Cotidiano
NIVEA realiza Festival do Propósito e envolve pessoas colaboradoras em iniciativas de transformação
Em dois dias de atividades, equipes engajaram em uma agenda de fortalecimento de cultura interna para viver os propósitos na prática e acompanhar a evolução dos projetos sociais apoiados pela companhia
A Beiersdorf, holding alemã dona das marcas NIVEA e Eucerin, consolida globalmente seu propósito Cuidado Além da Pele priorizando transformações na cultura interna. Ao lado dele, coexiste O Toque que Transforma e Inspira Conexões, propósito da NIVEA que destaca a vontade de transformar a sociedade. A união desses caminhos tem guiado a companhia em uma série de iniciativas em três pilares: missão social, cultura interna e marca. E para fortalecer essa jornada e gerar engajamento, NIVEA realizou, no começo de novembro, a primeira edição do Festival do Propósito, com uma agenda de palestras e atividades práticas entre pessoas colaboradoras, instituições e parceiros da marca. A programação ocorreu no escritório da Beiersdorf, em São Paulo, e incluiu visitas externas a organizações que atuam junto à companhia.
A agenda foi aberta por Christian Goetz, presidente da NIVEA no Brasil, que comentou a importância de ter propósitos no direcionamento da companhia. “Já somos o top em participação de mercado, mas é preciso pensar também em realmente fazer uma mudança na sociedade e no meio ambiente. É uma honra fazer um evento como este”. Em seguida, Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito da NIVEA, comentou sobre o segundo ano da jornada, que transforma o modo de existir e reforça o compromisso de responsabilidade social. “Com base em diversos estudos que fizemos, apoiamos organizações que trabalham para tornar essas pessoas protagonistas de suas jornadas, possibilitando que seus futuros sejam promissores. Não criamos nada do zero, colocamos nossos esforços em projetos que estejam alinhados com os pilares e intenções de NIVEA. Essa é a transformação em conjunto que buscamos promover”, afirma.
Atividades internas
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O primeiro dia continuou com um bate-papo sobre saúde física e mental com especialistas, seguido de um momento de perguntas e respostas para a diretoria. À tarde, o escritório foi ocupado por atividades dos Grupos de Afinidade (GA) da empresa para destacar temas de suas agendas. Os GA da BDF NIVEA são grupos formados por colaboradores de diversas áreas que compartilham interesses em comum e debatem formas para fortalecer a cultura interna nas pautas de Diversidade, Equidade e Inclusão, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Equilíbrio Vida e Trabalho. O GA Diver+Gente, com foco em pautas de diversidade, equidade e inclusão, trouxe o grupo Pé de Feijão para promover uma atividade sensorial com plantas e dar atenção às causas das pessoas com deficiência. “Para mim, os grupos de afinidade são o motor para ter diversidade na NIVEA e promover discussões”, afirma Jean Henry, gerente de Recursos Humanos e líder da Agenda de Diversidade & Inclusão. O GA de Equilíbrio, Vida e Trabalho trouxe Angelina Sinato, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para falar sobre burnout, um tema muito recorrente atualmente no ambiente corporativo. A especialista reuniu as equipes para discutir sobre como identificar os sintomas e ajudar colegas no dia a dia. Ainda, provocou reflexões sobre como administramos as pressões no âmbito profissional.
Para falar sobre reciclagem de resíduos, o GA de Sustentabilidade e Meio Ambiente convidou Maria Catadora para uma roda de conversa onde comentou sobre o ciclo de reciclagem e como a separação de lixo impacta no meio ambiente e ainda, trouxe o viés social e de empregabilidade sobre sua profissão.
O primeiro dia foi finalizado com duas atividades muito especiais: meninas atendidas pela Plan International no projeto Aprender e Proteger, apoiado pela Beiersdorf, visitaram o escritório da NIVEA a convite do GA Elas No Topo. As jovens participaram de uma mentoria com colaboradoras da NIVEA e discutiram sobre questões profissionais e pessoais, tiraram dúvidas sobre o ambiente de trabalho, primeiro emprego e inseguranças da vida adulta. “Foi muito importante ver a interação e o impacto que a gente pode causar em garotas que estão começando suas vidas profissionais agora. Acho que a palavra que resume tudo o que eu passei esses dias é orgulho”, diz Monica Longo, Vice-presidente Responsabilidade Social Corporativa para Mercados Emergentes na BDF NIVEA. Por fim, profissionais do Instituto Velho Amigo, parceiro de propósito da NIVEA, promoveram uma oficina de automassagem com os colaboradores.
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Encontros e caminhadas
O segundo dia do Festival do Propósito contou com um TED Talk com as líderes das seis organizações parceiras de propósito da NIVEA, O Toque que Transforma e Inspira Conexões. Como parte da jornada, a NIVEA fomenta projetos de transformação social para quatro públicos prioritários:
- Idosos e cuidado ativo: parceria com Instituto Velho Amigo;
- Comunidade LGBTQIA+ e a criação de novos futuros: parceria com ABGLT e TODXS;
- Negros e a potência empreendedora: parceria com Pretahub e Instituto Das Pretas;
- Meninas negras e o letramento racial: parceria com Instituto Das Pretas e UNICEF.
As responsáveis comentaram como as iniciativas fortalecem, promovem bem-estar e capacitação para estes grupos. Foi abordado também como a presença de grandes empresas, como a NIVEA, é essencial para a continuidade de projetos que mudam a vida de milhares de pessoas assistidas por programas sociais.
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A NIVEA aproveitou o evento para apresentar uma cartilha colaborativa de Diversidade e Inclusão, cocriada com pessoas colaboradoras e consultores. O objetivo é promover um conhecimento profundo, de simples compreensão e transformador na cultura interna e na vida de cada indivíduo. Ainda pensando em estimular o engajamento em diversidade, NIVEA lançou Biografias Pretas — Histórias de Quem Cuida, um e-book cocriado com público interno e a Das Pretas, organização de inovação e tecnologia social. As pessoas da empresa puderam ouvir e conviver com mulheres líderes e escrever um relato sobre elas a partir dessa experiência. “Foi um processo enriquecedor. Pudemos conhecer novas narrativas, sair da nossa zona de conforto e dar espaço para mulheres grandiosas, que transformam vidas na base, em seus bairros e cidades, com seus vizinhos. Ter esse livro em mãos significa uma realização pessoal, pois me motiva profundamente enquanto mulher e profissional”, comenta Natália Machado, secretária executiva da BDF NIVEA.
À tarde, os times puderam escolher entre atividades externas ou no escritório. Por isso, o GA Abrace Nossa Cor e Todes Juntes, que trata sobre questões de raça, elaborou uma visita, junto com o Guia Negro, a pontos históricos do Centro de São Paulo que marcam a trajetória de pessoas negras na capital. O passeio traz uma curadoria especial de locais a serem visitados, fugindo do óbvio, e percorreu o bairro da Liberdade, onde havia o Largo da Forca e onde, até hoje, conta com a Capela dos Aflitos; a Praça 7 de Setembro, que guarda a história de Luiz Gama, advogado que liderou o processo de abolição e foi responsável pela soltura de diversos escravos; a Av. 9 de Julho, onde está localizada a Casa Pretahub, que oferece estrutura para trabalhos com tecnologia para pessoas negras; e os entornos do bairro da República, onde fica a sede da ABGLT, Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, que trouxe toda a história da entidade e os projetos mais relevantes, como o Somos, programa destinado para o desenvolvimento de capital humano e institucional de organizações que trabalham em prol dos direitos LGBTQIAP+.
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Outra parte do time visitou a Cooperativa de Reciclagem Crescer, parceira do Instituto Muda, para conhecer sobre processos de reciclagem, as dificuldades e o trabalho diferenciado exercido pela organização. Atualmente, a Crescer conta com 58 sócios cooperados, que recolhem de 10 a 15 toneladas de lixo por dia. “Participar dessa atividade e viver o propósito na prática me fez realmente acreditar que a gente pode fazer algo novo, ter um futuro diferente e uma sociedade mais empática”, afirma Larissa Salomão, gerente global de Insights e Novos Negócios e membro do Grupo de Afinidade de Sustentabilidade e Meio Ambiente.
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No escritório, o GA Gerações convidou a consultoria Nextt49+ para discutir pautas de longevidade produtiva e questões de etarismo. Os especialistas falaram sobre a presença de pessoas mais velhas no mercado de trabalho e barreiras que sofrem por terem mais idade. “O preconceito é combatido com conhecimento, ou seja, a gente precisa gerar informação sobre quem são essas pessoas para acabar com estereótipos. Um dos grandes desafios é provocar e desenvolver um ambiente acolhedor para a geração mais idosa”, diz Maurício Turra, um dos fundadores da Nextt49+.
NIVEA ainda promoveu novas rodadas, virtual e presencial, do Mutirão da Beleza, iniciativa realizada com idosos atendidos pelo Instituto Velho Amigo. Pessoas colaboradoras voluntárias se encontraram com os idosos para falar sobre pele saudável, cuidados diários e trocar histórias e experiências. A empresa ainda realizou atividades dos Círculos de Propósito, encontros que promovem reflexões e trocas de experiências sobre os propósitos individuais. “Quando eu participei do Círculo de Propósito, tive a clareza do que eu gosto e o meu objetivo de estar aqui. Você passa a refletir, realmente, que o que está fazendo está alinhado ao propósito pessoal”, diz Rodrigo Fraga, head de marketing de Eucerin.
Sobre a Beiersdorf AG
A Beiersdorf se destaca por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele por quase 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 de cuidados com a pele*, EUCERIN (dermocosméticos), LA PRAIRIE (cosméticos seletivos) e HANSAPLAST / ELASTOPLAST (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como LABELLO, AQUAPHOR, FLORENA, 8X4, HIDROFUGAL, GAMMON, COPPERTONE, MAESTRO, CHAUL, e STOP THE WATER WHILE USING ME! completam nosso extenso portfólio. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.
A empresa sediada em Hamburgo gerou vendas de € 7.025 milhões e um resultado operacional (EBIT) de € 828 milhões no ano fiscal de 2020. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.
Informações adicionais no site da Beiersdorf.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.