conecte-se conosco

Economia

No Marajó (PA), cozinhas coletivas agroextrativistas ganham forma em comunidades rurais de Portel e Breves

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Quatro cozinhas coletivas estão em fase de implementação em áreas rurais dos municípios de Portel e Breves, no arquipélago do Marajó (PA). A iniciativa faz parte do projeto Sanear Marajó e representa um passo importante para transformar a realidade de mulheres agroextrativistas da região. Mais do que espaços de preparo de alimentos, essas cozinhas estão sendo pensadas como centros de inovação, geração de renda, valorização da sociobiodiversidade e fortalecimento da autonomia feminina.

 

Realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com o Fundo Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundação Banco do Brasil, o projeto aposta na cozinha como um lugar estratégico, que rompe com a lógica histórica de invisibilidade do trabalho doméstico. “O IEB concebe essas cozinhas coletivas agroextrativistas como ferramentas estratégicas para novas possibilidades, rompendo com a visão histórica desse espaço como invisível e desvalorizado devido à divisão sexual do trabalho. Em vez disso, elas se afirmam como centros de conhecimento, fortalecimento da economia local e valorização social e econômica dos produtos agroextrativistas”, afirma Waldileia Rendeiro, analista socioambiental e coordenadora da linha de gênero do IEB, em Belém.

 

O objetivo é potencializar o que as mulheres já fazem cotidianamente, reforçando a segurança alimentar e ampliando as oportunidades de geração de renda a partir de produtos locais. Para preparar os grupos que estarão à frente dos empreendimentos, o IEB tem conduzido uma série de formações no território desde 2022.

 

A atividade mais recente ocorreu entre os dias 26 e 30 de março, quando cerca de 40 mulheres de Breves e Portel participaram da oficina “Modelo de Negócios para Cozinhas Coletivas Agroextrativistas”. Ministrada por Lucia Tereza, analista socioambiental do IEB, a formação abordou conceitos centrais sobre modelo de negócios, proposta de valor e exemplos práticos aplicáveis à realidade local. “De modo geral, o modelo de negócios ajuda a entender o empreendimento coletivo de forma panorâmica e sintetizada. Traz informações importantes como a proposta de valor, que diz respeito ao diferencial do que é comercializado”, explica Lucia.

 

Ela destaca ainda que, nas cozinhas sob gestão das mulheres, há valores implícitos que reforçam o impacto do projeto: alimentos oriundos da agricultura familiar e do extrativismo, produzidos de forma coletiva, que promovem segurança alimentar e nutricional, inovação nos sabores tradicionais, além de autonomia econômica e fortalecimento do território.

 

Representante da Cozinha Mani, na comunidade Menino Deus Lega, em Portel, Elizângela Machado vê nas capacitações um espaço de crescimento pessoal e coletivo. “Eu aprendi muito, principalmente sobre economia. Eu nunca tinha participado de um curso assim, foi muito proveitoso. A gente conhece pessoas novas, troca experiência. E o fortalecimento feminino é muito bom na nossa comunidade”, relata.

 

Da cozinha Flor Raíz, em Monte Hermon (Portel), Sônia Maria Rodrigues enfatiza a importância do conhecimento compartilhado. “A cozinha coletiva é muito importante para nós, que somos agricultoras, produtoras e agroextrativistas da floresta. Nós conseguimos aprender coisas que pensávamos ser tão difíceis, e tudo se tornou mais fácil. Já temos conhecimento e ainda estamos aprendendo muito mais”, destaca.

 

As cozinhas coletivas agroextrativistas também ampliam o acesso a mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado em janeiro de 2025, mostrou que ser fornecedor do PAA pode aumentar a renda dos agricultores entre 19% e 39%, e que a venda para o PNAE tem um impacto ainda maior, entre 23% e 106% — especialmente entre os agricultores de menor renda, público prioritário dessas políticas.

Edna Araújo, integrante da cozinha Raízes Marajoaras, que está sendo instalada próxima à Cooperativa da Agricultura Familiar Agroextrativista Regional (Cafar), em Breves, vê na iniciativa uma oportunidade real de transformação. “Aqui em Breves, 17 mulheres integram essa cozinha que representa um sonho realizado. Vamos poder processar alimentos e participar das chamadas públicas para fornecer merenda escolar, para o PAA e também para outras entidades que procurarem nossos pratos típicos. Isso vai fazer com que as mulheres tenham uma renda maior no seu grupo familiar”, afirma.

Durante o encerramento de uma formação promovida em novembro de 2024, Edineide Barbosa, também da Cafar, destacou que cerca de 70 famílias da região já participam dos programas PAA e PNAE. Com a instalação das cozinhas, a expectativa é ampliar esse alcance, por meio das tecnologias sociais implementadas pelo projeto.

 

A previsão é que as cozinhas estejam finalizadas e em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2025. O processo de construção e formação segue a lógica da construção coletiva, a partir das práticas e saberes das próprias mulheres que conduzem a transformação em seus territórios.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

Financiamento rural em colapso e lições do Tocantins

Por Rafael Pacheco Soares

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Rafael Pacheco Soares

A recuperação judicial deixou de ser um recurso emergencial para se tornar um instrumento moderno e legítimo de equilíbrio econômico e continuidade produtiva. No campo, especialmente no Tocantins, ela tem representado a oportunidade real de reorganizar passivos, preservar patrimônios e manter a atividade rural em um ambiente de crédito cada vez mais complexo e desigual.

O agronegócio brasileiro vive um paradoxo: produz mais, exporta mais Rafael Pacheco Soarese, ao mesmo tempo, enfrenta um sistema financeiro que se tornou oneroso e imprevisível. O produtor rural, que sempre sustentou a economia nacional, tem arcado com os efeitos de uma conjuntura de juros elevados, aumento no custo dos insumos e flutuações cambiais intensas, fatores que não refletem má gestão, mas distorções estruturais no modelo de financiamento rural.

Nos últimos anos, o crédito no campo evoluiu rapidamente, com instrumentos como a Cédula de Produto Rural (CPR), a Cédula de Crédito Bancário (CCB) e os contratos de barter (permuta). Embora tenham ampliado o acesso ao capital, esses mecanismos trouxeram riscos adicionais, especialmente em um cenário de volatilidade econômica e ausência de mecanismos adequados de proteção contratual e cambial.

No Tocantins, o reflexo dessa realidade é visível: cresce o número de produtores que recorrem à recuperação judicial não como fuga, mas como estratégia de reestruturação. A Lei nº 14.112/2020 fortaleceu esse direito ao consolidar a possibilidade de o produtor rural, inclusive pessoa física, utilizar o instituto para reorganizar dívidas e garantir a continuidade da atividade produtiva. Trata-se de uma ferramenta que preserva a função social da propriedade e assegura o cumprimento do papel econômico do setor.

Casos recentes no Tocantins reforçam a maturidade do instituto. Quando bem conduzida, a recuperação judicial não representa falência ou fragilidade, mas sim planejamento, estratégia e visão de longo prazo. É uma forma legítima de promover diálogo com credores, renegociar passivos e restabelecer o equilíbrio financeiro sem interromper a produção.

As experiências regionais demonstram que, ao contrário do estigma que ainda persiste em parte da sociedade, a recuperação judicial fortalece o produtor. Ela garante previsibilidade, reestrutura cadeias produtivas e protege empregos, pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

O cenário atual exige não apenas mecanismos de financiamento mais justos, mas também segurança jurídica e assessoria especializada. A advocacia que atua nesse campo tem papel central: transformar o instituto da recuperação judicial em um instrumento de reconstrução e prosperidade, capaz de corrigir desequilíbrios criados por um sistema financeiro que nem sempre se adapta às realidades do campo.

Em Tocantins, assim como em todo o Brasil, a mensagem é clara: o produtor rural não é o culpado pela crise; é a vítima de um modelo que precisa evoluir. E é justamente por meio da recuperação judicial que muitos têm reencontrado o caminho da estabilidade, da continuidade e da confiança no futuro.

Rafael Pacheco Soares
Advogado do Mestre Medeiros Advogados Associados, com atuação nas áreas de Direito Empresarial e Recuperação Judicial e Falência.
Pós-graduado em Direito Empresarial com ênfase em Reestruturação e Recuperação Judicial pela Universidade de Cuiabá (UNIC).
Autor de artigos jurídicos sobre reestruturação empresarial, atuou como Administrador Judicial e assessorou empresas em processos de alta complexidade, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis na área empresarial.

Continue lendo

Faet e Senar

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

A 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL contou com apoio do Sistema FAET/SENAR e reuniu produtores e técnicos em Araguaçu, promovendo genética de qualidade e inovação na pecuária.”

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Sistema FAET/SENAR apoia a 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL em Araguaçu

Araguaçu (TO) — A 11ª edição do Dia de Campo – Feira de Touros da Nelore JAL foi realizada na Fazenda Santa Cecília III, em Araguaçu, reunindo produtores rurais, técnicos e parceiros do agronegócio em um evento dedicado à valorização da genética bovina e ao fortalecimento da pecuária de corte no Tocantins.

Sistema FAET/SENAR reforça compromisso com o produtor rural

O Sistema FAET/SENAR apoiou a realização da feira e levou como convidado especial o agrônomo Maurício Veloso, que ministrou a palestra “Transformando a Genética em Lucro”. Durante sua fala, o especialista destacou a importância da inovação no campo e da mentalidade de crescimento contínuo como pilares para o sucesso do agronegócio moderno.

“É fundamental que os produtores compreendam a necessidade de evolução permanente. Evoluir não significa apenas criar novos gados, mas ampliar horizontes e desenvolver uma visão cada vez mais aberta e estratégica sobre o mercado”, ressaltou Veloso, que foi aplaudido pelo público presente.

Genética de qualidade e sustentabilidade na pecuária

A feira destacou o papel da genética de qualidade na rentabilidade das fazendas e na sustentabilidade dos rebanhos. A proposta da Nelore JAL é oferecer animais com alto potencial produtivo e reprodutivo, adaptados ao clima e às condições do Tocantins. Além das apresentações técnicas, o evento proporcionou networking entre produtores e especialistas do setor.

“Estamos sempre buscando, com o apoio do Sistema FAET/SENAR, trazer palestrantes que agreguem conhecimento e apresentem novidades ao mercado regional”, afirmou o idealizador da feira, José Luiz Botteon. “Hoje, o Maurício trouxe um conteúdo essencial sobre como a genética pode influenciar diretamente os resultados econômicos dos produtores”, completou.

Evento fomenta o desenvolvimento regional

O presidente da Associação Novilho Precoce Tocantins, Fernando Penteado, também esteve presente e reforçou a importância da feira para o desenvolvimento econômico e social do sul do Estado. “Participo há alguns anos e essa feira tem grande representatividade para a região. Fomenta o nelore de qualidade, traz uma boa estrutura e palestrantes com muito conhecimento para os produtores”, destacou.

Durante todo o evento, os visitantes puderam conhecer de perto os touros Nelore de alto padrão genético, trocar experiências com técnicos e acompanhar demonstrações práticas sobre manejo e reprodução animal.

Parceria que gera resultados no campo

Encerrando a programação, o vice-presidente do Sindicato Rural de Araguaçu, Vilmar, expressou gratidão pelo apoio da FAET/SENAR: “A parceria com o Sistema tem sido fundamental para fortalecer os eventos agropecuários da nossa região e levar mais conhecimento aos produtores. Cada edição da feira é uma oportunidade de aprendizado e crescimento coletivo”.

O evento reafirma o compromisso do Sistema FAET/SENAR com a disseminação de tecnologias, capacitação de produtores e o fortalecimento da pecuária de corte tocantinense — um dos pilares da economia do Estado.

Serviço

Evento: 11ª Feira de Touros Nelore JAL – Dia de Campo

Local: Fazenda Santa Cecília III, Araguaçu (TO)

Data: Outubro de 2025

Realização: Nelore JAL

Apoio: Sistema FAET/SENAR

Palestra: “Transformando a Genética em Lucro”, com Maurício Veloso

Ficha técnica

  • Evento: Feira de Touros Nelore JAL
  • Local: Araguaçu (TO)
  • Organização: Nelore JAL
  • Apoio: Sistema FAET/SENAR
  • Palestrante: Maurício Veloso
  • Data: Outubro de 2025
  • Palavra-chave foco: Feira de Touros Nelore JAL
  • Crédito da imagem: Divulgação/FAET

Com mais de uma década de tradição, a Feira de Touros Nelore JAL se consolida como um dos principais eventos da pecuária tocantinense, conectando produtores e instituições que acreditam no poder da inovação e da genética para impulsionar o futuro do agro no Brasil.

Mais notícias

Continue lendo

Energisa

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Ação já percorreu 40 municípios neste ano, promovendo eficiência energética e sustentabilidade

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Ligados Geladeira 2

Palmas – O Projeto Ligados, iniciativa do Programa Nossa Energia da Energisa Tocantins, continua transformando vidas e promovendo o consumo consciente de energia no Estado. Após beneficiar famílias de 22 municípios no primeiro semestre de 2025, a ação retorna ao extremo Norte do Tocantins para contemplar os moradores de São Miguel do Tocantins, Itaguatins e Tocantinópolis com a entrega de 21 novas geladeiras e 90 ventiladores nesta quinta-feira, 23.

