Governo do Tocantins
Oficina de Produção Audiovisual com Celular na Comunidade Indígena Akwẽ leva inclusão digital para comunidade Xerente
Publicadas
1 ano atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/05/WhatsApp-Image-2024-05-18-at-16.11.05-1-1000x600.jpeg&description=Oficina de Produção Audiovisual com Celular na Comunidade Indígena Akwẽ leva inclusão digital para comunidade Xerente ', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
A comunidade indígena do povo Akwẽ Xerente, de Tocantínia recebeu, neste mês de Maio, oficinas inovadoras de produção audiovisual utilizando celulares. A iniciativa foi organizada pela Associação dos Brigadistas Akwẽ Xerente (Abix) como parte do projeto Cine Xerente: Olhares Indígenas na Grande Tela”, via patrocínio da Lei Paulo Gustavo (LPG) da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins.
A primeira etapa aconteceu nos dias 18 e 19 de Maio e a segunda no sábado último, 25. Cerca de 20 pessoas da comunidade receberam capacitação de técnicas de produção de vídeo com o celular. De acordo com a presidente da Associação, Ana Shelley Xerente, o objetivo é de empoderar jovens e adultos da comunidade com habilidades essenciais para narrar suas próprias histórias e fortalecer sua presença nas redes sociais. “A intenção é dar espaço para que as vozes dos nossos parentes, dos nossos ancestrais, possam contar a nossa própria história”, alegou a presidente.
A metodologia da primeira etapa de oficina incluiu roda de conversa sobre Comunicação Vinculativa e Não Violenta com a produtora executiva e Mestre em Comunicação Andrea Lopes e também de técnicas para produção de vídeos sobre captação de imagem e som, edição de vídeos, criação de roteiros e estratégias de divulgação nas redes sociais com o produtor audiovisual Ramon Dias.
Moradora da Aldeia Salto, a professora Carmelita Krtidi Xerente declarou que a oficina marca uma nova etapa de oportunidades para os moradores locais. “Com esse trabalho a gente vai ter novas oportunidades de divulgar o nosso trabalho. Estou amando aprender, criar um vídeo para movimentar as nossas redes sociais e divulgar as riquezas do nosso povo”, disse.
Já na segunda etapa a mestre em cinema indígena Mariah Soares apresentou referências de filmes e uma linha do tempo de da produção cinematográfica tendo indígenas na frente e atrás das câmeras. Na parte práticas os participantes aprenderam a editar e finalizar os vídeos com celulares. “Essa oficina veio na hora certa para gente. A gente não tinha esse costume de fazer vídeos, postar nas redes sociais. E é muito bom mostrar para o mundo o nosso trabalho através desses vídeos“, afirmou o brigadista João Wellington da Silva Xerente.
De acordo com o instrutor Ramon, a oficina de produção audiovisual é uma iniciativa pioneira que busca proporcionar aos participantes conhecimentos práticos sobre filmagem, edição e publicação de vídeos utilizando apenas celulares. “Está sendo uma experiência incrível de troca de saberes onde eu estou aprendendo muito mais que ensinando. Estimo que todas essas dicas possam ser bem úteis para que eles possam utilizar a tecnologia para preservar e divulgar suas tradições, costumes e desafios”, declarou.
Oficina
A produtora cultural Andrea Lopes, responsável pela produção executiva do projeto, ressalta que aprender a usar o celular para produzir vídeos é essencial para que os projetos dos próprios Xerente possam ganhar mais visibilidade na voz deles. “A Abix tem projetos incríveis, seja do trabalho da brigada no combate e prevenção do fogo, de proteção do meio ambiente ou da agroecologia; mas que ainda necessita de mais projeção para que outras pessoas também de fora da comunidade possam conhecê-los e também à grandiosidade desse projeto”, afirma.
Projeto
A Oficina integra o projeto Cine Xerente: Olhares Indígenas na Grande Tela” que vai levar mostra de cinema aos povos Akwẽ Xerente, de Tocantínia. A mostra acontecerá no mês de Junho, nas aldeias Kripe (Salto), Sakrepra (Funil) e Kâkakarê (Cahoeirinha), acolhendo ainda os povos das aldeias vizinhas Nrõzawi (Porteira), Kâwrakurerê (Brejo Cumprido), Kakumhu (Riozinho), Ktêkaká (Rio do Sono), Brupre e Krite ( Recanto).
Todos os filmes exibidos incluem temática indígena, produzidos por produtores indígenas e não indígenas, que expressam e celebram aspectos da diversa cultura por meio da grande tela. A proposta é amplificar a voz das comunidades, oferecendo um espaço de compartilhamento de suas histórias, visões de mundo e desafios, inspirando diálogo, entendimento mútuo e respeito a sua cultura, através da Sétima Arte.
Além de produções audiovisuais renomadas do Tocantins e pelo País afora, a mostra vai contar ainda com vídeos produzidos pelos próprios alunos do Projeto, criados e roteirizados durante a oficina de produção audiovisual.
A cineasta Mariah Soares aponta que, ao longo das últimas décadas, a produção audiovisual indígena vem ganhando espaço com obras que abordam
questões relevantes para a articulação política e cultural dos povos originários, num produto híbrido que mistura a estética indígena e não indígena e a comunicação para dentro e para fora da comunidade. “É um projeto que visa promover a valorização e preservação da cultura indígena, proporcionando um espaço de expressão e visibilidade para as comunidades indígenas”, declara.
Patrocínio
O projeto Cine Xerente: Olhares Indígenas na Grande Tela é uma realização da Abix com patrocínio do edital 023/ Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins.
Sobre a ABIX
A Abix é uma associação de Brigadistas indígenas da Terra Indígena Xerente e Funil, composta atualmente por 74 brigadistas, homens e mulheres do povo Xerente. A entidade foi criada em 2014 e atua desde então em parceria com o IBAMA, a Funai e outras entidades estaduais e municipais. Desde sua criação a ABIX tem empreendido esforços para o combate ostensivo das queimadas que são muito frequentes na região. Neste sentido, os brigadistas indígenas xerente são referência nacional, pois adaptaram as práticas tradicionais de manejo e uso do fogo com educação ambiental e preservação da cultura e das tradições do povo.
Ficha técnica:
– Direção-geral: Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente e Ana Shelley Xerente
– Direção Técnica: Mariah Soares
– Produção Executiva: Andréa Lopes
– Oficineiros (as): Mariah Soares, Andréa Lopes e Ramon Dia
Oficina de Produção Audiovisual com Celular na Comunidade Indígena Akwẽ leva inclusão digital para comunidade Xerente
– Curadoria filmes da Mostra: Mariah Soares
– Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu/ Companhia A Barraca
– Design Gráfico: Cristiano Viana
– Prestação de Contas: Andréa Lopes e Cinthia Abreu
– Assistentes de Produção: Ana Cláudia Batista Cardoso, Cris Lopes Viana e Fernanda Veloso
Você pode gostar
Governo do Tocantins
Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria
Publicadas
1 dia atrássobre
02/11/2025Por
Jaciara BarrosSecretária executiva Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria Mecanizado em Palmas.
Solenidade e reconhecimento
A homenagem ocorreu durante as comemorações de aniversário da unidade militar, reunindo oficiais, autoridades civis e parceiros institucionais. O evento foi marcado por um clima de respeito e celebração, destacando a importância das ações conjuntas entre órgãos públicos e instituições de defesa. A entrega do título a Mônica Avelino Arrais foi amplamente compartilhada nas redes sociais da homenageada, que expressou gratidão à corporação: “É uma honra ser reconhecida por uma instituição que representa disciplina, força e compromisso com o país. O meio ambiente é uma causa que nos une em torno do futuro das próximas gerações”, declarou.
Atuação ambiental no Tocantins
Segundo registros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Mônica Avelino Arrais desempenha um papel essencial na promoção de práticas sustentáveis, articulando o setor público, privado e a comunidade. Sua atuação é voltada à gestão de resíduos sólidos, incentivo à reciclagem, educação ambiental e projetos de sustentabilidade urbana. Ela também colabora com instituições educacionais e comunidades locais em ações que visam reduzir impactos ambientais e promover uma cultura de responsabilidade socioambiental.
Parceria entre meio ambiente e forças armadas
A homenagem à Mônica Avelino Arrais simboliza uma integração inédita entre a gestão ambiental e o setor militar. O reconhecimento do Exército Brasileiro e do 22º BI Mec reforça o compromisso conjunto na proteção de áreas estratégicas e na execução de projetos de reflorestamento e preservação. Essa aproximação entre as forças armadas e a política ambiental estadual evidencia o fortalecimento de parcerias institucionais que beneficiam a sociedade e o meio ambiente.
