Governo do Tocantins
OPAS mostra para o mundo, Projeto Botinho do Tocantins como exemplo bem-sucedido de prevenção aos afogamentos

A entidade é ligada à Organização Mundial da Saúde, e vai destacar em reportagem a iniciativa do Governo do Tocantins com as crianças em várias regiões do estado
Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Exemplo de ação bem-sucedida nas áreas de prevenção aos afogamentos e salvamento aquático, o Projeto Botinho do Tocantins atraiu os olhares da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e agora vai aparecer em grande reportagem que traz relatório global sobre o tema. Um levantamento completo será publicado no próximo mês, novembro, e a cobertura jornalística da própria OPAS vai contextualizar a participação do Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, e parceiros, junto com crianças e adolescentes em várias regiões do estado.
A OPAS vai revelar os números de acidentes com vítimas fatais neste tipo de ocorrência, que só este ano, no estado, já teve 50 fatalidades. Entretanto, a Organização Panamericana de Saúde descobriu no Projeto Botinho do Tocantins e o SOBRASA Kids, que fazem parte do escopo do Programa Município Mais Resiliente ao Afogamento, a forma de tratar o problema, com o Governo do Tocantins, CBMTO e parceiros focados na prevenção envolvendo diretamente os estudantes.
“Sempre foi preocupação nossa reduzir os números de afogamentos, e o Projeto Botinho do Tocantins é uma esperança que temos na multiplicação das orientações para assim alcançar mais pessoas e gestores das praias e áreas balneares, no sentido de se preocuparem ainda mais com essa temática”, explicou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO. “As crianças são excelentes multiplicadoras e o Corpo de Bombeiros Militar, com todo seu efetivo, tem se esforçado para que o nível de conscientização e cuidados aumentem, diminuindo o índice de fatalidades com essas ocorrências em todas as regiões do nosso estado”, completou o comandante.
Desde 2022, o Projeto Botinho do Tocantins já alcançou centenas de crianças que residem em cidades ribeirinhas, levando a elas instruções sobre prevenção ao afogamento, noções de salvamento aquático e preservação ambiental. As atividades têm duração de dois dias, e os bombeiros militares usam de meios práticos e diretos para ensinar a elas como se prevenir na praia, na água e até mesmo em casa ou na escola, multiplicando o que aprenderam. Brincadeiras, gincanas, palestras, folders e outros métodos fazem parte do processo.
“Dentre os estados brasileiros, o Tocantins possui o 5° maior índice de mortes por afogamento, são 4,64 para cada 100 mil habitantes. Com o objetivo de reduzir essas mortes, o CBMTO desenvolve ações nas frentes educativa, preventiva e de salvamento. A mensuração e inferência dos dados sobre afogamentos e riscos de incidentes aquáticos são fundamentais para a customizar as implementações para mitigação dessa tragédia. As praias do estado contam com demarcação de área de banho, placas instrutivas e guarda-vidas, que aumenta de forma considerável a segurança para o público praieiro”, pontuou o tenente-coronel Antônio Luiz Soares da Silva, comandante da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Colinas.
Conhecida como cidade das águas, Lajeado recebeu o Projeto Botinho do Tocantins pela primeira vez, nos últimos dias 17 e 18, na Praia do Segredo. Dezenas de crianças participaram, além de pais e professores. No grupo estava João pedro de Souza, 16 anos, que até participou de simulação como se estivesse se afogando e precisando de socorro.
“Foi emocionante”, disse. “Eu não sabia que o salva-vida chegava tão rápido. A gente sente um conforto na hora que ele chega, abraça a pessoa e traz [para a areia]. A pessoa sente um conforto”, contou João Pedro.
“Lajeado está no caminho certo. A primeira impressão é essa, de saber que a gente está fazendo direito ao nosso trabalho, cumprindo a nossa obrigação, a nossa responsabilidade com o meio ambiente e a prevenção ao afogamento. O Projeto Botinho do Tocantins é muito bacana e a gente percebeu que as crianças de fato compreenderam as instruções”, relatou Lenízia Costa, secretária de Meio Ambiente e Turismo da cidade.
A jornalista Sarah Buogo, consultora de comunicação da OPAS, em Brasília, passou dois dias acompanhando as ações do Projeto Botinho. Além de colher entrevistas com os participantes e fazer também a cobertura fotográfica, Sarah ainda fez passeio de jetski, igual todas as crianças inscritas nesta edição. “A gente está aqui para mostrar uma boa prática para a região das Américas sobre prevenção ao afogamento”, afirmou.
Em 2024, o Consórcio Estreito Energia (CEST), adotou o Projeto Botinho do Tocantins e se fez presente nas edições de Pedro Afonso, Barra do Ouro, Babaçulândia e Filadélfia. A empresa, que tem sede em Estreito – MA, atua no Projeto Botinho do Tocantins ofertando palestras, materiais didáticos e apoio logístico, facilitando a execução das atividades. Para 2025, o Consórcio afirmou que vai ampliar o patrocínio para dez cidades.
Governo do Tocantins
Governador participa de missa campal do Senhor do Bonfim
Em Natividade, governador Wanderlei Barbosa participa da tradicional missa campal do Senhor do Bonfim ao lado de milhares de romeiros.
Missa campal e peregrinação a pé reforçam a tradição secular e o valor cultural do Dia do Senhor do Bonfim, celebrado pela primeira vez como feriado estadual após a instituição da lei.

Ao lado de milhares de romeiros, o governador Wanderlei Barbosa celebrou a festividade, reforçando a importância da valorização cultural. “Cumprimento todos os romeiros, líderes da Igreja e os tocantinenses, e expresso minha alegria por estar presente neste momento. Faço questão de vir todos os anos para prestigiar o Senhor do Bonfim. Fico feliz que, neste ano, a participação tenha aumentado bastante, especialmente por conta do feriado, que permitiu a todos a liberdade de manifestar sua fé. Estou à disposição da Igreja para ajudar no que for necessário durante a romaria. Agradeço a Deus por estar ao lado de todos vocês, fiéis que vieram com gratidão e confiança”, ressaltou o chefe do Executivo.
A missa campal é um momento especial que reúne devotos de toda a região.
A Importância da Missa Campal e sua Tradição na Romaria do Senhor do Bonfim
A missa campal foi presidida pelo bispo Dom José Moreira da Silva, da Diocese de Porto Nacional, marcando o ponto alto das celebrações da Romaria do Senhor do Bonfim e reunindo fiéis em um momento de fé e devoção. O local também abriga um santuário erguido em homenagem à imagem sagrada, tornando-se um destino de peregrinação que atrai visitantes de todas as regiões do país, encantados pela tradição, história e espiritualidade que marcam a festividade. Tradicionalmente, após a missa, a estátua de Jesus na cruz é carregada pelos fiéis até a Igreja do Bonfim, encerrando a celebração.
A missa campal é reconhecida não apenas como um ato de fé, mas também como uma celebração que fortalece os laços comunitários.
“É uma grande alegria presidir esta missa da romaria, um momento de fé e devoção que une milhares de romeiros em gratidão a Deus e ao Senhor do Bonfim. Somos todos iguais perante Deus e que Ele nos dê forças para permanecermos aqui praticando a fé”, declarou o bispo José Moreira.
A importância da missa campal transcende a esfera religiosa, refletindo a cultura tocantinense.
O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa, emocionado, destacou a dedicação de todos que tornam o evento possível e agradeceu ao Governo do Tocantins pelo apoio. “Dou graças a Deus por este momento tão especial da nossa romaria. Cada passo que realizamos aqui é feito com o coração e guiado pela fé. Dirijo minha sincera gratidão ao bispo Dom José Moreira, a todos os queridos romeiros presentes e ao governador Wanderlei Barbosa, nosso amigo e parceiro desta romaria. Nada disso teria sentido sem a dedicação conjunta que torna possível este encontro, um verdadeiro ato de fé”, afirmou o sacerdote.
O Festejo do Senhor do Bonfim, que ocorre nos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema do dia 6 até o dia 17 de agosto, inclui missas, novenas, procissões, caminhadas, recitação do terço e outras manifestações de fé e devoção. Entre as tradições mais marcantes está a peregrinação a pé de fiéis, que percorrem cerca de 23 km, do município até o povoado Bonfim, expressando fé e gratidão pelas graças alcançadas.
A missa campal e as diversas atividades do Festejo do Senhor do Bonfim atraem romeiros de todo o Brasil.
