Energisa
Oficinas Culturais: Palmas, Araguaína e Gurupi recebem oficinas gratuitas de arte e cultura

Com apoio da Energisa, por meio de Lei de Incentivo, iniciativa promoveu aulas gratuitas de música, dança e capoeira a escolas públicas nas três maiores cidades do estado
O projeto “Oficinas Culturais” promoveu uma série de atividades no Tocantins, proporcionando a estudantes de escolas públicas em três localidades diversas atividades gratuitas envolvendo arte e cultura. A ação tem o apoio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Entre agosto e dezembro, o projeto foi desenvolvido nos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi. Na Capital, as oficinas de capoeira, dança e música ocorreram na Escola Municipal Fidêncio Bogo. Em Araguaína, as mesmas modalidades foram realizadas na Escola Estadual Domingos da Cruz Machado. Já em Gurupi, na Escola Municipal Profa. Ilsa Borges Vieira, as oficinas se concentraram na modalidade de dança.
Para o Gerente de Gestão de Projetos da Energisa, Leandro Fernandes, é muito importante ações sociais como esta, que buscam ampliar o conhecimento dos alunos por meio de oficinas culturais. Ele agradeceu a todos os profissionais das escolas por abrirem as portas da instituição para a realização desta importante iniciativa. “Nosso objetivo, além de promover uma diversificação de atividades, é proporcionar aos alunos o acesso a mais informações sobre consumo consciente e segurança com a rede elétrica. Estamos muito felizes com os resultados”, completou.
Segundo a Diretora da ETI Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, os projetos desempenharam um papel fundamental não apenas para a comunidade interna, mas também para todo o ambiente escolar. “Para nós, o projeto de oficinas culturais veio como ferramenta para aproximar a comunidade às diversas formas de expressão artístico-culturais, visando um primeiro contato com as mesmas”, destacou.
O Projeto
As Oficinas Culturais são realizadas pela Direção Cultura Produções, especializada em consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. O projeto está na sua sétima edição, acontecendo com regularidade no interior do estado de São Paulo, onde já atendeu aproximadamente 15 mil pessoas, entre alunos da rede pública de ensino e plateia, através de oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades. Devido ao patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto chega pela primeira vez à região Norte e, além do Tocantins, também esteve em Rio Branco, no Acre.
Energisa
Inscrições para Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 iniciam nesta sexta-feira, 1º
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025 deve receber meio milhão de alunos do 8º e 9º ano e terá participação das distribuidoras de energia elétrica de todo o Brasil

-
Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
-
Formação de professores: agosto e setembro
-
Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
-
Resultado: outubro
-
Evento de premiação: 6 de novembro
Energisa
Mês de agosto será de temperaturas até 2ºC acima da média no Tocantins
Práticas de consumo consciente podem reduzir impactos na conta de energia

-
Ao adquirir um ar-condicionado, opte por modelos mais eficientes e econômicos. Mantenha os filtros limpos e a manutenção em dia, para que o aparelho trabalhe no seu melhor estado.
-
Use roupas com tecidos mais leves, que não precisem ser passadas. Isso pode ajudar a economizar no uso do ferro de passar. Além disso, elas são lavadas de maneira mais rápida, o que, diferente dos tecidos mais pesados, reduz a força aplicada na máquina de lavar.
-
Verifique constantemente se a vedação da geladeira está em boas condições: caso não esteja, o ar quente do ambiente externo pode entrar para o interior do equipamento e forçar o motor a trabalhar mais para manter a temperatura baixa. Você pode fazer um teste de vedação colocando uma folha de papel ao fechar a porta. Se ela sair com facilidade, pode ser um sinal para trocar a borracha.
-
Utilize equipamentos com programação de desligamento automático, configurando para desligar 1-2 horas antes do usual, para diminuir o uso excessivo de energia.
-
É importante manter as instalações elétricas do imóvel em bom estado e seguro. Caso observe oscilações ou disparos no disjuntor, a orientação é procurar um eletricista residencial para revisar a fiação.
Energisa
Tocantins é destaque nacional e tem eleita a melhor empresa para se trabalhar no país no ramo de energia
Distribuidora de energia do estado do Tocantins ficou em primeiro lugar no ranking nacional do setor elétrico.

A Energisa Tocantins foi eleita como a melhor empresa para se trabalhar no setor de energia no Brasil. A distribuidora ficou em 1º lugar entre as empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de Energia do Brasil no Ranking Great Place To Work – GPTW 2025 (em português, Melhores Empresas Para Trabalhar), e com o título, se tornou a única distribuidora de energia do país eleita cinco vezes consecutivas na categoria. O anúncio foi realizado pelo instituto GPTW, na manhã desta quinta-feira, 24 de julho.
Considerado um dos maiores reconhecimentos no mundo empresarial, o Ranking GPTW tem como foco organizações que alcançaram os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. No ranking do ramo de energia, a Energisa Tocantins concorreu com empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de todo o Brasil e levou o primeiro lugar, colocando o Tocantins e o Norte do país no topo do pódio.
“Aqui na Energisa, nossos colaboradores são os verdadeiros protagonistas. Essa conquista é de cada um deles. Como empresa, nosso papel é proporcionar um ambiente colaborativo, saudável, que valoriza as pessoas e propício a inovação. Ser reconhecido como a melhor empresa para se trabalhar no ramo de energia, mostra que estamos no caminho certo perante todo o mercado. Estamos extremamente orgulhosos, não apenas como marca, mas por colocar o nosso Tocantins em destaque nacional”, afirmou o diretor presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum.
Em 2025 a Energisa Tocantins conquistou outros prêmios no setor. Em março, a empresa ficou com o 1º lugar no ranking das melhores distribuidoras de energia no país no Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC, pelo terceiro ano consecutivo. A premiação considerou uma pesquisa que avalia a satisfação dos clientes de todas as regiões do Brasil, evidenciando a qualidade do fornecimento de energia, atendimento e confiança nas distribuidoras.
A empresa ainda é finalista no Prêmio Abradee 2025, da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, nas categorias Satisfação do Cliente e Melhor Distribuidora do Brasil. A cerimônia de premiação acontece no dia 20 de agosto, em Brasília. O prêmio, um dos principais do setor elétrico, reconhece as melhores práticas entre as empresas e a excelência no atendimento aos consumidores, reforçando a capacidade da companhia de gestão dos ativos e melhoria contínua dos indicadores de qualidade.
-
Social23 horas atrás
Casamento Ana Luísa e Ruan encanta em Palmas
-
Social3 dias atrás
Alessandra Andrade resgata o brilho dos concursos de beleza em Palmas
-
Social5 dias atrás
Rogerio e Marttha Ramos celebram formatura da filha
-
Economia2 dias atrás
65% dos consumidores devem comprar presentes no Dia dos Pais
-
Entretenimento4 dias atrás
Lixo eletrônico vira arte e convida à reflexão ambiental no Parque Cesamar