Inspiração e impacto social
O título “Amiga do Batalhão Tocantins” representa mais do que uma homenagem individual — é um reconhecimento do protagonismo feminino na gestão pública. Mônica Avelino Arrais se destaca pela capacidade de unir propósito, técnica e sensibilidade em suas ações, inspirando novas lideranças e reforçando a presença de mulheres em cargos estratégicos. Sua trajetória demonstra que o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade é possível quando há diálogo e cooperação entre diferentes setores.
Compromisso com o futuro sustentável
Para o Tocantins, a atuação de Mônica Avelino Arrais reafirma a importância da responsabilidade compartilhada na proteção do meio ambiente. O título concedido pelo 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado simboliza o reconhecimento de uma liderança comprometida com resultados concretos e com o bem-estar coletivo. Suas ações ajudam a consolidar uma cultura de sustentabilidade, cidadania e valorização da natureza no Estado, contribuindo para um legado de cooperação e progresso ambiental.
Legado e representatividade
A trajetória de Mônica Avelino Arrais é um exemplo de como o trabalho técnico, a sensibilidade social e o engajamento ambiental podem transformar realidades. Sua colaboração com diferentes setores demonstra que a união entre conhecimento e ação é o caminho para um Tocantins mais verde, participativo e preparado para os desafios climáticos do futuro. Essa homenagem é também um reflexo do reconhecimento de uma mulher que tem feito história na área ambiental tocantinense, inspirando novas gerações de profissionais e líderes comprometidos com o planeta.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
Publicadas
3 dias atrássobre
31/10/2025Por
Jaciara BarrosPonte sobre o Rio Vermelho, na TO-247, entre Lagoa do Tocantins e São Félix, está 99% concluída e será inaugurada em dezembro
Com investimento superior a R$ 4,3 milhões, o Governo do Tocantins está prestes a concluir uma das obras mais aguardadas da região do Jalapão: a ponte sobre o Rio Vermelho, localizada no trecho da rodovia TO-247 que liga os municípios de Lagoa do Tocantins e São Félix. O projeto, executado pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), já está com 99% dos serviços concluídos e deve ser inaugurado em dezembro de 2025.
🚧 Estrutura moderna e segura
A nova ponte sobre o Rio Vermelho recebeu investimento total de R$ 4.399.200,28, garantindo uma estrutura moderna, resistente e construída dentro dos mais altos padrões de engenharia.
Com 74,20 metros de extensão, a ponte teve suas etapas de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura totalmente concluídas, incluindo fundações profundas e blocos de apoio em concreto armado. Atualmente, as equipes finalizam os serviços de pintura de guarda-rodas, correções superficiais e acabamentos, que antecedem a fase de vistoria técnica e entrega oficial.
O projeto faz parte de um plano estratégico do Governo Estadual voltado à melhoria da mobilidade e da logística regional, especialmente em áreas turísticas e de produção agrícola. A iniciativa representa um avanço significativo para as comunidades locais e para o escoamento de produtos que abastecem cidades vizinhas.
🚧 Obra estratégica para o Jalapão
Para o governador do Tocantins, Laurez Moreira, a construção da ponte é um marco de transformação para o Jalapão e uma das principais entregas de infraestrutura do Estado neste ano.
“Essa obra é essencial para garantir a melhoria de vida das pessoas, fortalecer o turismo e facilitar o transporte da produção local”, destacou o governador, ressaltando que o investimento atende a uma antiga reivindicação da população da região leste do Tocantins.
O presidente da Ageto, Antonio Trabulsi Sobrinho, reforçou que o projeto foi conduzido com rigor técnico, observando normas de segurança e sustentabilidade.
“Além de atender a uma demanda histórica da comunidade, a nova ponte garantirá mais conforto, agilidade e segurança para quem trafega pelo Jalapão”, afirmou Trabulsi.
🌉 Desenvolvimento e integração
A nova estrutura sobre o Rio Vermelho vai facilitar o deslocamento entre Lagoa do Tocantins e São Félix, encurtando o tempo de viagem e oferecendo condições adequadas para o tráfego de veículos de pequeno e grande porte. O acesso mais rápido e seguro contribuirá diretamente para o escoamento da produção agrícola, especialmente de grãos e produtos do extrativismo local, além de favorecer o turismo sustentável, principal vetor econômico do Jalapão.
