conecte-se conosco

Cotidiano

NIVEA e UNICEF realizam projeto de prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo com meninas negras

Publicadas

sobre

Iniciativa propõe agenda de enfrentamento à violência de gênero e raça na primeira infância e adolescência com meninas de 14 a 19 anos grávidas ou puérperas.

Em nova fase de seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a NIVEA inicia, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto Meninas Mães Contra a Violência. Com foco em adolescentes negras, de 14 a 19 anos, que estejam grávidas ou sejam mães, a proposta faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF e tem o objetivo de cocriar ações de conscientização a partir do desenvolvimento de materiais educomunicativos sobre prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo no contexto urbano. Nesta primeira fase do programa, serão mobilizadas 30 meninas de Belém, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo para que sejam multiplicadoras de conhecimentos sobre seus direitos entre outras jovens. As primeiras atividades de formação de competências estão previstas para começar ainda neste ano. Já a disseminação dos materiais cocriados ocorre no primeiro semestre de 2023, impactando cerca de 3 mil meninas nestas cidades.

A parceria entre NIVEA e UNICEF irá promover a equidade de gênero e raça, conectando os direitos das meninas e das crianças na primeira infância com a pauta de enfrentamento ao racismo – forma de violência que acomete tanto as mães quanto as crianças. Neste contexto, as adolescentes negras enfrentam barreiras históricas no acesso a direitos e serviços de saúde e educação, o que pode trazer inúmeros impactos negativos para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para toda a sociedade. Adolescentes grávidas são particularmente vulneráveis a violações de direitos e riscos sociais e de saúde, incluindo acesso ao pré-natal de qualidade e acompanhamento pós-parto adequado. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, de 2019, entre os óbitos maternos no país, 13% ocorreram com mulheres com até 20 anos, e 66% entre mulheres negras.

“Iniciamos a nossa jornada de propósito com um olhar especial para as mulheres negras da periferia e, ao longo dos projetos, percebemos como era importante ampliar o nosso cuidado para meninas e adolescentes negras no enfrentamento ao racismo e às violências sexuais e de gênero. O UNICEF tem um trabalho consolidado nestas causas em todo o mundo e estamos muito felizes em marcar a evolução do nosso propósito e levar o poder transformador do toque humano a essas meninas com nossa parceria”, comenta a head de Trade e Marketing para Norte e Nordeste e líder da Agenda de Propósito da NIVEA, Ligia Annunziato.

“É urgente o enfrentamento de violências de gênero e raça, esse é um tema que afeta toda a sociedade pelos impactos danosos que restringem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, seja em sua autoestima, autoconfiança, no acesso e continuidade da sua trajetória escolar e no seu acesso qualificado ao mercado de trabalho”, afirma Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.

#OToqueQueTransforma

Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.

A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:

  • meninas em situação de vulnerabilidade: UNICEF e Instituto Das Pretas;
  • mulheres negras de regiões periféricas: Instituto Das Pretas e Pretahub;
  • comunidade LGBTQIA+: ABGLT e TODXS;
  • idosos e seus cuidadores: Instituto Velho Amigo.

As transformações também são realizadas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:

  • Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
  • Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;
  • Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.

#AgendaCidadeUNICEF

Meninas Mães Contra a Violência faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes, contribuindo com a prevenção e redução de violências em suas vidas.

Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além das próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para integrar metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Socioprodutiva), promover a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Sobre aNIVEA  

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.

Site | Facebook | Instagram

Em nova fase de seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a NIVEA inicia, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto Meninas Mães Contra a Violência. Com foco em adolescentes negras, de 14 a 19 anos, que estejam grávidas ou sejam mães, a proposta faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF e tem o objetivo de cocriar ações de conscientização a partir do desenvolvimento de materiais educomunicativos sobre prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo no contexto urbano. Nesta primeira fase do programa, serão mobilizadas 30 meninas de Belém, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo para que sejam multiplicadoras de conhecimentos sobre seus direitos entre outras jovens. As primeiras atividades de formação de competências estão previstas para começar ainda neste ano. Já a disseminação dos materiais cocriados ocorre no primeiro semestre de 2023, impactando cerca de 3 mil meninas nestas cidades.

