Tocantins
No Jalapão, governador entrega as primeiras torres de projeto que vai conectar comunidades tradicionais do Tocantins ao mundo
Mumbuca vem da exploração turística. A conectividade vai facilitar transações financeiras, como o pix, além de viabilizar a comunicação entre turistas e postagens nas redes sociais, aumentando o engajamento da região nas redes sociais.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, cerca de 74% das rotas turísticas no Tocantins ainda não são cobertas por sinal de internet. “Estruturar os destinos turísticos na rede mundial é tudo de que a atividade precisa para se fortalecer e desenvolver. Hoje, o governador lança esse projeto-piloto com a perspectiva de que nossos principais atrativos estejam contemplados nessa primeira etapa. O Tocantins dá um salto muito grande com a estruturação desse projeto”, afirmou.
Projeto
Idealizado pelo deputado estadual Léo Barbosa, o projeto levará internet gratuita a 612 comunidades tradicionais do Tocantins até o fim do ano.
“É um direito de todos ter acesso à comunicação e aos serviços bancários. Até mesmo atendimentos de saúde, hoje em dia, são facilitados pelo acesso à comunicação. Esse projeto foi pensado para tirar as comunidades do isolamento e poder ligar todo o Tocantins ao mundo digital”, explicou o deputado.
A comunidade aprovou a iniciativa. “Facilitou muito a comunicação com nossas famílias fora daqui. Agora, não preciso mais sair daqui, ou seja, fazer uma viagem para conversar com alguém”, afirmou o morador do Prata, Neildo Patrício.