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Beleza e maquiagem

O Boticário aborda o fenômeno da intimidade artificial e incentiva a conexão genuína nas relações humanas em sua campanha de Natal

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Com filme ao som de I’ll be there, de Jackson 5, marca apresenta “Seja Um Amor Presente” e convida consumidores a observarem o “ser e estar” em situações do cotidiano.
Iniciativas da campanha contam com pré-estreia inédita, ações regionalizadas em todo o Brasil e nas redes sociais da marca, além de ativações exclusivas em lojas-conceito.

Na era do excesso de estímulos, a presença consciente está cada vez mais rara, e a “Intimidade Artificial” – fenômeno da falta de atenção às relações e aos momentos da rotina, tem implicado diretamente nas conexões humanas e habilidades socioemocionais. Recentemente, em uma palestra do South by Southwest (SXSW), a psicoterapeuta e professora da Universidade de Nova York, Esther Perel, explorou o fenômeno e o impacto das novas tecnologias na saúde mental do ser humano. Entendendo a importância das relações, da conexão e do amor, o Boticário criou a campanha de Natal “Seja Um Amor Presente”, para mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se ama agora, inspirando e incentivando o diálogo sobre a presença ativa nos vínculos humanos. 

Com conceito idealizado pela AlmapBBDO, o filme retrata, de forma metafórica, a presença e a ausência nas relações interpessoais, explorando os diversos estímulos que impactam a percepção e que geram o distanciamento entre pessoas queridas – a partir de diferentes formatos de relações afetivas, amorosas, familiares e até mesmo profissionais. No decorrer do vídeo, embalado pela trilha de “I’ll Be There”, de Jackson 5, existe a mudança de comportamento dos personagens, que passam a experimentar a presença genuína na rotina. O lançamento oficial, em TV aberta e em todas as redes do Boticário, acontece na segunda-feira (27), durante o intervalo da novela Terra e Paixão, veiculada na rede Globo. A estratégia de divulgação desenhada com o intuito de gerar conexões mais profundas e integradas à audiência contará com a participação dos personagens Anely (Tatá Werneck) e Cristian (Felipe Melquiades), em uma cena especial que converge a campanha e a trama. Assista ao filme aqui.

Segundo Bruna Buás, diretora de Comunicação do Boticário, o sentimento de ausência, mesmo estando fisicamente presente, é uma das grandes tensões da sociedade atual. E, nesse contexto, o Natal tem o poder de gerar reflexão sobre o tema e promover mudanças. “Há quem diga que espera o ano inteiro pela nossa campanha de Natal. A gente entende a responsabilidade que existe em representarmos uma das maiores varejistas do país. Para honrar toda árvore no Brasil com uma sacolinha do Boticário para presentear alguém querido, buscamos sempre um tom muito emocional para gerar identificação e conversa na maior data do nosso calendário. Entendemos que somos agentes não apenas da conscientização, mas também do debate e da mudança de comportamento. Por isso, escolhemos provocar uma reflexão sobre como o melhor presente que podemos dar a alguém neste Natal é estarmos ali, no momento, com a mente e o coração, sem distrações, sem divisão de atenção e criando boas memórias”, propõe a executiva.

Para os diretores executivos da AlmapBBDO, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, a presença ausente tem afetado, cada vez mais, as relações humanas. “Estamos fisicamente próximos, mas emocionalmente distantes. E não existe momento do ano mais apropriado para tocarmos no assunto do que o Natal, a época em que todo mundo quer estar pertinho, de verdade, de quem ama”, comentam.

Em amplificação e sustentação do assunto, com uma estratégia de comunicação 360° robusta, o Boticário criou ativações em seus perfis nas redes sociais que provocam o público à reflexão sobre o tema. Em desdobramento regionalizado, as iniciativas cobrem cerca de 20 cidades de todo o Brasil e conectam ao espalhar a mensagem residual do amor presente, com apresentações culturais, rodas gigantes, árvores de Natal, ambientação de ruas e espaços públicos, além de ações volantes. Já nas três lojas-conceito da marca, localizadas em São Paulo e Curitiba, além de diversas experiências exclusivas pensadas para o período, os consumidores também poderão adentrar em toda a magia do Natal, com uma decoração especial desenvolvida com a arte Doodle – gravuras que trazem infinitas possibilidades de padrões e formatos, exaltando as diferenças e imperfeições de histórias, pessoas e situações, assinada pelo artista Mauro Martins.

Pré-estreia do Natal Boticário
A campanha 3600, criada e executada pela AlmapBBDO e pela LIVE, vertical de projetos de Live Marketing da agência, contou ainda com evento de lançamento. Numa estreia inédita, um momento especial para convidados tomou o céu da cidade de São Paulo – em frente ao Obelisco do Parque Ibirapuera, no último domingo (26). Um show de 350 drones formou mensagens-chaves da ação em um QR Code – o primeiro projetado dessa forma, direcionando o público para o filme da campanha. Além disso, a noite foi marcada pela participação de um coral, que apresentou as canções “Por Enquanto”, de Cássia Eller, “Tempo Perdido”, da Legião Urbana, além do tema da campanha “I’ll be there”.

Ficha Técnica – Natal 2023

Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Abduzidos

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretores Executivos de Criação: Rafael Gil e Rodrigo Almeida

Criação (campanha) : Rynaldo Gondim, Aline Fucs, Felipe Paganoti, Igor Pontes

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Aline Silva

Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Bruna de Andrade Defelippe, Amanda Lopes Moutinho, Monique Costa, Nataly Barros, Pedro Miranda e Gustavo Souza

Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Samy Martins e João Calasans

Mídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novais, Leticia dos Anjos e Erick Ramos

Art Buyer: Tereza Setti

Produção Executiva: Soraya Amaral – SD (MGMT)

Fotógrafo: Gustavo Zylbersztajn

Stylist: Thiago Ferraz

Beleza: Patrick Guisso

Locação: In Locco

Packs: Big Studiios

IMAGEM:

Produtora: ICONOCLAST

Direção: Ian Ruschel

Managing Director: Pity Lieutaud

Produção Executiva: Alonso Sperb, Ana Monte, Francesco Civita e Henrique Danieletto

Assistente de Produção Executiva: Luja Casaro

Coordenação de Produção: André Bauer e Marina Blum

Assistente de Coordenação de Produção: Carol Latorre, Carolina Loureiro e Vinicius Gaspar

Produção Criativa: Luja Casaro

Pesquisa Criativa: Guilherme Dellavalle, Lilian Santos, Marcela Bordin, Nathalia Schultz e Priscila Kubo

1º Assistente de Direção: Patricia Jaeger

2º Assistente de Direção: Fernanda Duarte e Giulia Levy Costa

Direção de Fotografia – 1ª Unidade: Maurício Padilha

1º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Alessandro Valese

2º Assistente de Câmera – 1ª Unidade: Parvati Louize de Caetano Almeida

Video Assist – 1ª Unidade: Dario Valese Alonso

GMA: Diego Valenzuela

Drone: Renato Monteiro Passarelli, Luiz Roberto Pereira Albertin e Caio da Silva Viana

Direção de Fotografia – 2ª Unidade: Fernando Siqueira Kunrath

1º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: André de Oliveira Alves

2º Assistente de Câmera – 2ª Unidade: Ricardo Angel Lima Pineiro

Video Assist – 2ª Unidade: Raquel Balbino Gonçalves de Oliveira

Eletricista: Denis Magalhães Peres

1os Assistentes de Eletricista: Milton dos Santos Júnior e Miguel Gomes Cardoso Júnior

2os Assistentes de Eletricista: Cleiton Fernandes, Denis Fabri, Junior Roberto Gonçalves, Ivan Fodor, Rone Soares da Silva, João Ferreira de Oliveira Neto, José Domingos dos Santos, Jefferson Ferreira da Silva e Raimundo Silva de Jesus

