Cinema
Novo filme de João Salaviza e Renée Nader Messora, ‘A Flor do Buriti’, fará estreia mundial na Seleção Oficial do Festival de Cannes – Un Certain Regard
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-24-at-17.06.43-1000x362.jpeg&description=Novo filme de João Salaviza e Renée Nader Messora, ‘A Flor do Buriti’, fará estreia mundial na Seleção Oficial do Festival de Cannes – Un Certain Regard', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
A aguardada estreia mundial do novo filme de João Salaviza e Renée Nader Messora, intitulado A FLOR DO BURITI, foi anunciada para o prestigioso Festival de Cannes. O longa-metragem será exibido como parte da Seleção Oficial, na sessão Un Certain Regard, que reconheceu e premiou a dupla em 2018 com o filme CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS.
![]()
Em A FLOR DO BURITI, os renomados diretores retomam sua parceria com o povo indígena Krahô, localizado no norte do Tocantins, trazendo à tona uma das questões mais urgentes da atualidade: a luta pela terra e as diferentes formas de resistência adotadas pela comunidade da aldeia Pedra Branca.
O filme explora a relação dos Krahô com a terra ao longo dos últimos 80 anos, destacando um massacre ocorrido em 1940, no qual dezenas de pessoas perderam suas vidas. O ato de violência, perpetrado por dois fazendeiros da região, continua ecoando na memória das novas gerações indígenas.
A abordagem sensível e respeitosa da equipe de produção foi fundamental ao retratar esse massacre histórico. Conscientes da importância de contar essa história, os diretores optaram por não produzir imagens que perpetuassem a violência. Em vez disso, eles buscaram construir a sequência a partir da memória compartilhada, dos relatos e das lembranças que ainda ecoam no imaginário coletivo do povo Krahô.
![]()
Durante quinze meses, A FLOR DO BURITI foi filmado em quatro aldeias diferentes, dentro da Terra Indígena Kraholândia. Assim como em CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS, a equipe de produção era composta tanto por membros indígenas quanto por não indígenas. A narrativa do filme foi construída a partir de relatos históricos baseados em conversas com a comunidade e da realidade atual vivenciada pelos Krahô.
Os desafios enfrentados pelos Krahô nos dias de hoje, como as ameaças à Terra Indígena, o roubo de animais silvestres, a extração ilegal de madeira e a reativação de uma barragem ilegal, também são absorvidos pelo filme. A narrativa entrelaça passado e presente, formando um corpo único que reflete a resistência contínua do povo Krahô.
A seleção de A FLOR DO BURITI para o Festival de Cannes evidencia o interesse global pelas questões dos povos originários no Brasil. Os diretores destacam a importância não apenas do conhecimento ancestral dos povos indígenas, mas também das sofisticadas tecnologias de defesa da terra que eles desenvolveram. O filme representa uma oportunidade para formar novas alianças e reativar a capacidade de sedução cultural do festival para apoiar causas indígenas no futuro.
Sonia Guajajara, uma figura admirada por mulheres de todas as aldeias, desempenha um papel no filme e é vista como uma referência. Sua trajetória como ativista e, atualmente, como Ministra reflete a rica e vibrante realidade que ocorre em cada aldeia. As comunidades indígenas estão se organizando e fortalecendo sua resistência de maneiras notáveis, formando um movimento que não pode ser detido. A presença cada vez mais forte dos povos indígenas ocupando lugares de poder é uma das melhores notícias que o Brasil poderia receber após os desafios enfrentados nos últimos anos.
A FLOR DO BURITI é produzido por Ricardo Alves Jr. e Julia Alves, por meio da produtora Entre Filmes, sediada em Minas Gerais, e será distribuído no Brasil pela Embaúba Filmes.
O filme, que tem duração de 124 minutos, traz no elenco Ilda Patpro Krahô e Francisco Hyjnõ Krahô, além de contar com a direção de fotografia de Renée Nader Messora, o desenho de produção de Ángeles Frinchaboy e Ilda Patpro Krahô, o som direto de Diogo Goltara, o desenho de som de Pablo Lamar, e a montagem de Edgar Feldman.
