conecte-se conosco

Beleza e maquiagem

NIVEA realiza programação especial para o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

NIVEA, the skincare brand with over 130 years of expertise, will host an event on July 25th at its headquarters in São Paulo to celebrate the Day of the Latin American and Caribbean Black Woman, fostering connections and inspiring transformation.

Publicadas

sobre

Evento interno fortalece a jornada de propósito da companhia e contará com a presença do instituto Fala Preta para debater assuntos relacionados à cultura e às tradições ligadas a raça e gênero.

Por meio de sua jornada de propósito, O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a NIVEA, marca especialista em cuidados com a pele há mais de 130 anos, vai realizar um evento no dia 25 de julho, na sede em São Paulo, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A agenda, voltada para as pessoas colaboradoras, contará com a visita do instituto Fala Preta para debater sobre assuntos relacionados à cultura e às tradições, promovendo reflexão sobre a diversidade étnico racial das mulheres negras na arte, música e mercado de trabalho.
O evento é uma iniciativa do grupo de afinidade Abrace nossa Cor, coletivo formado por pessoas colaboradoras que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia, e os seus representantes conduzirão as rodas de bate papo. Com isso, um dos temas latentes da conversa será o racismo institucional, ou seja, manifestações de preconceito praticadas no ambiente coorporativo de órgãos públicos e privados envolvendo, por exemplo, a contratação de pessoas menos qualificadas e descarte de candidatos negros aptos para a vaga.
No encontro, os participantes ainda vão debater sobre formas de enfrentamento e as ações afirmativas que apoiam no combate ao racismo. Dentre essas ações, podem ser pensados desdobramentos que melhorem as companhias, como desenvolvimento de comitês de diversidade e cultura de inclusão com metas e indicadores de desigualdade racial, promoção de código de ética ao combate ao racismo e programas de recrutamento focados em diversidade racial, além do investimento em formações de pessoas negras para cargos de liderança.
Para Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito na NIVEA, é sempre necessário falar sobre e promover ações que sejam, sobretudo, antirracistas dentro das corporações. ‘’Afinal, é devastador o impacto do preconceito no ambiente de trabalho quando não há representatividade, levando a diversos fatores emocionais como a diminuição da autoestima, adoecimento e sobrecarga, e precisamos mudar isso’’.
Exaltando as raízes, a celebração de abertura terá uma intervenção artística com samba de coco, ritmo que possui influências ancestrais africanas, em que os negros cantavam durante o ritual da quebra do coco. A programação ainda contará com um café da tarde e conversa sobre empoderamento por meio de tranças como ferramenta de constituição da identidade sócio-histórica e cultural das mulheres pretas com as trancistas do espaço Raízes da Beleza. As pessoas colaboradoras interessadas também poderão trançar os cabelos durante o evento.

 

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Foi realizado em 1922 em Santo Domingo, República Dominicana, o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Além de propor a união entre essas mulheres, o encontro também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas mas ao redor de todo o mundo.

 

Tamanha foi sua importância que, após a reunião, ainda em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em nível nacional, ficou estabelecida pela Lei 12.987/2014 a mesma data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reconhecendo os feitos da grande líder do Quilombo Quariterê.

#OToqueQueTransforma

Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 130 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.
A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:

º meninas negras e o letramento racial: Instituto Das Pretas e UNICEF;
º negros e a potência empreendedora: Instituto Das Pretas e Pretahub;
º comunidade LGBTQIA+ e a criação de novos futuros: ABGLT e TODXS;
º idosos e o cuidado ativo: Instituto Velho Amigo.

NIVEA e Instituto Das Pretas 

Fruto da parceria com o Instituto Das Pretas, um laboratório de inovação social que atua no enfrentamento às violências contra a juventude e as mulheres negras através da construção de soluções de impacto social nas áreas da cultura, da educação, do empreendedorismo e da tecnologia, NIVEA promove o projeto Cuida De Quem Cuidpelo terceiro ano.

Pricila Gama, CEO do Das Pretas, em uma das formações do Cuida De Quem Cuida  

Em 2023, o programa entrou no terceiro ciclo para selecionar 30 negócios de impactadores sociais e ambientais liderados por identidades femininas para uma aceleração empreendedora. O objetivo é fortalecer e expandir o impacto dessas iniciativas, e foram contempladas 30 horas de imersão, além de uma bolsa-auxílio e prêmios.
NIVEA também incentiva o Escola de Elisas, uma iniciativa do Instituto Das Pretas. O projeto tem como objetivo a promoção de um letramento racial poético, proporcionando às pequenas participantes um espaço de trocas e convivência por meio da literatura, no qual possam construir de forma saudável as suas identidades, exercitando o sonho e a imaginação, contribuindo para elas dialoguem sobre a negritude, empoderamento feminino e futuro.

Times da NIVEA, Das Pretas, além de influenciadoras e jornalistas convidadas para evento de lançamento da cartilha de educação antirracista da iniciativa Escola de Elisas, em Vitória (foto: Diego Nunes)

No fim de maio deste ano, mês das mães, NIVEA ainda foi a Vitória (ES), terra do Instituto Das Pretas, para lançar oficialmente e conhecer melhor o conteúdo da “Cartilha para Educação Antirracista” que surgiu a partir dos encontros com as crianças participantes da primeira edição do Escola de Elisas, onde se identificou a necessidade de fornecer informações e sugestões para pessoas responsáveis sobre como educar crianças negras e não negras com uma educação antiracista comprometida.

 

O lançamento contou com um evento que reuniu também jornalistas, influenciadoras e outras identidades femininas, entre mães, avós, tias que buscam promover a educação antirracista para crianças negras e não-negras. Outra iniciativa importante dessa ação é que as icônicas latinhas de NIVEA Creme que fazem parte da edição especial #OToqueQueTransforma tiveram 100% dos lucros doados ao Escola de Elisas.

NIVEA e UNICEF 

NIVEA iniciou em 2022, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto Meninas Mães Contra a Violência. Com foco em adolescentes negras, de 14 a 19 anos, que estejam grávidas ou sejam mães, a proposta faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF e tem como objetivo cocriar ações de conscientização a partir do desenvolvimento de materiais educomunicativos sobre prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo no contexto urbano.
Na primeira fase do programa, foram mobilizadas 30 meninas de Belém, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo para que sejam multiplicadoras de conhecimentos sobre seus direitos entre outras jovens. A disseminação dos materiais cocriados ocorreu no primeiro semestre de 2023, impactando cerca de 3 mil meninas nestas cidades.

 

Em novo capítulo da sua jornada de propósito e apoio a projetos de transformação social, em 2023 NIVEA também apoia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a realização da estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA), iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo. O objetivo é chamar a atenção sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas entre 0 e 6 anos e suas famílias.

As oficinas de capacitação para profissionais de educação, saúde e assistência social, que integram a #AgendaCidadeUNICEF, ocorreram nos meses de maio e junho em oito capitais brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Luís (MA), Manaus (AM), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA) e Fortaleza (CE). Ainda, a organização criou uma websérie com sete vídeos sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas.
NIVEA e Pretahub

Para o público negro, NIVEA fortalece a parceria com a Pretahub – hub de aceleração do empreendedorismo negro do Instituto Feira Preta, por meio do programa Afrolab Toque que Transforma e da casa Pretahub em Cachoeira (BA) e em São Paulo (SP).
Em 2022, apoiou a realização da segunda edição do Afrolab Toque que Transforma, que visa garantir apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo foco em inovação e inventividade em ciclos, com módulos de aprendizado e convidados, visando abranger temas e áreas diversas do empreendedorismo. Em quatro ciclos já realizados já foram impactados 392 empreendedores e 1568 beneficiários indiretos.

Casa Pretahub em Cachoeira (BA). (Foto: Odé Produções)

Já a casa Pretahub é um espaço pensado para apoiar os artistas locais na produção de conteúdos digitais, além de servir de base para fomentar o empreendedorismo com uma área de coworking. Um ambiente diverso e colaborativo que já impactou a vida de 230 empreendedores em Cachoeira (BA), que em agosto de 2021 teve também o apoio de NIVEA na inauguração. Na unidade de São Paulo, no bairro Bela Vista, o número chega a mais de 1.300 empreendedores beneficiados!

 

Sobre a NIVEA  

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 130 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

 

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

 

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

 

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda