Operação Domus Magna investiga fraudes em Angico

Polícia Federal Desarticula Grupo Criminoso Investigado por Desvios de Recursos Públicos no Estado Do Tocantins

Araguaína/TO – 28 de agosto de 2025. A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Domus Magna, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso investigado por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no município de Angico/TO.

Nesta etapa, policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal em Araguaína/TO, nos municípios de Angico, Tocantinópolis, Araguaína e Ananás.

Servidora e familiares entre os suspeitos

De acordo com o inquérito, entre os investigados estão uma servidora pública de Angico/TO e familiares, suspeitos de utilizarem empresas em nome da própria família para fraudar contratos e desviar recursos da Prefeitura.

As investigações apontam ainda que o grupo teria arregimentado “laranjas” para receber os valores desviados. Essas pessoas ficavam com uma pequena parcela como recompensa, repassando a maior parte ao grupo criminoso.

Prejuízo estimado e possíveis crimes

A estimativa é de que os desvios somem mais de R$ 5 milhões. Os investigados poderão responder por fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, crimes que juntos podem resultar em até 12 anos de prisão.

Origem do nome

O nome da operação, Domus Magna, significa “Casa Grande” em latim e faz referência ao envolvimento de vários familiares da servidora pública nas fraudes investigadas.

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui