Portal Jaciara Barros

Núbia Dourado Grava ‘Roda a Saia’ em Natividade com Suça e Catira
A cantora e compositora, Núbia Dourado, esteve em Natividade, sudeste do estado, no último final de semana, 30 e 31 de maio, para as gravações do videoclipe da música Roda a Saia, um projeto autoral que celebra a força da cultura popular do Tocantins por meio do ritmo da suça, dança tradicional que carrega a ancestralidade afro-brasileira e o legado dos grupos de cultura tradicionais do Tocantins.  A iniciativa foi contemplada pelo edital Audiovisual gerido pela Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult), através da Lei Paulo Gustavo, voltado ao fomento da cultura em todo o país.

A gravação reuniu uma diversidade de gerações e talentos locais, com participação especial de grupos que mantêm viva a tradição da suça. Entre eles, o grupo Tia Benvinda, idealizado pela professora Verônica Tavares e formado por crianças e jovens de Natividade; o grupo Mãe Ana, que tem à frente a mestra Felisberta Pereira, além dos catireiros de Natividade, como os mestres Belarmino, Patrício e Wanderlei, considerados guardiões dessa expressão popular da cultura tocantinense.

Segundo a cantora e produtora cultural, Núbia Dourado, Roda a Saia também é uma homenagem às mulheres negras, à força da tradição oral e aos ritmos que fazem parte da nossa identidade. “A suça é um símbolo de luta e alegria, e trazê-la para o centro desse trabalho é reafirmar o valor da cultura popular como patrimônio vivo”, destacou Núbia Dourado.

Gravado nas ruínas da Igreja Nossa senhora do Rosário dos Pretos, o cenário histórico da cidade de Natividade é considerado um dos maiores tesouros culturais do estado. O clipe valoriza a estética, as manifestações culturais e o cotidiano das comunidades que preservam suas raízes com orgulho e dedicação.

“A gravação do videoclipe Roda a Saia é um orgulho para todos nós porque é emocionante ver o quanto esse projeto foi conduzido com sensibilidade e respeito à nossa comunidade”, afirmou a professora. Crianças, adultos e idosos participaram das gravações do clipe, em uma verdadeira roda de resistência, celebração e pertencimento.

A produção cinematográfica é da Círculo Filmes, produtora audiovisual tocantinense, com uma vasta experiência em produção de clipes, séries e filmes, com roteiro e direção de Érika Mariano. A roteirista e diretora ressaltou a importância de produções de clipes como Roda a Saia na disseminação de manifestações culturais como a suça e a catira. “Trabalhos como este ajudam a elevar o potencial de produção do nosso estado”, pontuou.

O lançamento do videoclipe está previsto para este mês de junho em Natividade e nas plataformas digitais; e será acompanhado de ações de divulgação voltadas a escolas, pontos de cultura e redes de audiovisual no Tocantins.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” com apoio da Lei Paulo Gustavo e celebra a cultura tocantinense por meio da suça e da catira, em Natividade – Divulgação
Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Iniciativa foi contemplada pelo edital Audiovisual gerido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, voltado ao fomento da cultura em todo o país – Divulgação
Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Gravação reuniu uma diversidade de gerações e talentos locais, com participação especial de grupos que mantêm viva a tradição da suça – Divulgação

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *