Política
No senado, Amastha destinará recursos para incentivo a prática esportiva em todos os 139 municípios
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2022/09/pele.jpg&description=No senado, Amastha destinará recursos para incentivo a prática esportiva em todos os 139 municípios', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Além de melhorar a qualidade, o esporte é instrumento de transformação da sociedade
Ascom Amastha
O esporte, independente da modalidade, é fundamental na formação do cidadão e transformador para toda a sociedade. É por entender essa importância que o candidato a senador pelo PSB Carlos Amastha faz do esporte uma de suas principais bandeiras. No senado, ele destinará recursos para fomentar a prática esportiva em todos os 139 municípios tocantinenses, contribuindo para a qualidade de vida da população, além de criar um fundo para implantar o bolsa atleta estadual.
“Toda cidade precisa de praças com academias ao ar livre, de quadras poliesportivas para nossas crianças e jovens praticarem um esporte e ficar longe das drogas. Precisa de recursos para incentivar as modalidades esportivas, que vão muito além do futebol. Nossos atletas precisam de incentivo para competir e representar bem o nosso Estado. Tudo isso é possível fazer, basta ter bons projetos, porque recursos, enquanto eu for senador não vão faltar”, assegura Amastha que deixou seu legado na área esportiva quando foi prefeito de Palmas, época em que a cidade respirava esporte.
Bolsa Atleta
Durante sua gestão à frente da Prefeitura, Amastha criou o programa Bolsa Atleta, viabilizando o aporte financeiro para dezenas de atletas da Capital, tanto de alto rendimento quanto para atletas em iniciação. O investimento financeiro girava em torno de mais de R$ 500 mil, divididos ao longo do ano.
“O programa foi um sucesso, mais 500 atletas beneficiados nas mais diversas modalidades: natação, ciclismo, triathlon, judô, jiu-jitsu, ginástica olímpica e várias outras artes marciais. Foi muito inclusivo e muitos que começaram a competir, tendo o benefício do bolsa atleta, em poucos meses estavam pontuando e hackeando nas competições nacionais”, destaca Rafael Felipe que secretário executivo da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes), durante a gestão Amastha.
Corrida de rua
Foi na gestão Amastha, que Palmas passou a sediar o maior circuito de corridas do Brasil realizado em uma só cidade – o Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua. A primeira edição em 2014 contou com oito provas, em pouco tempo saltou para mais de dez anualmente, reunindo aproximadamente 15 mil pessoas nas ruas de Palmas, estimulando, muito além do espírito competitivo, a ânsia pela mudança de vida e a adoção de hábitos mais saudáveis. Sem falar que o padrão de organização das etapas equivalia a grandes corridas realizadas no país, graças ao esforço conjunto do poder público, iniciativa privada, instituições e parceiros envolvidos.
Grandes Eventos
Palmas sediou grandes eventos durante a gestão Amastha, como o I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que teve a participação de mais de 2 mil atletas de etnias brasileiras e de 20 países, como Nova Zelândia, Argentina, México, Canadá, Filipinas, Rússia, dentre outros, participaram do evento que registrou um público estimado de 140 mil pessoas. Os jogos contribuíram para consolidar a capital mais jovem e centralizada do país na rota dos grandes eventos esportivos.
Depois dos Jogos Indígenas, veio o Ironman 70.3 Palmas, prova válida pelo Campeonato Sulamericano de Ironman que contou com a participação de competidores de 22 países. Além do lago e das condições climáticas, o cuidado com a cidade e a organização da Capital chamaram a atenção dos organizadores e atletas.* “Eventos desse porte não é só a comunidade esportiva que ganha. O primeiro Ironman deixou para o comércio local, R$ 12 milhões, aqueceu a economia com hoteis, shoppings e restaurantes cheios, locadoras com todos carros locados, sem falar no comércio informal, com os ambulantes atendendo todo mundo”, pontuou Rafael Felipe.*
Equipamentos esportivos
Vários espaços esportivos foram reformados de norte a sul da Capital e novas praças foram criadas. As praças e parques ainda receberam 40 novas academias ao ar livre e 36 playgrounds instalados em áreas de lazer antigas e recém criadas.