A parceria entre NIVEA e UNICEF irá promover a equidade de gênero e raça, conectando os direitos das meninas e das crianças na primeira infância com a pauta de enfrentamento ao racismo – forma de violência que acomete tanto as mães quanto as crianças. Neste contexto, as adolescentes negras enfrentam barreiras históricas no acesso a direitos e serviços de saúde e educação, o que pode trazer inúmeros impactos negativos para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para toda a sociedade. Adolescentes grávidas são particularmente vulneráveis a violações de direitos e riscos sociais e de saúde, incluindo acesso ao pré-natal de qualidade e acompanhamento pós-parto adequado. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, de 2019, entre os óbitos maternos no país, 13% ocorreram com mulheres com até 20 anos, e 66% entre mulheres negras.

“Iniciamos a nossa jornada de propósito com um olhar especial para as mulheres negras da periferia e, ao longo dos projetos, percebemos como era importante ampliar o nosso cuidado para meninas e adolescentes negras no enfrentamento ao racismo e às violências sexuais e de gênero. O UNICEF tem um trabalho consolidado nestas causas em todo o mundo e estamos muito felizes em marcar a evolução do nosso propósito e levar o poder transformador do toque humano a essas meninas com nossa parceria”, comenta a head de Trade e Marketing para Norte e Nordeste e líder da Agenda de Propósito da NIVEA, Ligia Annunziato.

“É urgente o enfrentamento de violências de gênero e raça, esse é um tema que afeta toda a sociedade pelos impactos danosos que restringem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, seja em sua autoestima, autoconfiança, no acesso e continuidade da sua trajetória escolar e no seu acesso qualificado ao mercado de trabalho”, afirma Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.

#OToqueQueTransforma

Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.

A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:

  • meninas em situação de vulnerabilidade: UNICEF e Instituto Das Pretas;
  • mulheres negras de regiões periféricas: Instituto Das Pretas e Pretahub;
  • comunidade LGBTQIA+: ABGLT e TODXS;
  • idosos e seus cuidadores: Instituto Velho Amigo.

As transformações também são realizadas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:

  • Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
  • Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;
  • Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.

#AgendaCidadeUNICEF

Meninas Mães Contra a Violência faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes, contribuindo com a prevenção e redução de violências em suas vidas.

Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além das próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para integrar metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Socioprodutiva), promover a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Sobre aNIVEA  

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.

Site | Facebook | Instagram

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Palmas2 horas atrás

Prefeito Eduardo Siqueira Campos se veste de coelho e leva alegria às crianças do CMEI Juscéia Garbelini

Palmas2 horas atrás

Confira a programação da Páscoa do Sonhos neste domingo, 20, no Parque Cesamar

Opinião e Editorial6 horas atrás

Crise nos Correios: cancelamentos de voos cargueiros e paralisações ameaçam logística nacional

Meninos da Aldeia Macaúba participaram do Hetohoky com presença de turistas, em março_Sepot_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins celebra e valoriza a riqueza dos povos originários no Turis

Conteúdo Religioso2 dias atrás

Procissão das Almas mantém tradição e emociona fiéis na Sexta-feira Santa

Susana Vieira Brilha na Capa da Quem Abril com Reflexões Poderosas
Entretenimento3 dias atrás

Susana Vieira estrela capa da Quem em entrevista reveladora

Pessoa segurando celular com Instagram aberto e mensagem sobre a remoção da opção de salvar stories.
Social3 dias atrás

Instagram remove salvar stories e gera críticas

Senac abre credenciamento de ambulantes para Semana S. Inscrições seguem até 23 de abril para comercialização de alimentos no Espaço Cultural.
Economia3 dias atrás

Credenciamento de ambulantes Senac segue até 23 de abril

GKay exibe harmonização nas mãos e inspira mulheres a cuidarem também de regiões como pescoço, joelhos e coxas.
Moda e Estilo3 dias atrás

GKay exibe harmonização nas mãos e lança tendência

Vereador Folha preside lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 na Câmara de Palmas
Câmara Municipal de Palmas3 dias atrás

Folha preside lançamento da Campanha da Fraternidade em Palmas

Palmas foi a terceira capital com maior proporção de moradores com trecho de via com pelo menos uma árvore, sendo 88,7%. Ficou atrás apenas de Campo Grande (91,4%) e Goiânia (89,6%).
Tocantins3 dias atrás

Censo 2022 revela infraestrutura urbana no entorno de domicílios

Equipe do Sabin apresenta plataforma Rita Saúde para empresários na ACIG Gurupi
Saúde e Bem Estar3 dias atrás

Sabin leva Rita Saúde a empresários de Gurupi

Juliette na capa da revista Glamour
Moda e Estilo3 dias atrás

Juliette brilha na capa da Glamour e lança álbum “Risca Faca”

Viih Tube ao vivo apresentando linha de beleza Britânia
Moda e Estilo3 dias atrás

Viih Tube lança linha de cuidados capilares com Britânia

Campanha de Dia das Mães da Dudalina
Moda e Estilo3 dias atrás

Dudalina lança campanha de Dia das Mães com Maria Fernanda

Coletivo Online Instituto Coca-Cola Brasil
Economia3 dias atrás

Coletivo Online da Coca-Cola capacita jovens gratuitamente

Dia de Cooperar 2025
Economia3 dias atrás

Dia de Cooperar 2025 será lançado em Palmas dia 30

Pequenos negócios na saúde do Tocantins
Sebrae3 dias atrás

Pequenos negócios na saúde dominam setor no Tocantins

Fiéis participam da Semana Santa em Paraíso do Tocantins
Tocantins3 dias atrás

Semana Santa em Paraíso reúne fiéis na Serra do Estrondo

Onibus amarelo
Palmas4 dias atrás

Prefeito anuncia nova tarifa e ônibus 0 km em Palmas

Palmas2 horas atrás

Prefeito Eduardo Siqueira Campos se veste de coelho e leva alegria às crianças do CMEI Juscéia Garbelini

Palmas2 horas atrás

Confira a programação da Páscoa do Sonhos neste domingo, 20, no Parque Cesamar

Opinião e Editorial6 horas atrás

Crise nos Correios: cancelamentos de voos cargueiros e paralisações ameaçam logística nacional

Meninos da Aldeia Macaúba participaram do Hetohoky com presença de turistas, em março_Sepot_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins celebra e valoriza a riqueza dos povos originários no Turis

Conteúdo Religioso2 dias atrás

Procissão das Almas mantém tradição e emociona fiéis na Sexta-feira Santa

Susana Vieira Brilha na Capa da Quem Abril com Reflexões Poderosas
Entretenimento3 dias atrás

Susana Vieira estrela capa da Quem em entrevista reveladora

Pessoa segurando celular com Instagram aberto e mensagem sobre a remoção da opção de salvar stories.
Social3 dias atrás

Instagram remove salvar stories e gera críticas

Senac abre credenciamento de ambulantes para Semana S. Inscrições seguem até 23 de abril para comercialização de alimentos no Espaço Cultural.
Economia3 dias atrás

Credenciamento de ambulantes Senac segue até 23 de abril

GKay exibe harmonização nas mãos e inspira mulheres a cuidarem também de regiões como pescoço, joelhos e coxas.
Moda e Estilo3 dias atrás

GKay exibe harmonização nas mãos e lança tendência

Vereador Folha preside lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 na Câmara de Palmas
Câmara Municipal de Palmas3 dias atrás

Folha preside lançamento da Campanha da Fraternidade em Palmas

Palmas foi a terceira capital com maior proporção de moradores com trecho de via com pelo menos uma árvore, sendo 88,7%. Ficou atrás apenas de Campo Grande (91,4%) e Goiânia (89,6%).
Tocantins3 dias atrás

Censo 2022 revela infraestrutura urbana no entorno de domicílios

Equipe do Sabin apresenta plataforma Rita Saúde para empresários na ACIG Gurupi
Saúde e Bem Estar3 dias atrás

Sabin leva Rita Saúde a empresários de Gurupi

Juliette na capa da revista Glamour
Moda e Estilo3 dias atrás

Juliette brilha na capa da Glamour e lança álbum “Risca Faca”

Viih Tube ao vivo apresentando linha de beleza Britânia
Moda e Estilo3 dias atrás

Viih Tube lança linha de cuidados capilares com Britânia

Campanha de Dia das Mães da Dudalina
Moda e Estilo3 dias atrás

Dudalina lança campanha de Dia das Mães com Maria Fernanda

Coletivo Online Instituto Coca-Cola Brasil
Economia3 dias atrás

Coletivo Online da Coca-Cola capacita jovens gratuitamente

Dia de Cooperar 2025
Economia3 dias atrás

Dia de Cooperar 2025 será lançado em Palmas dia 30

Pequenos negócios na saúde do Tocantins
Sebrae3 dias atrás

Pequenos negócios na saúde dominam setor no Tocantins

Fiéis participam da Semana Santa em Paraíso do Tocantins
Tocantins3 dias atrás

Semana Santa em Paraíso reúne fiéis na Serra do Estrondo

Onibus amarelo
Palmas4 dias atrás

Prefeito anuncia nova tarifa e ônibus 0 km em Palmas

Palmas2 horas atrás

Prefeito Eduardo Siqueira Campos se veste de coelho e leva alegria às crianças do CMEI Juscéia Garbelini

Palmas2 horas atrás

Confira a programação da Páscoa do Sonhos neste domingo, 20, no Parque Cesamar

Opinião e Editorial6 horas atrás

Crise nos Correios: cancelamentos de voos cargueiros e paralisações ameaçam logística nacional

Meninos da Aldeia Macaúba participaram do Hetohoky com presença de turistas, em março_Sepot_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins celebra e valoriza a riqueza dos povos originários no Turis

Conteúdo Religioso2 dias atrás

Procissão das Almas mantém tradição e emociona fiéis na Sexta-feira Santa

Susana Vieira Brilha na Capa da Quem Abril com Reflexões Poderosas
Entretenimento3 dias atrás

Susana Vieira estrela capa da Quem em entrevista reveladora

Pessoa segurando celular com Instagram aberto e mensagem sobre a remoção da opção de salvar stories.
Social3 dias atrás

Instagram remove salvar stories e gera críticas

Senac abre credenciamento de ambulantes para Semana S. Inscrições seguem até 23 de abril para comercialização de alimentos no Espaço Cultural.
Economia3 dias atrás

Credenciamento de ambulantes Senac segue até 23 de abril

GKay exibe harmonização nas mãos e inspira mulheres a cuidarem também de regiões como pescoço, joelhos e coxas.
Moda e Estilo3 dias atrás

GKay exibe harmonização nas mãos e lança tendência

Vereador Folha preside lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 na Câmara de Palmas
Câmara Municipal de Palmas3 dias atrás

Folha preside lançamento da Campanha da Fraternidade em Palmas

Palmas foi a terceira capital com maior proporção de moradores com trecho de via com pelo menos uma árvore, sendo 88,7%. Ficou atrás apenas de Campo Grande (91,4%) e Goiânia (89,6%).
Tocantins3 dias atrás

Censo 2022 revela infraestrutura urbana no entorno de domicílios

Equipe do Sabin apresenta plataforma Rita Saúde para empresários na ACIG Gurupi
Saúde e Bem Estar3 dias atrás

Sabin leva Rita Saúde a empresários de Gurupi

Juliette na capa da revista Glamour
Moda e Estilo3 dias atrás

Juliette brilha na capa da Glamour e lança álbum “Risca Faca”

Viih Tube ao vivo apresentando linha de beleza Britânia
Moda e Estilo3 dias atrás

Viih Tube lança linha de cuidados capilares com Britânia

Campanha de Dia das Mães da Dudalina
Moda e Estilo3 dias atrás

Dudalina lança campanha de Dia das Mães com Maria Fernanda

Coletivo Online Instituto Coca-Cola Brasil
Economia3 dias atrás

Coletivo Online da Coca-Cola capacita jovens gratuitamente

Dia de Cooperar 2025
Economia3 dias atrás

Dia de Cooperar 2025 será lançado em Palmas dia 30

Pequenos negócios na saúde do Tocantins
Sebrae3 dias atrás

Pequenos negócios na saúde dominam setor no Tocantins

Fiéis participam da Semana Santa em Paraíso do Tocantins
Tocantins3 dias atrás

Semana Santa em Paraíso reúne fiéis na Serra do Estrondo

Onibus amarelo
Palmas4 dias atrás

Prefeito anuncia nova tarifa e ônibus 0 km em Palmas