A FLOR DO BURITI é uma obra de ficção que aborda a história dos Krahô e sua contínua resistência diante das ameaças e violências sofridas ao longo dos anos. O filme é uma representação das formas vibrantes de resistência presentes não apenas nos Krahô, mas em todos os povos indígenas da América do Sul, desde a invasão colonial. A estreia mundial no Festival de Cannes – Un Certain Regard promete trazer ainda mais visibilidade para a causa indígena e a importância de preservar e respeitar seus direitos e territórios.
Você pode gostar
Cinema
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Publicadas
2 dias atrássobre
31/10/2025Por
Jaciara BarrosLonga de Kleber Mendonça Filho será exibido gratuitamente em Palmas no dia 6 de novembro, dentro do projeto Telas em Cena 2025, com presença do ator Robério Diógenes e mediação de Edy César.
A exibição faz parte da programação do Telas em Cena 2025, projeto do Instituto Social Tocantins (Isto) voltado à democratização do acesso ao cinema brasileiro e à formação de público na região Norte.
Com patrocínio master da Petrobras, o filme reforça a parceria entre o diretor e a companhia, também presente nas produções O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
Ambientado em 1977, o thriller político acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna ao Recife em busca de paz, mas acaba se envolvendo em uma teia de mistério e vigilância durante o período da ditadura militar.
🎥 Debate e presença especial
A exibição contará com a presença do ator Robério Diógenes, integrante do elenco do longa, em um bate-papo com o público logo após a sessão.
A conversa será mediada pelo crítico de cinema Edy César, que conduzirá reflexões sobre o processo criativo e os temas políticos abordados no filme.
🎬 O cinema brasileiro em destaque
O idealizador do projeto, Nival Correia, destacou que o Telas em Cena nasceu com o propósito de aproximar o público tocantinense do melhor do cinema nacional.
“Trazer O Agente Secreto para Palmas, no mesmo dia da estreia nacional, é um presente para a cidade e para os nossos espectadores”, afirmou.
A curadora Elisângela Dantas reforçou o caráter artístico e reflexivo da obra.
“O filme de Kleber Mendonça Filho é uma experiência cinematográfica intensa, que combina suspense, memória e crítica política com maestria. Essa sessão convida o público a refletir sobre o Brasil de ontem e de hoje, por meio de uma narrativa instigante e visualmente poderosa”, disse.
📽️ Sobre o projeto Telas em Cena
Realizado pelo Instituto Social do Tocantins (ISTO), o Telas em Cena é um dos principais projetos de difusão e formação audiovisual da região Norte.
Reúne exibições de filmes brasileiros, diálogos com realizadores e ações de formação de plateia.
Em 2025, o projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/PAAR 2024), pelos editais nº 016/2024/FMC/FCP – Culturas e Linguagens da Fundação Cultural de Palmas, e nº 34/2024 – Bolsas Culturais, via Ministério da Cultura.
Mais notícias
Cinema
Sesc Tocantins recebe o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
Publicadas
4 dias atrássobre
29/10/2025Por
Jaciara Barros
Sesc Tocantins exibe mais de 15 filmes italianos gratuitos em Palmas, Araguaína e Gurupi durante novembro na 20ª edição do Festival de Cinema Italiano.
Por Portal Jaciara Barros | Tocantins, novembro de 2025
As exibições são gratuitas e acontecem nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi ao longo de todo o mês. Em todas as unidades, as sessões da mostra principal ocorrem às quintas-feiras, às 19h30, enquanto o tradicional CineCafé exibe produções icônicas às quintas e sextas, às 12h, em Palmas. Todas as sessões têm classificação indicativa de 14 anos.
Programação do CineSesc – Festival de Cinema Italiano
06 de novembro
🎬 CineCafé — Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette) — 12h — Palmas
🎥 Mostra — A Última Rodada (Le Città di Pianura) — 19h30 — Palmas, Araguaína e Gurupi
07 de novembro
🎬 CineCafé — A Vontade de um General (Uomini Contro) — 12h — Palmas
🎥 Mostra — Diamantes (Diamanti) — 19h30 — Palmas
13 de novembro
🎬 CineCafé — O Assassino (L’Assassino) — 12h — Palmas
🎥 Mostra — Hey Joe — 19h30 — Palmas, Araguaína e Gurupi
14 de novembro
🎬 CineCafé — O Jantar (La Cena) — 12h — Palmas
🎥 Mostra — A Ilusão (L’Abbaglio) — 19h30 — Palmas
21 de novembro
🎬 CineCafé — Paisà — 12h — Palmas
🎥 Mostra — Verão na Sicília (Gioia Mia) — 19h30 — Araguaína e Gurupi
🎥 Mostra — Eterno Visionário (Eterno Visionario) — 19h30 — Palmas
27 de novembro
🎬 CineCafé — Crime de Amor (Delitto d’Amore) — 12h — Palmas
🎥 Mostra — As Provadoras de Hitler (Le Assaggiatrici) — 19h30 — Palmas, Araguaína e Gurupi
28 de novembro
🎬 CineCafé — Os Rapazes da Via Panisperna (I Ragazzi di Via Panisperna) — 12h — Palmas
🎥 Mostra — Roberto Rossellini, Mais que uma Vida (Roberto Rossellini, Più Di Una Vita) — 19h30 — Palmas
Sobre o Sesc Tocantins
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, vinculada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A instituição atua nas áreas de cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, promovendo bem-estar e qualidade de vida por meio de mais de 580 unidades em todo o país.
Sesc Tocantins — Uma instituição do Sistema Fecomércio Tocantins.
🌐 www.sescto.com.br
📱 Instagram: @sesctocantins
📺 YouTube: SESCTO
Mais notícias
Cinema
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, faz história com 3 indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme
Publicadas
9 meses atrássobre
23/01/2025Por
Jaciara BarrosFilme brasileiro Ainda Estou Aqui faz história com 3 indicações ao Oscar 2025
História baseada em fatos reais
Inspirado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra a história de Eunice Paiva, mãe do autor, durante a ditadura militar no Brasil. Em janeiro de 1971, seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, interpretada por Fernanda Torres, precisa se reinventar e criar os cinco filhos em meio à dor e à repressão.
Elenco de peso e trilha sonora marcante
O elenco reúne Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva jovem, Fernanda Montenegro como Eunice em sua fase mais velha e Selton Mello como Rubens Paiva. A direção de fotografia é assinada por Adrian Teijido, e a trilha sonora composta por Warren Ellis inclui clássicos brasileiros de Tim Maia, Gal Costa, Erasmo Carlos e Caetano Veloso.
Estreia mundial e sucesso de público
“Ainda Estou Aqui” estreou no Festival de Veneza em setembro de 2024, sendo ovacionado por quase dez minutos. O filme foi amplamente elogiado pela crítica internacional e conquistou o público por sua sensibilidade e força narrativa. No Brasil, chegou aos cinemas em 7 de novembro de 2024 e rapidamente liderou as bilheterias, arrecadando R$ 8,6 milhões no primeiro fim de semana.
Representatividade brasileira no Oscar
“Ainda Estou Aqui” é o quinto longa brasileiro a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e o primeiro desde “Central do Brasil” em 1999. A cerimônia do Oscar acontecerá em 2 de março de 2025, em Los Angeles. Enquanto isso, o filme segue em cartaz nos cinemas do país, emocionando o público com uma história de coragem, amor e resistência.
Mais notícias
Eliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação
Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Eliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação
Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Eliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação
Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
DESTAQUES
Tocantins2 dias atrásTurismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Turismo3 dias atrásABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Cultura2 dias atrásConfira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Cultura4 dias atrásPalmas ganha o Ateliê Raízes Criativas com arte e música
Agronegócio2 dias atrásChuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026