conecte-se conosco

Economia

Os desafios para fechar as contas no último mês do ano

Publicadas

sobre

Especialista da XP Investimentos defende planejamento e orienta sobre uso do 13º salário

O Natal em 2022 deve movimentar mais de R$ 66 bilhões em vendas, segundo estimativa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A pesquisa aponta que quase 118 milhões de pessoas devem sair às compras neste mês de dezembro, o que representa 73% dos consumidores no país. Em Palmas, a Câmara de Dirigentes Lojistas estima que esse índice alcance 77%.

Dezembro também é o mês em que os brasileiros se organizam para pagar diversos tributos que são cobrados a partir de janeiro, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), além das despesas fixas mensais. E ainda costumam entrar na lista de pagamentos do mês, gastos com viagem de férias, matrículas e materiais escolares, seguros, dentre outros.

Com tantos motivos para gastar mais dinheiro, é importante que os brasileiros iniciem seus planejamentos financeiros desde já, para não sofrerem prejuízos agora e no início de 2023. Para isso, podem e devem contar com um recurso muito importante neste período: o 13º salário. Fátima Martins, líder regional da XP Investimentos no Tocantins, explica que o 13º é uma renda importante e que deve ser priorizada para o pagamento de dívidas ou quitação de contas. A especialista reforça ainda a importância do planejamento financeiro para elencar prioridades, conhecer seu orçamento e para fazer o melhor uso do dinheiro de acordo com a sua realidade.

Para Martins, um planejamento simples pode tanto servir para organizar as contas de uma pessoa com dívidas acumuladas e em atraso, como para ajudar aquelas pessoas que conseguem pagar as suas contas, mas deixam de ganhar dinheiro por não saber investir uma parte do que recebem. Nesse sentido, Fátima Martins orienta que o 13º salário seja utilizado não somente para pagar dívidas e comprar presentes.

“É interessante aproveitar a oportunidade de um recurso a mais que entra no orçamento doméstico com o recebimento do 13º, para uma auto educação em investimento financeiro. Ou seja, o trabalhador pode pegar uma parcela desse pagamento para aplicar em ativos que não exigem grandes aportes, e com isso já treinar um comportamento que poderá ser repetido ao longo do próximo ano, com o seu salário regular”, defende.

No Tocantins, o direito ao 13º salário beneficia mais de 215 mil trabalhadores formais com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). A primeira parcela já foi paga no mês passado e a segunda será repassada até o dia 20 de dezembro, a não ser para os trabalhadores de empresas que decidiram pagar em parcela única, depositadas antes do dia 30 de novembro.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda