Saúde e Bem Estar
NIVEA fortalece projeto de educação antirracista com edição especial de NIVEA Creme
Na campanha, 100% dos lucros das vendas da edição limitada serão revertidos para Instituto Das Pretas por meio do projeto Escola de Elisas para a realização de encontros sobre o tema
Neste mês de maio, NIVEA celebra a construção de novos futuros de crianças em parceria com o Instituto Das Pretas. A marca apoia o projeto Escola de Elisas, por meio de sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, em dois eventos especiais para incentivar a educação antirracista para crianças negras e não-negras. A partir do investimento de 100% dos lucros das vendas da edição especial do NIVEA Creme #OToqueQueTransforma, a organização lança uma cartilha sobre o tema e realiza rodadas de aprendizado e diálogos com mães, avós, tias, cuidadoras e responsáveis pelas pequenas e pelos pequenos.
Criado em 2022, o projeto com meninas negras de 8 a 12 anos tem como caminho a literatura e a poesia para o incentivo de um letramento racial poético. A ideia é proporcionar às pequenas participantes um espaço de trocas e convivência, no qual podem construir de forma saudável as suas identidades, exercitando o sonho e a imaginação, além de contribuir para que dialoguem sobre negritude, empoderamento feminino e futuro.
Agora, com o apoio de NIVEA, Escola de Elisas propõe duas ferramentas especiais semear futuros e abrir espaços de diálogo: o lançamento de uma cartilha de educação antirracista e letramento racial feita pela organização para orientar e educar adultos que queiram promover o tema para crianças negras e não-negras; e dois encontros especiais focados em pessoas adultas responsáveis ou cuidadoras de crianças. Assim, as participantes são estimuladas a resgatarem em si mesmas uma cultura antirracista, cuidar e educar a partir dessa reconstrução.
“Foi bonito acompanhar o primeiro ciclo de Escola de Elisas, pois vimos como é potente a conversa sobre orgulho, identidade e ancestralidade desde a infância. Agora, falar sobre educação antirracista com suas pessoas responsáveis é mais do que necessário, afinal, é um tema que deve estar no contexto da educação de todas e todos. Nós, adultos conscientes do nosso papel de formação do caráter de crianças, também temos muito o que aprender”, comenta Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito da NIVEA.
Ações de dentro para fora
NIVEA e Instituto Das Pretas realizaram dois importantes eventos para registrar o novo momento da Escola de Elisas. O primeiro, no escritório da NIVEA em São Paulo, a marca convidou Priscila Gama, CEO, Luana Loriano, diretora e head de Educação, e Nataly Volcati, analista de Projetos, do Instituto Das Pretas, para falar sobre educação antirracista, letramento racial e lançar a nova cartilha em primeira mão para pessoas colaboradoras da companhia. “A cartilha é um material muito rico e necessário para conversarmos com as nossas crianças. Fiquei muito honrada de assinar o posfácio desse material e feliz de ver como as pessoas da companhia engajaram com o evento, compartilhando suas histórias”, comenta Edinalva Souza, integrante do time de Finanças da NIVEA e do Grupo de Afinidade Abrace Nossa Cor, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia.
“Ações como essa voltadas para a educação antirracista são de suma importância. Essa iniciativa é fundamental para combater o racismo estrutural e promover a equidade racial de dentro para fora dos ambientes corporativos. Deste modo, a cartilha de educação antirracista faz-se necessária para pessoas cuidadoras que querem iniciar nesse processo de letramento antirracista, ou que precisam de um reforço, para serem agentes transformadores do futuro no presente, que garanta a diversidade e inclusão em todos os lugares, principalmente em seus núcleos familiares,” avalia, Luana Loriano.
Times da NIVEA, Das Pretas, além de influenciadoras e jornalistas convidadas para o evento de lançamento da cartilha de educação antirracista, em Vitória (foto: Diego Nunes)
O segundo encontro aconteceu em 24 de maio, em Vitória (ES), para 30 identidades femininas (mães, avós, tias e criadoras) responsáveis que queiram ampliar os conhecimentos sobre o tema e promover a educação antirracista para crianças negras e não-negras. Além disso, a convite da marca de cuidados pessoais, influenciadoras negras e mães e imprensa especializada em pautas raciais participaram da experiência na capital capixaba, incluindo um passeio por pontos turísticos importantes para a história negra da região com o Guia Negro. “Ter essa vivência no Espírito Santo, território do Das Pretas, foi uma experiência de muito valor. Ter este projeto alocado lá é a certeza de ver nossas mensagens se espalhando por diversas comunidades e círculos de cuidado”, avalia Ligia Annunziato.
“Quando assumimos o compromisso de levar esse letramento para dentro de NIVEA, pensamos no futuro e na sustentabilidade da humanidade. A empresa se mostra disposta a operar isso. Trazer o evento para a cidade de Vitória, no Espírito Santo, é um processo de inovação para todos os capixabas. Sou muito orgulhosa de fazer parte dessa história”, complementa Priscila Gama.
Latinhas com Cuidado
Edição limitada do NIVEA Creme terá 100% dos lucros revertidos para o projeto Escola de Elisas, do Instituto Das Pretas (foto: divulgação/NIVEA)
As icônicas latinhas de NIVEA Creme que fazem parte da edição especial que beneficiará o projeto Escola de Elisas já podem ser encontradas em pontos de venda em todo o País, como farmácias, supermercados, perfumarias e também no e-commerce. São quatro versões com ilustrações e mensagens cheias de cuidado, como “Você é importante”, “Estamos juntos nessa”, “Eu te amo” e “Conte sempre comigo”.
NIVEA Creme é um poderoso hidratante para todos os tipos de pele. Está há mais de 110 anos cuidando e hidratando especialmente áreas mais ressecadas do corpo, como cotovelo, calcanhar, joelho, mãos e pés. Com glicerina e Eucerit®, mantém o toque suave na pele. Preço sugerido: R$ 27,59.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.