Fiéis
Moradora de Gurupi, Kilsa Nathália Pereira Gonçalves é uma das peregrinas que percorreu, a pé, o trajeto de Natividade até o Santuário do Senhor do Bonfim. “Já vim várias outras vezes para a romaria, mas é a primeira que faço o trajeto a pé para pagar promessa que fiz há dois anos. É um sentimento gratificante pela bênção, por isso fiz questão de fazer o percurso. Me sinto muito emocionada por ter conseguido chegar até aqui”, expressou.
Devoto do Senhor do Bonfim, Advan Dias, de Porto Nacional, carrega décadas de fé e tradição com o santuário. “Já tem mais de 40 anos que frequento as festividades do Senhor do Bonfim. É um sentimento de muita alegria porque, sempre quando venho, me sinto uma pessoa realizada e muito feliz de estar aqui. Inclusive, faço aniversário hoje, dia 15 de agosto, no Dia do Senhor do Bonfim”, contou Advan.
O sentimento de alegria na missa campal é compartilhado por todos os que participam desse momento único.
Apoio
No trajeto da romaria, os fiéis contaram com ponto de apoio instalado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), no km 12 entre o município de Natividade e o povoado Bonfim. O espaço ofereceu área para descanso e atendimento básico de saúde, como aferição de pressão arterial e pequenos curativos, além de distribuição de água e refeições para auxiliar na recuperação da caminhada.
Durante a romaria, a missa campal é um ponto de encontro para os fiéis expressarem sua devoção.
Além disso, o Governo do Tocantins reforçou a segurança por meio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) para acolher os devotos participantes da peregrinação, bem como ofereceu suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult).
Dia do Senhor do Bonfim
Com o objetivo de valorizar as tradições e fomentar o turismo religioso, o Tocantins celebra, neste ano, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, que estabelece o dia 15 de agosto como feriado em todo o estado. A data busca preservar as tradições e a cultura tocantinense; promover a integração sociocultural entre as comunidades locais; fortalecer o patrimônio cultural; e incentivar o turismo religioso.
Tradição
A tradição cultural da Romaria do Senhor do Bonfim teve início em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco, na região do povoado Bonfim. Segundo a história local, ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo lugar onde havia sido encontrada. Esse episódio marcou o início da devoção que, ao longo dos anos, se expandiu pelos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema, consolidando-se como a maior festa religiosa do Tocantins.
Assim, a tradição da missa campal se perpetua, unindo gerações em fé e gratidão.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa participa da Missa dos Vaqueiros em Taguatinga e fortalece tradição secular
Celebração religiosa faz parte da programação dos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora d’Abadia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, nesta quinta-feira, 14, mais uma vez, da tradicional Missa dos Vaqueiros em Taguatinga, no sudeste do estado. A celebração integra a programação religiosa e cultural do festejo de Nossa Senhora d’Abadia, padroeira da cidade, comemorada nesta sexta-feira, 15.
O chefe do Executivo destacou que os festejos de Taguatinga constituem uma das mais importantes e tradicionais manifestações religiosas e culturais do Tocantins. “Essa missa faz parte de uma manifestação religiosa tradicional de Taguatinga. Estou feliz em poder estar aqui para celebrar e festejar com a comunidade, com os vaqueiros do Tocantins, pelos quais tenho grande admiração”, ressaltou o governador.
A primeira-dama Karynne Sotero externou a satisfação em participar da programação. “Estamos felizes em poder participar dessa grande festa e dessa celebração religiosa, uma das maiores do gênero na região sudeste. É uma forma de fomentarmos nossa cultura e nossas tradições”, enfatizou.
Um dos maiores entusiastas das tradições locais, o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, agradeceu ao governador por mais uma vez prestigiar a programação e falou sobre o festejo. “É uma tradição secular, que preservamos com carinho. O festejo de Nossa Senhora d’Abadia é uma festa belíssima, a exemplo da Missa dos Vaqueiros, que homenageia o homem do campo, o trabalhador. Portanto, agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por nos prestigiar e pelo apoio cultural, financeiro e logístico. Isso constitui uma forma de valorizar a cultura, as tradições, o passado e o presente”, ressaltou o prefeito.
Os festejos de Nossa Senhora d’Abadia vêm sendo realizados há décadas em Taguatinga e atraem romeiros e visitantes da região e de todo o estado. Novenas e missas são realizadas durante os dias de festa, com destaque para a Missa dos Vaqueiros, quando peões e produtores rurais da região se curvam diante da santa em sinal de respeito e agradecimento.
As Cavalhadas são outra grande atração, um evento com mais de 80 anos de história. O maior espetáculo a céu aberto do estado encena a disputa entre cavaleiros cristãos e mouros. Além da parte religiosa, com novenas e missas, a festa atrai milhares de pessoas com shows de artistas regionais e nacionais, movimentando o comércio e o turismo local.
Texto: Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins
Governador prestigia show de padre Fábio no Senhor do Bonfim
Em gesto de fé e respeito à tradição, governador Wanderlei Barbosa prestigia show do padre Fábio de Melo no Santuário do Senhor do Bonfim.
Programação fomenta o turismo religioso, atraindo pessoas das mais diversas regiões do Tocantins e até de outros estados.

A programação fomenta o turismo religioso, atraindo pessoas das mais diversas regiões do Tocantins e até de outros estados, que procuram o local para pagar promessas e fortalecer a fé. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa também participou da entrega do Título de Cidadão Tocantinense ao padre Fábio de Melo. A honraria foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Na condição de romeiro, o chefe do Executivo estadual ressaltou que, a exemplo dos anos anteriores, compareceu para louvar e prestigiar esse momento marcante da programação. “Estivemos aqui com todos os romeiros, para apreciar essa grande atração, que é o show do padre Fábio de Melo, que recebeu o Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa”, enfatizou o governador, ao destacar o primeiro feriado estadual do Senhor do Bonfim, a ser comemorado nesta sexta-feira, 15 de agosto.
A primeira-dama Karynne Sotero salientou as ações do Estado para proporcionar bem-estar a quem participa deste momento. “A estrutura de apoio da Setas [Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social], por exemplo, é um espaço de cuidado, escuta e acolhimento. A gente sabe que quem vem até aqui, muitas vezes enfrenta desafios para estar presente e o papel do Estado é garantir dignidade, conforto e respeito a todos os romeiros”, pontuou.
O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa, agradeceu a presença do governador e reforçou a importância da programação. “Agradeço o apoio para realização dessa importante programação cultural e religiosa para o nosso povo. A fé e a cultura não se dissociam. O romeiro vem aqui primeiro pelo Senhor do Bonfim, mas ações como esse show fomentam muito a vinda do romeiro ao Santuário”, declarou.
Com o tema Romeiros: Peregrinos de Esperança, a programação litúrgica oficial do Festejo do Nosso Senhor do Bonfim, em Natividade, iniciou no dia 6 e segue até 17 de agosto. A festa reúne fiéis, peregrinos e turistas durante dias de intensa programação, incluindo terços, novenas, caminhadas e procissões. Uma das tradições mais marcantes é a romaria a pé, em que os devotos percorrem cerca de 23 km da cidade de Natividade até o povoado do Bonfim.
Devota do Senhor do Bonfim e frequentadora assídua do festejo todos os anos, Maria do Socorro Souza, do município de Alvorada, elogiou a programação deste ano e destacou que o show enriqueceu o evento. “Este ano a programação religiosa está muito boa e a presença do padre Fábio de Melo fortalece a fé dos romeiros. Além da espiritualidade, o show constitui também um momento de entreterimento”, concluiu.
Deocleciano Aires, que também participa do festejo todos os anos, assegurou que a presença do padre Fábio de Melo demonstra a importância do festejo para os tocantinenses. “Um show desse porte demonstra a grandeza da romaria, enriquece a festa e movimenta o turismo religioso”, comentou.
“Essa romaria que tem praticamente 300 anos. Agora, com esse show católico, com certeza trouxe mais interatividade no local”, ressaltou o padre Marcos Rabelo Campos, da cidade de São Valério da Natividade.
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governador participa de missa campal do Senhor do Bonfim
-
Social3 dias atrás
Rayley Campos Luzza inaugura o Salão de Beleza Chique Maria
-
Moda e Estilo2 dias atrás
Frezano Boutique sugere acessórios para show Henrique & Juliano
-
Entretenimento4 dias atrás
Espetáculo infantil leva ao palco a magia do Cerrado tocantinense, unindo arte, consciência ambiental e uma boa dose de humor