O Ginásio Ayrton Senna também passou por ampla reforma e na sua reinauguração sediou o Jungle Fight 81, evento de MMA (Artes Marciais Mistas) que reuniu atletas de todo o Brasil e de outros países da América Latina.
O Parque Cesamar, considerado um dos principais cartões postais da cidade, foi contemplado com ampla revitalização, que compreendeu o desassoreamento do lago, reforma da ponte de madeira e equipamentos existentes, substituição de aparelhos danificados, instalação de novo parque infantil e academia ao ar livre, além de bancos e lixeiras novas.
Em 2017 foi inaugurado o Parque dos Povos Indígenas, legado dos Jogos. A data escolhida para inauguração foi o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. A cerimônia contou com a presença de vários indígenas que consagraram o local, considerado o maior parque urbano do Brasil, congregando todo tipo de esporte. Tem pista de caminhada, pista de skate, quadras de areia, ciclovia, dentre outros.
Você pode gostar
ALETO
Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
Publicadas
1 semana atrássobre
23/10/2025Por
Jaciara BarrosAutoridades e instituições do Tocantins manifestaram pesar pelo falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres de Almeida, conhecido carinhosamente como Antônio do Bar, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 23 de outubro, em Brasília (DF), aos 75 anos. Antônio do Bar exerceu seis mandatos e deixa um legado político marcado pela humildade, liderança e dedicação ao povo do Bico do Papagaio.
Nota de Pesar — Amélio Cayres, deputado e irmão do prefeito
É com um grande pesar em meu coração que noticio o falecimento de um dos homens que mais admirei em toda a minha vida, um grande líder político, meu irmão e amigo, Antônio do Bar.
Atualmente prefeito da nossa querida Augustinópolis, ele partiu na madrugada desta quinta-feira, 23, aos 75 anos, deixando família, amigos e toda a comunidade inconsoláveis.
Como um de meus irmãos mais velhos, tenho a honra de dizer que Antônio do Bar não só me ensinou sobre a vida, mas também foi meu grande líder político. Sempre tratou cada pessoa com estima, me ensinando que representar o povo significa trocar de lugar com cada pessoa para entender a necessidade da população. Ele me ensinou a fazer o certo, independente do lugar e da ocasião.
Com seu jeito simples e humilde, foi eleito prefeito de Augustinópolis por seis mandatos, transformando a nossa “princesinha do Bico” em uma cidade bem cuidada e com qualidade de vida, se consolidando, assim, como um político conhecido e respeitado não só no Bico do Papagaio, mas em todo o Tocantins.
Hoje eu perco não só um irmão, mas uma das minhas maiores referências de vida. Também presto minha mais sincera solidariedade à esposa de Antônio, minha cunhada Deijanira Almeida, além de seus dois filhos e seis netos. Que Deus nos conforte na certeza de que Antônio do Bar deixou um legado inestimável e estará para sempre em nossas lembranças e ações.
Amélio Cayres
Irmão do prefeito Antônio do Bar
Nota de Pesar — Deputado Estadual Vilmar (SD)
É com imensa tristeza que recebo a notícia da partida do prefeito de Augustinópolis Antônio do Bar, 75 anos. Antônio foi mais que um amigo, foi uma figura de fundamental importância, um irmão que me acolheu em 1984, em Augustinópolis, no seio de sua família, no tempo em que morei na cidade.
O Tocantins perde um nome de grande relevância na região do Bico do Papagaio, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Augustinópolis, cidade que teve o privilégio de administrar por seis vezes. Seu legado de dedicação e trabalho pela região é inestimável.
Neste momento de profundo pesar, em nome do companheiro de parlamento e amigo, deputado Amélio Cayres, estendo meus votos de solidariedade e conforto à sua esposa Deijanira, seus dois filhos e netos, familiares, amigos e à população local. Que Deus conforte a todos.
