conecte-se conosco

Tocantins

Nova presidente do TJTO, desembargadora Etelvina foca na valorização dos servidores, em inovação e mira Prêmio CNJ de Qualidade

Publicadas

sobre

“Permita-me a ousadia, mas quero dizer que as mulheres amam o brilho de um diamante. Vamos lapidar todas as pedras que cruzarem o nosso caminho para alcançar a luminosidade do diamante no Prêmio CNJ de Qualidade”, frisou a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe em seu discurso de posse como a nova presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), na tarde desta quarta-feira (1º/2).

Com a Sala de Sessões do Tribunal Pleno lotada de juízes, servidores e autoridades, a presidente do TJTO deu posse à Mesa Diretora da corte tocantinense composta ainda pelas desembargadoras Ângela Prudente (vice-presidente); Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral de Justiça); e Jacqueline Adorno (vice-corregedora-geral).

“É uma satisfação prestigiar esse momento histórico no Tribunal de Justiça do Estado no qual mulheres tocantinenses, mulheres do Judiciário protagonizam a nova gestão desta casa”, ressaltou o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, que destacou também o trabalho do ex-presidente João Rigo e do juiz Océlio Nobre para viabilizar a regularização fundiária no Estado.

 

Participaram também outras autoridades, como a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Napoleão Sobrinho; a presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), Odete Almeida; a defensora pública-geral, Stellamaris Postal,

 

e o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, que elencou as demandas da entidade.

Ao elogiar a gestão do desembargador João Rigo à frente do Judiciário tocantinense, Etelvina Maria Sampaio Felipe ressaltou que chegava à Presidência com o “elevado compromisso de conduzir o nosso Tribunal de Justiça pelos próximos dois anos, dando continuidade às exitosas administrações que nos antecederam, em especial à do desembargador João Rigo Guimarães”, a quem rendeu sinceras homenagens e o qualificou como magistrado “vocacionado, humilde, conhecedor das dificuldades da nossa gente e que levou a Justiça para Todos”.

Na sequência, a nova presidente do Judiciário tocantinense elencou uma série de prioridades da sua gestão em várias áreas, com destaque para tecnológica, infraestrutura, governança, sustentabilidade, cidadania e recursos humanos, esta última uma área que a desembargadora garantiu que ainda há muito o que fazer, notadamente em relação à deficiência numérica de servidores e magistrados.

 

Inovação inteligência artificial

A desembargadora Etelvina elencou ainda várias prioridades da sua gestão como presidente do TJTO. “Precisamos investir no nosso Laboratório de Inovação, em Inteligência Artificial, substituir os trabalhos mecânicos e rotineiros, tudo para facilitar e agilizar o trabalho dos nossos servidores e magistrados”, ressaltou.

 

Robôs e respeito aos direitos

Ainda no campo da inovação, a nova presidente do TJTO reforçou que um dos focos da gestão é valorizar a questão humana. “Na eficiência do serviço que prestamos, buscaremos garantir que os avanços ocorram com segurança e respeito aos direitos e garantias fundamentais, estreitando os laços com toda sociedade”, frisou.

A desembargadora adiantou ainda outras iniciativas da gestão. “Iniciamos as tratativas para implantação dos robôs de pesquisa de endereços, óbitos, Renajud, Bacenjud e arquivamento, cujos códigos fontes já nos foram cedidos gentilmente pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC)”, lembrou.

 

Presenças

Laurez Moreira – Vice-Governador do Estado; desembargador Marcelo Buhatem, presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes); Juíza Julianne Freire Marques, vice-presidente Administrativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), representando o presidente, Juiz Frederico Mendes Júnior; e juíza Odete Almeida, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto). desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, corregedor-geral da Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e Presidente do CCOGE; desembargador João de Jesus Abdala de Simões, conselheiro da Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas (TJAM); desembargador Ricardo Paes Barreto, corregedor-geral da Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE); desembargador Gilson Barbosa, corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN); desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA); Daniel Negry, desembargador Aposentado do TJTO; desembargador José de Moura Filho, desembargador Aposentado do TJTO; Dra. Valdileuza Campelo Pinheiro, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica do Guará (DF); Marcello Martinez Hipólito – coronel da Reserva da Polícia Militar de Santa Catarina.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda