Governo do Tocantins
Padaria Artesanal leva esperança e renda ao Tocantins
Projeto Padaria Artesanal chega ao Tocantins com cursos, crédito e inclusão. Uma nova chance para quem sonha em recomeçar com dignidade e renda própria.

Quando o pão é mais que alimento: é oportunidade, é transformação
Na manhã desta quinta-feira, em Brasília, um gesto simples – aprender a fazer pão – carregou um significado imenso para centenas de tocantinenses que, mesmo sem saber, tiveram suas vidas tocadas por um projeto que nasce do coração e chega às mãos.
A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais do Tocantins, Karynne Sotero, e a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, estiveram juntas em uma capacitação do Senac que vai muito além da massa e da farinha. Elas acompanharam o treinamento que prepara os primeiros multiplicadores do Projeto Padaria Artesanal, que será implantado em maio no Tocantins, por meio do programa Mãos que Criam.
E por que isso importa para você?
Porque esse projeto não é apenas sobre ensinar a fazer pão. É sobre devolver o valor, o orgulho e a esperança a quem já quase esqueceu o próprio potencial. É sobre mulheres e homens que, em situação de vulnerabilidade, vão ter nas mãos não só uma receita, mas um novo começo. Uma chance real de recomeçar com dignidade, empreender, gerar renda, alimentar os filhos — e a própria autoestima.
“Projetos como esse transformam realidades”, afirmou emocionada a primeira-dama Karynne Sotero. E é isso que está em jogo: transformar vidas, uma fornada de esperança por vez.
Seis tocantinenses foram até Brasília para aprender, mas voltam com a missão de ensinar. De levar o conhecimento a cada canto do nosso estado, onde houver alguém esperando por uma oportunidade para se reerguer. São servidores da Setas que se tornam agora sementes de mudança: Marco Antônio, Ronaldo Araújo, Dorivan Borges, Neuzivan Duarte, Renildo Rodrigues e Kátia Reijane.
Eles foram treinados para multiplicar. E vão. Porque quando o saber encontra propósito, ele vira poder.
O projeto é coordenado pela Setas em parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, oferecendo capacitação profissional e acesso a crédito facilitado, com juros baixos e prazos acessíveis. Ao final do curso, quem quiser empreender terá apoio para começar. E isso, no Tocantins, pode significar a diferença entre o desemprego e um futuro cheio de possibilidades.
A secretária executiva da Governadoria, Kátia Chaves, também falou com emoção: “Talvez muitos não tivessem uma profissão antes, mas se encontram em uma nova.”
E é isso que faz essa iniciativa ser tão poderosa: ela ajuda pessoas a se encontrarem.