Assessoria de Comunicação
Deputado Vilmar (SD)
Nota de Pesar — Assembleia Legislativa do Tocantins
A Assembleia Legislativa do Tocantins manifesta profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres de Almeida (Antônio do Bar), ocorrido em Brasília, nesta madrugada.
Antônio do Bar deixa um legado marcante na história política e social do Tocantins. Homem público dedicado, exercia o sexto mandato de prefeito de Augustinópolis, conduzindo com compromisso e espírito republicano o desenvolvimento do município e de toda a região do Bico do Papagaio.
Neste momento de dor, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, os demais parlamentares e servidores desta Casa de Leis se unem em solidariedade à família enlutada, aos amigos e à população de Augustinópolis, expressando os mais sinceros sentimentos de pesar.
Que Deus conforte os familiares e amigos e conceda ao estimado Antônio do Bar o merecido descanso eterno.
Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins
Amélio Cayres — Presidente
Nota de Pesar — Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Palmas – TO, 23 de outubro de 2025.
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) manifesta publicamente seu pesar pelo falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres, ocorrido nesta quinta-feira, 23, em decorrência de problemas de saúde. Antônio do Bar, como era conhecido, era irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres, a quem enviamos condolências.
A Instituição reconhece em Antônio Cayres um parceiro importante, destacando seu apoio essencial para a implantação da sede própria da Defensoria Pública em Augustinópolis por meio do projeto Econúcleos, o que viabilizou mais qualidade no acesso à Justiça para a população do Município e região.
Em outras atividades da Defensoria Pública, como ações do programa Defensoria Itinerante, a Prefeitura de Augustinópolis também se fez presente como apoiadora, demonstrando o respeito de Antônio Cayres para com a Instituição e as pessoas assistidas.
Nesse momento de tristeza para toda a família de Antônio Cayres e do deputado Amélio Cayres, além de amigos e população de Augustinópolis, toda a nossa solidariedade.
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Nota de Pesar — Governo do Tocantins
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres de Almeida, popularmente conhecido como Antônio do Bar. O Decreto nº 7.026 será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 23.
Aos 75 anos, Antônio Cayres exercia seu 6º mandato como prefeito de Augustinópolis. Sua trajetória pública foi marcada pelo respeito, pelo compromisso com o trabalho e pela dedicação ao desenvolvimento da região do Bico do Papagaio.
O prefeito era irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres, e deixa a esposa Deijanira de Almeida Pereira (dona Deija), que também já exerceu o cargo de prefeita de Augustinópolis, além de dois filhos e seis netos.
“Antônio Cayres foi um grande líder político do Bico do Papagaio. Neste momento de profunda dor e saudade, manifesto minha solidariedade ao seu irmão, deputado Amélio Cayres, à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com esse grande homem público”, destacou o governador.
Governo do Tocantins
ALETO
Aleto cria diretoria para ampliar transparência das emendas
Assembleia Legislativa do Tocantins cria diretoria para acompanhar e ampliar a transparência da execução das emendas parlamentares impositivas.
Publicadas
1 semana atrássobre
23/10/2025Por
Jaciara BarrosA Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou a criação de uma diretoria para acompanhar e tornar mais transparentes as emendas parlamentares impositivas.
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, nesta quarta-feira, 22, um projeto de lei que cria a Diretoria de Acompanhamento da Execução das Emendas Individuais Impositivas. Vinculado à Diretoria de Área Legislativa, o novo setor será responsável por gerenciar um mecanismo online que ampliará a transparência sobre a execução das emendas impositivas, garantindo o acesso do cidadão às informações.
De acordo com o texto, a diretoria atuará em sintonia com a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle e com os gabinetes parlamentares durante o exercício financeiro.