Eficiência energética e economia para as famílias

Os equipamentos substituídos são antigos e de alto consumo, e dão lugar a modelos mais modernos e econômicos, todos com o selo Procel de Eficiência Energética. Somente em 2025, o projeto já percorreu 40 municípios tocantinenses, promovendo também a troca gratuita de lâmpadas convencionais por LED, beneficiando milhares de consumidores de baixa renda.

“Essa troca é um passo importante para um melhor consumo de energia, proporcionando mais economia para as famílias e, consequentemente, promovendo um cuidado maior com o meio ambiente”, explica o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.

Projeto itinerante e alcance estadual

O Projeto Ligados já visitou todos os 139 municípios do Tocantins, levando ações de substituição de equipamentos e educação energética. Os clientes de baixa renda podem participar apresentando documentos como identidade, CPF e a última conta de energia paga. Geladeiras com mais de cinco anos de uso e em mau estado de conservação podem ser trocadas por modelos novos, com eficiência comprovada.

Educação e conscientização nas escolas

Além da substituição de equipamentos, o projeto promove palestras educativas sobre o uso consciente da energia elétrica para alunos das redes públicas municipais e estaduais. Também realiza sessões de cinema gratuitas em praças e espaços comunitários, levando informação e entretenimento para toda a família.

Parceria com a Aneel e compromisso sustentável

O Nossa Energia – Edição Ligados é executado de acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como foco as famílias de baixa renda. Seu objetivo é contribuir com o combate ao desperdício de energia elétrica e incentivar hábitos de consumo eficiente.

Com essa iniciativa, a Energisa Tocantins reforça seu papel social e ambiental, oferecendo benefícios diretos à população e ampliando o impacto positivo de programas sustentáveis. “A eficiência energética é um investimento que gera retorno não apenas econômico, mas também ambiental e social”, complementa Basílio.

Serviço

Evento: Entrega de geladeiras e ventiladores – Projeto Nossa Energia – Edição Ligados

Data: 23 de outubro de 2025

Locais: São Miguel do Tocantins, Itaguatins e Tocantinópolis

Público-alvo: famílias de baixa renda cadastradas no programa

Requisitos: Identidade, CPF e última conta de energia paga

Ficha técnica

  • Projeto: Nossa Energia – Edição Ligados
  • Realização: Energisa Tocantins
  • Parceria: Aneel
  • Analista responsável: Lutiary Basílio
  • Editoria: Tocantins
  • Palavra-chave foco: Projeto Ligados Energisa Tocantins
  • Crédito da imagem: Energisa Tocantins

O Projeto Ligados Energisa Tocantins mostra que pequenas ações podem gerar grandes transformações. A troca de equipamentos antigos por modelos eficientes representa economia, segurança e sustentabilidade para milhares de famílias tocantinenses.

Mais notícias

Continue lendo
Propaganda
carol dois
Social5 minutos atrás

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025.
Social32 minutos atrás

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Palácio Araguaia
Social22 horas atrás

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

inclusão digital para famílias carentes do Tocantins
Tocantins22 horas atrás

Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins

avião ficco
Tocantins23 horas atrás

Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
ALETO1 dia atrás

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar

Sessão Plenária - foto Aline Batista
ALETO1 dia atrás

Aleto cria diretoria para ampliar transparência das emendas

Sessão Plenária - foto Aline Batista
ALETO1 dia atrás

Aleto autoriza Governo do Estado a contrair empréstimo de R$ 1,7 bi

Visita guiada - foto Isis Oliveira
ALETO1 dia atrás

Estudantes da Maple Bear visitam Assembleia Legislativa do TO

logo adea
Tocantins1 dia atrás

ADEA convoca associados para assembleia geral em Araguanã

Rafael Pacheco Soares
Agronegócio1 dia atrás

Financiamento rural em colapso e lições do Tocantins

Governo do Tocantins entrega kits de sementes, nesta quarta-feira, 22, em Mateiros, no encerramento do projeto Justiça Cidadã no Cerrado - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins encerra projeto Justiça Cidadã no Cerrado

O governador Laurez Moreira apresentou a proposta para criação de um assentamento rural ao ministro Paulo Teixeira. Elio Rizzo - Ascom MDA
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez propõe ao MDA assentamento rural no sudeste do TO

O governador Laurez Moreira cumprimenta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha-Foto Divulgação
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Laurez Moreira articula com ministro da Saúde avanços para construção do Hospital Universitário de Palmas

talkshow-empreendedorismo-feminino-palmas
Social2 dias atrás

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Sistema FAET/SENAR apoia a 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL em Araguaçu
Faet e Senar2 dias atrás

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

O secretário Hercules Jackson reforçou o comprometimento da Seduc com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à socioeducação no Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta
Moda e Estilo2 dias atrás

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Foto Marcelo Les
Cultura2 dias atrás

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Comunidade Mumbuca, em Mateiros, é uma das beneficiadas pelo Projeto Tocantins Produtivo_Mazim Aguiar_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

carol dois
Social5 minutos atrás

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025.
Social32 minutos atrás

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Palácio Araguaia
Social22 horas atrás

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

inclusão digital para famílias carentes do Tocantins
Tocantins22 horas atrás

Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins

avião ficco
Tocantins23 horas atrás

Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
ALETO1 dia atrás

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar

Sessão Plenária - foto Aline Batista
ALETO1 dia atrás

Aleto cria diretoria para ampliar transparência das emendas

Sessão Plenária - foto Aline Batista
ALETO1 dia atrás

Aleto autoriza Governo do Estado a contrair empréstimo de R$ 1,7 bi

Visita guiada - foto Isis Oliveira
ALETO1 dia atrás

Estudantes da Maple Bear visitam Assembleia Legislativa do TO

logo adea
Tocantins1 dia atrás

ADEA convoca associados para assembleia geral em Araguanã

Rafael Pacheco Soares
Agronegócio1 dia atrás

Financiamento rural em colapso e lições do Tocantins

Governo do Tocantins entrega kits de sementes, nesta quarta-feira, 22, em Mateiros, no encerramento do projeto Justiça Cidadã no Cerrado - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins encerra projeto Justiça Cidadã no Cerrado

O governador Laurez Moreira apresentou a proposta para criação de um assentamento rural ao ministro Paulo Teixeira. Elio Rizzo - Ascom MDA
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez propõe ao MDA assentamento rural no sudeste do TO

O governador Laurez Moreira cumprimenta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha-Foto Divulgação
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Laurez Moreira articula com ministro da Saúde avanços para construção do Hospital Universitário de Palmas

talkshow-empreendedorismo-feminino-palmas
Social2 dias atrás

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Sistema FAET/SENAR apoia a 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL em Araguaçu
Faet e Senar2 dias atrás

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

O secretário Hercules Jackson reforçou o comprometimento da Seduc com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à socioeducação no Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta
Moda e Estilo2 dias atrás

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Foto Marcelo Les
Cultura2 dias atrás

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Comunidade Mumbuca, em Mateiros, é uma das beneficiadas pelo Projeto Tocantins Produtivo_Mazim Aguiar_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

carol dois
Social5 minutos atrás

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025.
Social32 minutos atrás

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Palácio Araguaia
Social22 horas atrás

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

inclusão digital para famílias carentes do Tocantins
Tocantins22 horas atrás

Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins

avião ficco
Tocantins23 horas atrás

Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
ALETO1 dia atrás

Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar

Sessão Plenária - foto Aline Batista
ALETO1 dia atrás

Aleto cria diretoria para ampliar transparência das emendas

Sessão Plenária - foto Aline Batista
ALETO1 dia atrás

Aleto autoriza Governo do Estado a contrair empréstimo de R$ 1,7 bi

Visita guiada - foto Isis Oliveira
ALETO1 dia atrás

Estudantes da Maple Bear visitam Assembleia Legislativa do TO

logo adea
Tocantins1 dia atrás

ADEA convoca associados para assembleia geral em Araguanã

Rafael Pacheco Soares
Agronegócio1 dia atrás

Financiamento rural em colapso e lições do Tocantins

Governo do Tocantins entrega kits de sementes, nesta quarta-feira, 22, em Mateiros, no encerramento do projeto Justiça Cidadã no Cerrado - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins encerra projeto Justiça Cidadã no Cerrado

O governador Laurez Moreira apresentou a proposta para criação de um assentamento rural ao ministro Paulo Teixeira. Elio Rizzo - Ascom MDA
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez propõe ao MDA assentamento rural no sudeste do TO

O governador Laurez Moreira cumprimenta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha-Foto Divulgação
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Laurez Moreira articula com ministro da Saúde avanços para construção do Hospital Universitário de Palmas

talkshow-empreendedorismo-feminino-palmas
Social2 dias atrás

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Sistema FAET/SENAR apoia a 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL em Araguaçu
Faet e Senar2 dias atrás

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

O secretário Hercules Jackson reforçou o comprometimento da Seduc com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à socioeducação no Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta
Moda e Estilo2 dias atrás

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Foto Marcelo Les
Cultura2 dias atrás

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Comunidade Mumbuca, em Mateiros, é uma das beneficiadas pelo Projeto Tocantins Produtivo_Mazim Aguiar_Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

DESTAQUES

Sair da versão mobile