Maquinista: Weber Jose da Silva Cunha

1os Assistentes de Maquinista: Rui Mauriti Nunes Araújo, Alexandre Ferreira Barnete e Rodrigo Iamamoto Campos

2os Assistentes de Maquinista: Pedro Luís Ferreira de Oliveira, Bruno Pizzo Scatena, Thiago Ferreira de Carvalho Fidalgo, Rodolfo Amaro da Silva, Nevisson Ribeiro Passos, Luis Marcell Dhyonis de Souza Bento e David Junior da Silva

Ajudantes de Maquinista: Ademir Fernandes de Barros Filho, William de Jesus Santos Azevedo, Davi Correia Santos e Karolayne Zangirolani Saturnino

Direção de Arte: Martino Piccinini

Assistência de Direção de Arte: Luisa Burmann

Produtor de Arte: Carlos Massuia Neto

Produtora de Objetos: Ana Paula Cordeiro Braga

Assistente de Objetos: Juliana Chinaglia Bonito

Contrarregras: Rafael Tortorelli Canal, Júlio César de Miranda e Rodrigo Neves da Silva

Produtora de Figurino: Elizabeth Magalhães

Assistentes de Figurino: Gilson Virginio de Oliveira Junior, Bruno Gustavo Souza Correia, Agatha Barbosa de Lima

Maquiadora: Fabiana Mizukami

Assistentes de Maquiadora: Victor Ewerton Marques Silva, Elisani da Silva Sousa, Nathalie Moreno Dutra e Sarah Campos de Lima Carvalho

Manicure: Miriam Antonia Vieira

Produtor de Elenco: Giovanna Rouvier

Assistentes de Elenco: Gabriel Rouvier, Thiago Santos Dias e Rodrigo Freire Ribeiro

Direção de Produção: Reinaldo Faria Ancieto Júnior

Produtores: Ronder William e Patrícia Kojima

Assistente de Produção: Erlon Sousa dos Santos

Produtor de Locação: Tatiana Setton Verea

Assistente de Locação: Beatriz Piffer, Lucas de Freitas Silva e Luciana Negri de Carvalho

Assistentes de Set: Rodrigo Dias, João Batista da Cruz, Jesse Nunes, Carlos Andre Alves de Jesus, Carlos Rogério da Cunha, Levy Martins, Pedro da Silva Barros Meireles, Marcio Garcia Leal, John Lennon Alexandre da Silva, Adjacir Soares de Oliveira, Alessandro Santos da Silva, Augusto Nascimento Gonçalves, Fabio Carlos da Silva Braga, Gabriel Dornelles da Silva, Gustavo Soares Aranega Neto, Welington James Gitirana, Antônio Rogério Andrade Costa, João Gabriel Soares Maciel, Henrique Ballastreri Marinho, Anderson Ferreira Batista, Jefferson da Silva Ataides Soares e Charles Sorocaba Basilio

Coordenação de Pós-produção: Priscila Paduano e Tutu Mesquisa

Assistência de Coordenação de Produção: Letícia Harumi

Montador: Robi Bonoldi

Assistente de Montagem: Giancarlo Noll

Finalizador: Georges Sakamoto

Color: Marla Color Grading e Fernando Lui

Direção de Arte/Motion: Lucas Carvalho

Assistentes de Motion Designer: Gabriel Amorim e Vinicius Gaspar

Pós-produtora/CGI: Nash VFX

Supervisor de CGI: Cirilo Bonazzi

Producer CGI: Flávia Gannam

Assistente de Ilha/Central: Phillipe Cunha

Advogada: Ellen Mesquita, Monica Figueiredo

Controladoria: Rafael Neder, Beatriz Soares, Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Fabio Oliveira, Everson Martins e Viviane Isabelle         

ÁUDIO:

Produtora de som: Raw Audio

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Direção Musical: Hilton Raw

Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Atendimento: Carol Peternelli

Coordenação: Robério Barbosa

Locução: Maristane Dresh

Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi e Bruna Buas Pazos.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.           

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.        

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.           

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.        

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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