Além de criar um setor especializado, a Aleto também regulamentou, por meio de um Projeto de Resolução (PR), os dispositivos da Constituição Estadual que tratam do tema, definindo critérios para a transparência e informatização dos recursos indicados pelos deputados.
Transparência e controle
A regulamentação determina que sejam publicadas, de forma online e acessível para toda a sociedade, informações que contenham o nome do parlamentar; órgão, fundo ou entidade jurídica destinatária; título e justificativa da emenda; valores indicados, autorizados, empenhados e liquidados em cada emenda por ano; e tipo de transferência (convênio, parceria, colaboração, fomento ou transferência especial).
De acordo com o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), a medida visa atender aos critérios de transparência e controle dos recursos públicos. “Com a nova diretoria, nós vamos fazer todo o acompanhamento e vamos disponibilizar as informações para a sociedade, porque é direito de todos conhecer como os recursos públicos estão sendo aplicados”, explicou Amélio.
Emendas impositivas
De acordo com a Emenda Constitucional Estadual nº 55/2024, o limite global destinado às emendas individuais impositivas na Lei Orçamentária do Estado é de 1,73% da Receita Corrente Líquida (RCL) do exercício anterior. O valor correspondente a 25% desse montante deve ser destinado, exclusivamente, para ações na área da saúde.
A nova diretoria reforça o compromisso da Aleto com a transparência e o controle social, promovendo maior participação da sociedade na fiscalização dos recursos públicos e fortalecendo os princípios de governança e responsabilidade fiscal.
Mais notícias da Assembleia Legislativa
- 👉 TV Assembleia lança programa que resgata momentos marcantes da história do Tocantins
- 👉 Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público
- 👉 Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para aprovação
- 👉 Deputados participam de evento que marca o Dia Nacional do Legislativo
ALETO
Aleto autoriza Governo do Estado a contrair empréstimo de R$ 1,7 bi
Assembleia Legislativa do Tocantins aprova projeto que autoriza o Governo do Estado a contratar empréstimo de R$ 1,7 bi junto ao Banco do Brasil para reduzir dívidas e investir em obras.
Publicadas
1 semana atrássobre
23/10/2025Por
Jaciara Barros
Assembleia Legislativa do Tocantins aprova operação de crédito de R$ 1,7 bilhão junto ao Banco do Brasil para amortizar dívidas e financiar investimentos.
Segundo o deputado Gutierres Torquato (PDT), o Projeto de Lei nº 19/2025 reduz sete empréstimos em vigor para apenas um, o que deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 400 milhões aos cofres públicos. “O Tocantins garantiu o pagamento do menor juro em operações de crédito entre todos os estados, o que permitirá investimentos em obras importantes e necessárias para o nosso desenvolvimento”, destacou o parlamentar.
Redução da dívida
Na justificativa do projeto, o governador Laurez Moreira (PSD) afirmou que a iniciativa visa ao equilíbrio das finanças públicas e à redução do custo do endividamento, além de assegurar novos investimentos em despesas de capital. “A proposta representa uma medida estratégica para o fortalecimento da gestão, a melhoria do perfil do endividamento público estadual e a criação de condições para a execução de ações governamentais prioritárias, com impacto direto na infraestrutura e no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins”, pontuou o governador.
Com a aprovação da matéria, o Governo do Estado poderá prosseguir com os trâmites legais para formalizar a operação de crédito junto ao Banco do Brasil. A expectativa é de que os recursos sejam aplicados ainda em 2025 em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional e a modernização da gestão pública.
Mais notícias da Assembleia Legislativa
- 👉 TV Assembleia lança programa que resgata momentos marcantes da história do Tocantins
- 👉 Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público
- 👉 Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para aprovação
- 👉 Deputados participam de evento que marca o Dia Nacional do Legislativo
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
DESTAQUES
Tocantins2 dias atrásTurismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Turismo2 dias atrásABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Social5 dias atrásAna Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração
Cultura2 dias atrásConfira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Cultura5 dias atrásHeldmar Menezes lança o livro Os Centauros