Temos diálogos muito ricos neste fórum e percebemos que o mercado está seguindo em uma ótima direção”, afirma Christian Goetz, presidente da NIVEA no Brasil.
Os 10 Compromissos da NIVEA com a Promoção dos Direitos LGBTI+ são:
1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade
O Toque que Transforma
Evento de inauguração da sede da ABGLT, em junho de 2022: presidenta Symmy Larrat (centro) discursa sobre o apoio da NIVEA na viabilização do espaço e resgate do projeto Somos (foto: divulgação/NIVEA)
NIVEA entra no terceiro ano de sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões. A marca firmou parcerias e desenvolve projetos durante o ano todo para fortalecer parcelas da população que mais sentem falta do cuidado do toque humano. Entre estes públicos, está a comunidade LGBTQIA+ com olhar especial para a população trans.
A marca é parceira da TODXS, organização do terceiro setor, que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. O projeto TODXS Embaixadorxs, apoiado pela NIVEA, já impactou mais de 250 pessoas de 25 localidades do Brasil. Deste total, mais de 25% são pessoas trans e mais de 70% são pessoas não-binárias.
Já com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), NIVEA apoia o programa Empodere-se que, em duas edições reuniu 390 pessoas de 60 organizações filiadas à associação, sendo três delas legalizadas após a participação no curso. Ao todo, mais de quatro mil pessoas já foram impactadas indiretamente pelas capacitações. NIVEA ainda promoveu o resgate do Projeto Somos como parte da campanha Orgulho na Pele de 2022. O programa é uma incubadora de iniciativas e assessoria a projetos sociais que atuam na pauta LGBTQIA+ na qual mais de 1,2 mil pessoas foram beneficiadas, 12 organizações se envolveram e foram movidas duas ações na justiça pelos direitos de pessoas LGBTQIA+. A marca ainda apoiou a criação da primeira sede da história da ABGLT, em São Paulo, financiando a manutenção do espaço e da equipe da entidade.
Na mídia, NIVEA também incentiva a representatividade trans com pessoas influenciadoras: já contou com Ana Carolina Apocalypse, influenciadora trans de 65 anos, em campanhas recorrentes no Instagram, e a cantora Liniker em projetos especiais, como o lançamento do videoclipe da música “Baby95” com inserção de produtos NIVEA, a interpretação de histórias inspiradoras na websérie “Um Toque que Transforma”, além de campanhas de produtos. Agora, a marca aposta na parceria com pessoas trans de influência nas redes sociais em todo o Brasil. “É nítido o quanto as empresas e a sociedade estão mais atentas a dialogar para fortalecer as oportunidades de inclusão. Na publicidade, acreditamos que esse tema deve ser uma prioridade e uma forma eficiente de levar essas pautas para o dia a dia das nossas pessoas consumidoras”, afirma Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA.
Em 2023, NIVEA dará continuidade às parcerias com a TODXS e a ABGLT, além de campanhas para incentivar e fortalecer as jornadas de pessoas trans no País.
Sobre a Beiersdorf AG
A Beiersdorf se destaca por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele por quase 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 de cuidados com a pele*, EUCERIN (dermocosméticos), LA PRAIRIE (cosméticos seletivos) e HANSAPLAST / ELASTOPLAST (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como LABELLO, AQUAPHOR, FLORENA, 8X4, HIDROFUGAL, GAMMON, COPPERTONE, MAESTRO, CHAUL, e STOP THE WATER WHILE USING ME! completam nosso extenso portfólio. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.
A empresa sediada em Hamburgo gerou vendas de € 7.025 milhões e um resultado operacional (EBIT) de € 828 milhões no ano fiscal de 2020. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.
Informações adicionais no site da Beiersdorf.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.
Senado Federal
Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

O Congresso Nacional retomou o projeto de lei que prevê indenização por dano moral e também pensão especial a vítimas do Zika vírus. O PL 6.064/2023 tinha sido integralmente vetado pelo presidente da República. Mas nesta terça-feira (17), deputados e senadores votaram pela derrubada do Veto 2, de 2025, e agora a lei será promulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
O projeto foi originalmente apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), em 2015, quando ela ainda era deputada federal. A redação aprovada pelo Congresso Nacional, no final de 2024, não estabelece um limite de idade para os beneficiários. O texto prevê indenização única por danos morais de R$ 50 mil e uma pensão paga mensalmente até o fim da vida de R$ 7.786,02, o que equivale ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Ambos os valores serão corrigidos pela inflação (pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e livres de imposto de renda.
A pensão vitalícia pode ser acumulada com benefícios previdenciários de até um salário-mínimo e com o BPC. E a revisão a cada dois anos exigida para a PcD continuar recebendo o BPC será extinta para os casos de deficiência causada pelo vírus Zika na gestação.
Além disso, o projeto aumenta em 60 dias o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade de mães (inclusive para as adotivas) de crianças nessas condições, e em 20 dias o direito à licença-paternidade.
Senadores
Durante a sessão, Mara declarou ser “estarrecedor” que, após dez anos de luta e espera, o governo tenha vetado a iniciativa. Segundo ela, essas famílias vêem sofrendo há mais de dez anos com a “omissão” do Estado, com filhos que são 100% dependentes de cuidados que demandam tempo, desgaste e recursos financeiros. Para ela, o Congresso faz justiça com essas famílias.
— O projeto foi protocolado em 2015 para que essas mães, essas famílias pudessem ter, não só a pensão, mas uma indenização pelo que aconteceu porque a gente está falando de uma omissão do Estado, por não ter conseguido combater o mosquito e por não ter saneamento básico decente para o povo brasileiro e a consequência disso foi o surto sim, de Zika vírus — registrou.
O senador Romário (PL-RJ) afirmou que derrubar o veto foi “um golaço da cidadania”.
— Essa pensão não é favor, é justiça. Vai garantir tratamentos, alimentação especial, remédios, terapias, equipamentos e tudo o que essas crianças precisam todos os dias. Sem ela, o peso recai inteiramente sobre mães e pais que já carregam uma luta sem trégua há dez anos. Para se ter ideia, uma lata da fórmula, que é a única alimentação possível para essas crianças, custa 200 reais. São necessárias 20 latas por mês. Só aí já são 4 mil reais.
Ele também ressaltou a mobilização das famílias que se deslocaram a Brasília com as crianças para cobrar dos parlamentares a derrubada do veto.
Mobilização
A derrubada foi acompanhada e comemorada pelas mães de filhos acometidos pelo vírus Zika que estavam na galeria do Plenário. Desde a rejeição do projeto pelo Executivo, elas se mobilizaram e estiveram presentes em Brasília conversando com os parlamentares e pedindo a reversão do veto.
Quando o projeto foi vetado, o governo chegou a editar uma medida provisória (MP 1.287/2025) que prevê apenas uma parcela única de R$ 60 mil. Na ocasião, a senadora considerou a alternativa “uma afronta à dignidade dessas famílias”.
O texto editado pelo governo em 9 de janeiro cria um apoio financeiro de R$ 60 mil para crianças de até 10 anos que nasceram com deficiência causada pelo vírus Zika durante a gestação.
Ao informar sobre o acordo para a derrubada do veto, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reiterou o compromisso do governo de orientação pela derrubada do dispositivo, “orientado pelo próprio presidente Lula”.
— O veto foi aportado por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que matérias sem fonte financeira respectiva por risco de crime de responsabilidade deveriam ser vetados — esclareceu Randolfe.
Justificativa do veto
Na mensagem em que justificou o veto ao PL 6.064/2023, a presidência da República apontou, entre outros problemas, que a proposta “cria despesa obrigatória de caráter continuado e benefício tributário e amplia benefício da seguridade social, sem a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, identificação da fonte de custeio, indicação de medida de compensação e sem a fixação de cláusula de vigência para o benefício tributário”.
O governo também argumentou que, “ao dispensar da reavaliação periódica os beneficiários do benefício de prestação continuada concedido em virtude de deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika, a proposição diverge da abordagem biopsicossocial da deficiência, contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e cria tratamento não isonômico em relação às demais pessoas com deficiência”.
Fonte: Agência Senado
Governo do Brasil
Nova Campanha do Ministério da Saúde inspira, motiva e incentiva a doação de sangue regular

Sob o conceito “Doe Sangue. Você Pode.” o Ministério da Saúde lança, em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova campanha publicitária de conscientização sobre a importância da doação de sangue e de se tornar um doador regular e ajudar a salvar muitas vidas.
Em 2024, 1,6% da população brasileira – o que equivale a 16 pessoas a cada mil habitantes – doou sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Para que os estoques de sangue se mantenham em níveis estáveis e seguros, esse número ainda pode melhorar. Assim, com esta campanha, o MS pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue regular.
Neste ano, a campanha traz uma reflexão importante sobre atitude e disposição, promovendo a doação de sangue como um hábito de vida, autocuidado, bem-estar e de construção de uma cultura solidária inspiradora e motivacional. Ela traça um paralelo entre atitudes diárias e a familiaridade com a expressão “dar o sangue”, como uma ideia palpável de que, se uma pessoa está disposta a dar o sangue por uma causa, ela também pode doar sangue para ajudar a salvar outras vidas.
Com criação da agência Calia, a campanha será veiculada em emissoras de TV, rádio, plataformas digitais e redes sociais, além de mobiliários urbanos e painéis digitais por todo o Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Doação de Sangue 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Codireção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira
Criação: Alexsander Junior e Filipe Fontes
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, João Pinheiro e Cezar Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Ariovaldo Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas e André Oliveira
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien Carvalho
Aprovação Ministério da Saúde: Poliana Oliveira, Kamila Mota, Kelly Rodrigues, Nathalia Gardini e Rafael Atuchi
Conteúdo Religioso
Seminário de Comunicação para Igrejas será dia 21 de junho, na PIB de Palmas

No dia 21 de junho é o dia do Profissional de Mídia, quando celebra-se a importância do papel estratégico dos especialistas em comunicação, marketing e publicidade. Em consonância com a data, ocorrerá nas dependências da Primeira Igreja Batista de Palmas (PIB de Palmas), a segunda edição do Seminário de Comunicação para Igrejas. O evento, realizado em parceria entre a PIB de Palmas e a Igreja Batista Getsêmani (ambas de Palmas/TO), reunirá integrantes de ministérios de mídia de diversas igrejas da Capital e até pessoas de fora do espectro religioso, no intuito de trocar experiências e buscar aperfeiçoamento.
Este ano, a organização do evento está trazendo Vanda Machado, a criadora do site cristaonamidia.com, um dos primeiros veículos no Brasil a tratar da evangelização por meio das redes sociais. Vanda tem mais de 15 anos de experiência no marketing corporativo e atua, hoje, como consultora, mentora, escritora, treinadora e palestrante. Publicitária de formação e mestre em Comunicação Social, é autora de livros sobre comunicação cristã digital e criou o primeiro curso on-line de comunicação para igrejas, por meio da plataforma Hotmart. A partir de sua dissertação de mestrado – que pesquisou as potencialidades das mídias sociais para a divulgação do Evangelho – idealizou o site www.cristaonamidia.com.
O evento terá início às 9h do sábado, no templo da PIB de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8) e se estenderá por todo o dia com conferências e oficinas sobre Planejamento da Comunicação, Fotografia, Videomaker e Métricas. “É um dia inteiro para pensarmos em estratégias e reforçarmos nosso chamado para o trabalho com mídia nas igrejas, comunicar o Reino, trocar experiências e buscar aperfeiçoamento”, pondera um dos organizadores, o jornalista Samuel Lima, do departamento de Comunicação da PIB de Palmas. “Apesar de o treinamento ser focado na evangelização e comunicação eclesiástica, da igreja, as técnicas que serão abordadas e os assuntos servem a qualquer área de atuação, sendo – portanto – útil para quem, hoje, trabalha com estratégias digitais envolvendo fotografia e mídias sociais”, complementa.
As conferências com Vanda Machado ocorrerão na parte da manhã e também à noite; a parte da tarde está reservada para as oficinas de Planejamento da Comunicação, com Vanda Machado, e da qual todos os inscritos participarão, e outras três (Métricas, Fotografia e Videom
Este ano o evento versará sobre o tema “Lançando as Redes”, baseado nos textos de Lucas 5:1-11 e João 21:1-14. Em resumo: devemos estar atentos às ordens de Jesus Cristo para lançarmos as redes!
Investimento e inscrição
O valor da inscrição para este ano será mantido até dia 20 de junho no mesmo valor do ano passado, R$ 30; no dia do evento, 21 de junho, o valor passará a ser de R$ 40.
A inscrição pode ser feita pelo formulário https://zfrmz.com/
Serviço
O que: 2ª Edição do Seminário de Comunicação para Igrejas
Onde: Primeira Igreja Batista de Palmas (504 Sul, Alameda 14, AI 7/8)
Quando: 21 de junho (com atividades pela manhã, tarde e noite)
Palestrante: Vanda Machado (criadora do site cristaonamidia.com)
Oficinas: Planejando a Comunicação (Vanda Machado); Fotografia (Arthur Valadares); Videomaker (Érika Sabino); Métricas (Bruna Rodrigues)
Investimento: R$ 30 (até 20jun) / R$ 40 (no dia do evento)
Outras Informações: www.instagram.
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