Empreendedores do setor turístico comemoram a chegada da nova ponte, que deve aumentar o fluxo de visitantes para os atrativos naturais, como as dunas, fervedouros, cachoeiras e trilhas ecológicas.
Para a empresária Marta Oliveira, proprietária de uma pousada em São Félix, “a ponte representa o fim de um antigo desafio logístico, especialmente nas épocas de chuva, quando o acesso ficava mais difícil. Agora teremos mais segurança para receber turistas durante todo o ano”.
🌉 Impacto econômico e social
Além do turismo, a obra também trará benefícios diretos para o comércio e para os moradores locais. A melhoria na infraestrutura viária deve incentivar novas oportunidades de negócio, reduzir custos de transporte e atrair investimentos para o interior do Estado.
O Governo do Tocantins estima que, com a conclusão da ponte, haverá aumento no volume de tráfego e na movimentação econômica das cidades conectadas pela TO-247, impulsionando cadeias produtivas e fortalecendo o agronegócio.
A construção da ponte sobre o Rio Vermelho também reforça o compromisso da gestão estadual com a sustentabilidade. Foram adotadas medidas para minimizar impactos ambientais e preservar o ecossistema do rio e seu entorno, em conformidade com o licenciamento ambiental concedido pelos órgãos competentes.
🌉 Expectativa de entrega
Com inauguração prevista para dezembro de 2025, a nova ponte simboliza o avanço das políticas públicas de infraestrutura voltadas à integração territorial e desenvolvimento regional.
A obra é parte de um conjunto de investimentos estratégicos realizados pelo Governo do Tocantins para garantir mobilidade, segurança viária e fortalecimento do turismo sustentável em áreas de grande potencial natural e econômico.
“Nosso objetivo é conectar pessoas, impulsionar o turismo e dar mais dignidade à população que vive e trabalha no interior do Estado”, concluiu o governador Laurez Moreira.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Publicadas
3 dias atrássobre
31/10/2025Por
Jaciara BarrosO Governo do Tocantins prorrogou o prazo para adesão ao Refis 2025 até o dia 20 de novembro, oferecendo até 95% de desconto em juros e multas para quem deseja regularizar dívidas com a receita estadual.
💬 Fortalecimento da economia tocantinense
O secretário da Fazenda, Jairo Mariano, explica que a ação propõe oportunizar condições para que todos possam colocar suas finanças em dia, executando suas atividades de forma regular e contribuindo com o fortalecimento da economia do Tocantins.
“A ideia é que todos tenham a chance de se ajustar e seguir contribuindo com o desenvolvimento do nosso estado”, destacou o secretário.
📅 Condições especiais do Refis 2025
Com o Refis 2025, o Governo do Tocantins oferece condições especiais para quem deseja quitar ou parcelar débitos com a receita estadual. A lei vale para créditos tributários e não tributários, vencidos até 31 de dezembro de 2024, inscritos ou não na Dívida Ativa, ajuizados ou não, inclusive para quem já fez parcelamentos anteriores.
🚗 Regras específicas para o IPVA
No caso do IPVA, o parcelamento é limitado a 6 vezes, e quem tiver dívida de até R$ 2 mil, com inscrição em Dívida Ativa há mais de cinco anos e não ajuizada, terá o débito extinto automaticamente.
🌐 Como aderir ao programa
A adesão deve ser feita no site da Secretaria da Fazenda, por meio do Domicílio Eletrônico do Contribuinte, até o dia 20 de novembro.
O parcelamento requer o pagamento da primeira parcela no ato da adesão. No caso do IPVA, o parcelamento é feito automaticamente.
O Refis não se aplica a débitos com representação fiscal ou penal, nem àqueles já condenados judicialmente, com exceção de custas processuais. Também não dá direito à devolução de valores já pagos.
Mais notícias
Eliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação
Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Eliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação
Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Eliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação
Mônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria
Escola SESI José Wilson Siqueira Campos é inaugurada
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
DESTAQUES
Tocantins3 dias atrásTurismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Turismo4 dias atrásABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Cultura3 dias atrásConfira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Cultura5 dias atrásPalmas ganha o Ateliê Raízes Criativas com arte e música
Gastronomia3 dias atrásSpoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins