Ciência e Tecnologia
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará visita a SINOBRAS para discutir projetos da empresa e demandas do Distrito Industrial de Marabá.
SINOBRAS recebe visita do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará para apresentar projetos da empresa e necessidades do Distrito Industrial de Marabá
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/08/IMG_7860CR2_-1000x600.jpg&description=O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará visita a SINOBRAS para discutir projetos da empresa e demandas do Distrito Industrial de Marabá.', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
A SINOBRAS, empresa do Grupo Aço Cearense, recebeu a visita de uma comitiva composta pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Paulo Eduardo Maestri Bengtson, e por membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá. O encontro aconteceu no último dia 16 de agosto e foi conduzido pela alta gestão do Grupo.
Ian Corrêa, vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, apresentou à comitiva informações atualizadas sobre os investimentos, estrutura da empresa, projeto de expansão e falou também sobre o projeto da nova aciaria de Marabá. Posteriormente, a comitiva visitou a área de produção e conheceu o processo produtivo de perto, além das obras de instalação da Laminação II. Milton Lima, diretor industrial do Grupo Aço Cearense, e Edgard Corrêa, diretor de suprimentos e logística do Grupo Aço Cearense, também participaram.
“Considero que essa oportunidade foi muito importante, pois nossos governantes vieram conhecer as demandas e necessidades do Distrito Industrial de Marabá, onde a nossa siderúrgica está localizada. Além disso, esse encontro foi relevante para alinharmos as demandas e necessidades para a expansão da SINOBRAS, o que irá impactar diretamente a região. O investimento que a SINOBRAS está fazendo trará muitos benefícios, não somente para o Grupo Aço Cearense e para o mercado siderúrgico, mas também para a região e para o país. Esse crescimento é realmente um diferencial e contempla várias fases e muitas mudanças na nossa estrutura. Novas oportunidades de emprego também serão geradas e haverá condições para o desenvolvimento de um Polo Metal Mecânico em Marabá”, afirma Ian Corrêa.
Alinhamentos
No mesmo dia (16/08), também foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Marabá para discutir as estratégias de desenvolvimento e apontar soluções para problemas estruturais com ênfase no Distrito Industrial de Marabá. Além do Secretário de Estado Paulo Eduardo, estiveram presentes representantes dos setores comercial e industrial de Marabá, além de vereadores e empresários.
Expansão da SINOBRAS
A SINOBRAS está em fase de conclusão das obras que vão mais que duplicar a sua capacidade de produção. Atualmente, a capacidade de produção da siderúrgica é de 380 mil toneladas de aço laminado/ano, com a expansão essa capacidade saltará para 850 mil toneladas/ano.
Com um investimento de mais de R$ 920 milhões, o projeto compreende a instalação da Laminação II, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina e uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da produtora de aço e propiciar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual é sócia como autoprodutora.
Parceria que viabilizará a implantação do polo metalmecânico de Marabá
Além da expansão, a SINOBRAS e a Vale assinaram, em maio de 2022, um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma Nova Aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. O propósito desse projeto é proporcionar o desenvolvimento de um polo metalomecânico, trazendo grandes oportunidades e instalação de novas empresas.
Pelo acordo assinado, a Vale apoia o projeto através da emissão de garantias que viabilizem o financiamento a ser contratado pela SINOBRAS para instalação da nova aciaria. Já a SINOBRAS é a responsável, além dos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção da nova aciaria é após o startup da Tecnored, subsidiária da Vale que irá fornecer a matéria-prima (ferro gusa) para a nova aciaria, previsto para o 2º semestre de 2025.
Você pode gostar
Ciência e Tecnologia
Tecnologia e criatividade: Public mergulha na era da IA e eleva o padrão das campanhas
Publicadas
6 meses atrássobre
19/05/2025Por
Jaciara BarrosA inteligência artificial desembarcou de vez na propaganda tocantinense. A Agência Public, uma das mais tradicionais de Palmas, com 21 anos de existência está aplicando os conceitos de IA, na criação de conteúdos e produção audiovisual para seus clientes.
![]()
Um exemplo foi a campanha encomendada pelo Ministério Público Estadual para o Combate à Violência Infantil, um trabalho realizado em parceria com prefeituras do Estado. A produção das peças foi integralmente feita com recursos de inteligência artificial.
![]()
A estratégia de utilização de IA nas produções idealizadas pela Public, foi delineada em convenção das empresas do grupo em fevereiro deste ano, quando foi criado um núcleo interno para estudo e aplicação das ferramentas de IA em quase todos os processos internos da empresa, com ênfase na produção audiovisual.
![]()
“Começamos a testar ainda no ano passado e este ano já tivemos a segurança de oferecer aos nossos clientes e os resultados vem agradando, o que nos inclina a continuar investindo em capacitação dos nossos técnicos”, explicou o diretor de produção Elias Felizardo.
A campanha do Ministério Público foi desenvolvida em formato de animação 3D com os personagens e movimentos todos criados por Inteligência Artificial, manipulados pelos profissionais Br153Imagens, produtora do grupo, conferindo um acabamento superior nas peças. Outras campanhas da agência também já foram desenvolvidas nesse formato, como a campanha da Dengue 2025 da Prefeitura de Porto Nacional e novas campanhas estão sendo criadas e confeccionadas com a IA. “Não se trata de substituir integralmente o processo de criação e produção, mas de conferir um melhor resultado, com menor custo. A presença humana na compreensão do problema do cliente é o que prevalece em todo o processo de construção da campanha”, explica Elias.
![]()
Ciência e Tecnologia
A revolução da aviação sustentável: A primeira aeronave Ipanema movida a etanol no Brasil pela família Formehl
Publicadas
2 anos atrássobre
23/02/2024Por
Jaciara BarrosEm um movimento que redefine os contornos da aviação sustentável no Brasil, a Família Formehl introduziu a primeira aeronave Ipanema movida a etanol, marcando um ponto de inflexão na história da aviação agrícola nacional. Esta iniciativa revolucionária não só destaca o compromisso do país com a inovação e a sustentabilidade, mas também sinaliza um futuro promissor para práticas mais ecológicas no setor aéreo.
![]()
Adquirida em 2005, a aeronave EMB-202A, produzida pela NEIVA – Empresa de Avião Agrícola, já era conhecida por sua versatilidade e desempenho excepcional em operações agrícolas. No entanto, sob a liderança visionária da Família Formehl, este avião agrícola recebeu uma nova vida através de sua adaptação para o uso de etanol como combustível, um marco significativo que representa um avanço substancial para a aviação.
O etanol, uma fonte de energia renovável, oferece uma alternativa mais limpa ao combustível de aviação tradicional, reduzindo drasticamente as emissões de carbono e promovendo uma operação ambientalmente sustentável. A transição para o etanol não apenas reforça o compromisso com a proteção ambiental, mas também apresenta vantagens operacionais notáveis. A combustão mais limpa e eficiente do etanol melhora o desempenho da aeronave, aumentando a potência e diminuindo o consumo de combustível, o que, por sua vez, reduz os custos operacionais.
Este desenvolvimento não apenas beneficia o meio ambiente, mas também oferece aos operadores da aviação agrícola uma abordagem mais eficiente e econômica, destacando o potencial de práticas sustentáveis para transformar indústrias tradicionalmente intensivas em carbono. A iniciativa da Família Formehl é um exemplo brilhante de como a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas, inspirando não apenas o setor de aviação, mas também a comunidade agrícola e além, a adotar soluções mais verdes e responsáveis.
![]()
A implementação bem-sucedida da primeira aeronave Ipanema movida a etanol pela Família Formehl no Brasil representa um testemunho eloquente do potencial da inovação para promover um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e as práticas ambientais responsáveis. Este marco não só reafirma o compromisso do país com a sustentabilidade, mas também abre novos horizontes para um futuro mais limpo e sustentável na aviação.
Ciência e Tecnologia
Feira da reparação automotiva acontece em setembro e deve receber 50 mil visitantes na edição de 2024
Publicadas
2 anos atrássobre
07/02/2024Por
Jaciara BarrosGoiânia, fevereiro de 2024 – A Expo Peças, uma das mais importantes feiras de reparação automotiva do Brasil e a maior do Centro-Oeste, incrementou em 30% a proporção do evento que acontecerá novamente no Centro de Convenções de Goiânia. A expectativa é a presença de mais de 180 estandes de expositores e um aumento para 50 mil visitantes durante os dias 5, 6 e 7 de setembro.
Em 2023, a Expo Peças atraiu mais de 30 mil visitantes em dois dias e marcou com grande sucesso a estreia no Centro de Convenções de Goiânia, com mais de 6 mil participantes em suas palestras. Novamente, a feira apresenta as perspectivas e tendências para o mercado automotivo em 2024, revelando o impacto das inovações e desafios enfrentados pelos empresários do ramo.
Segundo o diretor do evento e CEO da Expo Peças, Paulo Miranda, o objetivo é mostrar as principais tendências do mercado de reparação automotiva para os próximos anos, reunir empresas e indústrias, além de profissionais que buscam se aperfeiçoar. “Temos muitas novidades que incluem a ascensão dos carros híbridos e elétricos, refletindo a transformação do panorama automotivo, evolução do design dos automóveis, eficiência de combustível e segurança”, pontua Miranda.
Paulo lembra que a tecnologia tem impactado profundamente o setor de reparação automotiva, com constantes inovações que exigem atualização e aprendizado contínuos por parte dos profissionais. Por isso, reunir em um só ambiente essas diversas demandas facilita o acesso às informações e impulsiona a rede de relacionamento. “Os desafios enfrentados pelos empresários do ramo incluem a manutenção de estoques diversificados e o acesso à tecnologia, dada a natureza sigilosa das inovações de cada fabricante. Na Expo Peças, buscamos ser uma facilitadora para o mercado de reparação mecânica.
A Expo Peças destaca-se como referência no mercado ao manter o foco em toda a cadeia automotiva, oferecendo uma plataforma para conexões, negócios e tendências. A feira representa uma oportunidade única para os interessados no mercado de reparação automotiva, permitindo a conexão com a cadeia produtiva e a possibilidade de acompanhar as últimas tendências. Com o mercado automotivo em constante evolução, a Expo Peças evidencia as oportunidades lucrativas e desafiadoras que o setor oferece, preparando os profissionais para abraçar as mudanças e inovações que estão por vir.
Serviço
Expo Peças 2024
05/09 e 06/09 15h às 21h, 07/09 13h às 20h
No Centro de Convenções de Goiânia – Centro.
Informações: https://www.expopecas.com.br/
Entrada gratuita com doação de alimento não perecível
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
DESTAQUES
Tocantins13 horas atrásTurismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Entretenimento1 dia atrásABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Social4 dias atrásAna Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração
Cultura14 horas atrásConfira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Cultura4 dias atrásHeldmar Menezes lança o livro Os Centauros

