Política
No senado, Amastha destinará recursos para incentivo a prática esportiva em todos os 139 municípios

Além de melhorar a qualidade, o esporte é instrumento de transformação da sociedade
Ascom Amastha
O esporte, independente da modalidade, é fundamental na formação do cidadão e transformador para toda a sociedade. É por entender essa importância que o candidato a senador pelo PSB Carlos Amastha faz do esporte uma de suas principais bandeiras. No senado, ele destinará recursos para fomentar a prática esportiva em todos os 139 municípios tocantinenses, contribuindo para a qualidade de vida da população, além de criar um fundo para implantar o bolsa atleta estadual.
“Toda cidade precisa de praças com academias ao ar livre, de quadras poliesportivas para nossas crianças e jovens praticarem um esporte e ficar longe das drogas. Precisa de recursos para incentivar as modalidades esportivas, que vão muito além do futebol. Nossos atletas precisam de incentivo para competir e representar bem o nosso Estado. Tudo isso é possível fazer, basta ter bons projetos, porque recursos, enquanto eu for senador não vão faltar”, assegura Amastha que deixou seu legado na área esportiva quando foi prefeito de Palmas, época em que a cidade respirava esporte.
Bolsa Atleta
Durante sua gestão à frente da Prefeitura, Amastha criou o programa Bolsa Atleta, viabilizando o aporte financeiro para dezenas de atletas da Capital, tanto de alto rendimento quanto para atletas em iniciação. O investimento financeiro girava em torno de mais de R$ 500 mil, divididos ao longo do ano.
“O programa foi um sucesso, mais 500 atletas beneficiados nas mais diversas modalidades: natação, ciclismo, triathlon, judô, jiu-jitsu, ginástica olímpica e várias outras artes marciais. Foi muito inclusivo e muitos que começaram a competir, tendo o benefício do bolsa atleta, em poucos meses estavam pontuando e hackeando nas competições nacionais”, destaca Rafael Felipe que secretário executivo da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes), durante a gestão Amastha.
Corrida de rua
Foi na gestão Amastha, que Palmas passou a sediar o maior circuito de corridas do Brasil realizado em uma só cidade – o Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua. A primeira edição em 2014 contou com oito provas, em pouco tempo saltou para mais de dez anualmente, reunindo aproximadamente 15 mil pessoas nas ruas de Palmas, estimulando, muito além do espírito competitivo, a ânsia pela mudança de vida e a adoção de hábitos mais saudáveis. Sem falar que o padrão de organização das etapas equivalia a grandes corridas realizadas no país, graças ao esforço conjunto do poder público, iniciativa privada, instituições e parceiros envolvidos.
Grandes Eventos
Palmas sediou grandes eventos durante a gestão Amastha, como o I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que teve a participação de mais de 2 mil atletas de etnias brasileiras e de 20 países, como Nova Zelândia, Argentina, México, Canadá, Filipinas, Rússia, dentre outros, participaram do evento que registrou um público estimado de 140 mil pessoas. Os jogos contribuíram para consolidar a capital mais jovem e centralizada do país na rota dos grandes eventos esportivos.
Depois dos Jogos Indígenas, veio o Ironman 70.3 Palmas, prova válida pelo Campeonato Sulamericano de Ironman que contou com a participação de competidores de 22 países. Além do lago e das condições climáticas, o cuidado com a cidade e a organização da Capital chamaram a atenção dos organizadores e atletas.* “Eventos desse porte não é só a comunidade esportiva que ganha. O primeiro Ironman deixou para o comércio local, R$ 12 milhões, aqueceu a economia com hoteis, shoppings e restaurantes cheios, locadoras com todos carros locados, sem falar no comércio informal, com os ambulantes atendendo todo mundo”, pontuou Rafael Felipe.*
Equipamentos esportivos
Vários espaços esportivos foram reformados de norte a sul da Capital e novas praças foram criadas. As praças e parques ainda receberam 40 novas academias ao ar livre e 36 playgrounds instalados em áreas de lazer antigas e recém criadas.
O Ginásio Ayrton Senna também passou por ampla reforma e na sua reinauguração sediou o Jungle Fight 81, evento de MMA (Artes Marciais Mistas) que reuniu atletas de todo o Brasil e de outros países da América Latina.
O Parque Cesamar, considerado um dos principais cartões postais da cidade, foi contemplado com ampla revitalização, que compreendeu o desassoreamento do lago, reforma da ponte de madeira e equipamentos existentes, substituição de aparelhos danificados, instalação de novo parque infantil e academia ao ar livre, além de bancos e lixeiras novas.
Em 2017 foi inaugurado o Parque dos Povos Indígenas, legado dos Jogos. A data escolhida para inauguração foi o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. A cerimônia contou com a presença de vários indígenas que consagraram o local, considerado o maior parque urbano do Brasil, congregando todo tipo de esporte. Tem pista de caminhada, pista de skate, quadras de areia, ciclovia, dentre outros.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
ALETO
Em Brasília, Amélio Cayres celebra 20 anos do Republicanos e frisa protagonismo do Partido em todo o país

Uma exposição fotográfica na Galeria da Taquigrafia e uma sessão especial na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, realizada nesta segunda-feira, 25, marcou a comemoração de 20 anos de criação do Partido Republicanos. Presente nos eventos celebrativos, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e deputado filiado ao Republicanos, Amélio Cayres, frisou o orgulho de pertencer ao Partido e o protagonismo da agremiação que conta com mais de 500 mil filiados no país.
Cayres acompanhou a programação juntamente com o presidente do Diretório Regional do Republicanos, governador Wanderlei Barbosa; acompanhados também dos deputados do Tocantins Cleiton Cardoso, Jorge Frederico, Léo Barbosa, Olyntho Neto e Valdemar Júnior; os deputados federais Antônio Andrade e Ricardo Ayres, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da agremiação no Estado.
“Hoje é um dia histórico, quando o Republicanos comemora 20 anos da criação do partido, que tem crescido muito no Brasil e no Tocantins. Somos protagonistas na política, com o governador do Estado, a maior bancada na Assembleia Legislativa, o maior número de prefeitos, o maior número de vereadores. É uma honra muito grande fazer parte desse partido e, hoje, é só comemorar esses 20 anos do Republicanos”, ressaltou o chefe do Poder Legislativo.
Como presidente do Republicanos no Tocantins, Wanderlei ressaltou o crescimento do partido nas últimas eleições. “Somos um partido que trabalha com transparência, com respeito aos seus filiados. O presidente Marcos Pereira respeita as lideranças nos estados, da mesma forma que nós respeitamos todos os municípios. Foi esse sentimento que trouxe um crescimento de 19 vereadores, quando recebemos o partido, para 302 vereadores. Não tínhamos prefeitos e elegemos 56, não tinha deputado estadual e temos sete, e não tínhamos deputado federal e elegemos três. Foi o partido que mais cresceu no Estado e que tem a simpatia do povo tocantinense e do povo brasileiro”, frisou.
O presidente Nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), disse que em pouco tempo o partido alcançou postos de representações importantes no país. “Temos um grande desafio pela frente. Temos hoje o governador de São Paulo, que é a locomotiva do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, temos o governador do Tocantins. Isso, com apenas 20 anos de história, é um marco para nossa luta e para o nosso progresso político, sobretudo nas eleições do próximo ano”.
Quanto à exposição em homenagem aos 20 anos do partido, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta, ressaltou que a mesma procura, com muito esforço e num curto espaço, demonstrar a importância que o Republicanos tem hoje para o Brasil. “O partido assume um lugar de protagonismo no país. Temos uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, dois governadores e quatro senadores. Sob a liderança do presidente Marcos Pereira, o Republicanos tem crescido muito. Não tenho a menor dúvida que o resultado da última eleição municipal projeta para 2026 mais uma eleição, quando o Republicanos será protagonista”, prevê Hugo Motta.
A comemoração foi encerrada com um grande encontro de Republicanos de todos os estados no Centro de Eventos Ulisses Guimarães, ainda na noite desta segunda-feira.
Republicanos no Brasil
Criado em 2005 como Partido Municipalista Renovador (PMR), que depois se tornou Partido Republicano Brasileiro (PRB) e, a partir de 2019, Republicanos, o partido tem como presidente o deputado federal pelo estado de São Paulo e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcos Pereira. Tem dois governadores, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Wanderlei Barbosa, do Tocantins, 433 prefeituras, 436 vice-prefeitos, sendo a sexta legenda com mais prefeituras no Brasil. Com 568.451 filiados até novembro de 2024, é o 11º maior do país. Possui quarenta e um deputados federais, e quatro senadores da República no Congresso Nacional.
-
Social3 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Entretenimento2 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Sebrae2 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social1 dia atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Tocantins5 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas