conecte-se conosco

Palmas

Palmas adere ao Plano ‘Brasil sem Fome’ durante abertura da Conferência Estadual de Assistência Social

Publicadas

sobre

Crédito foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Este evento marca um novo tempo onde podemos sonhar com um Brasil melhor. É uma oportunidade de olharmos para os movimentos sociais com mais respeito, realizar um resgate de boas políticas públicas e uma oportunidade de levar, assim, mais dignidade às pessoas, especialmente, às pessoas que mais precisam”, a fala da prefeita Cinthia Ribeiro durante a abertura da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Palmas, nesta sexta, 29, representa bem como foi o evento que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além do vice-governador Laurez Moreira, a senadora Professora Dorinha, e outras autoridades estaduais. Na ocasião, a chefe do executivo municipal assinou a adesão ao Plano Brasil sem Fome, manifestando o compromisso em combater a pobreza.

O plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios para alcançar cerca de 100 metas traçadas, visando tirar novamente o Brasil do mapa da fome. São três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional: alimentação saudável, da produção ao consumo e; mobilização para o combate à fome.

A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social acontece no auditório Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), seguindo até às 18 horas desta sexta, 29; e no sábado, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30.

A participação do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à fome, Wellington Dias, foi o destaque do evento que lotou o auditório Cuica. Dias agradeceu nominalmente cada um dos prefeitos presentes, fez questão de enfatizar os programas que estão sendo retomados pelo Governo Federal, e os resultados já alcançados citando estudo do Banco Mundial que afirma que “65% dos filhos da Bolsa Família já saíram da pobreza” e, principalmente, a atuação dos entes municipais. “Eu agradeço aqui a toda nossa rede Suas, porque graças a essa rede onde tem uma pessoa pobre tem pessoas dando a mão, ajudando na alimentação, na questão da gestante, do bebê e na vacinação, e nos conflitos, quem primeiro toma conhecimento da violência são as pessoas que atuam neste poderoso sistema, que é o Sistema Único da Assistência Social”, ressaltou o ministro parabenizando os prefeitos presentes.

Representação estadual 

A Conferência Estadual é a consolidação das discussões que aconteceram nas etapas municipais e configura um espaço de deliberação, avaliação e proposição de melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O tema deste ano é ‘Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos’. A conferência é realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) do Tocantins, com apoio do Governo do Estado. A presidente do Ceas, Marciane Machado Silva. “Este é um momento importante quando as proposições que aconteceram nos municípios vêm para esse debate e depois serão levadas para a conferência nacional. Aqui serão tratadas as políticas públicas para a assistência social, um aspecto importante para o controle social, o financiamento, a intersetorialidade para fortalecer a assistência social e atender a todas as demandas dessa causa nobre que é assistência social”, disse.

Também participaram da programação representantes de movimentos sociais, da Universidade Federal do Tocantins, além de outras universidades; da Associação Tocantinense de Municípios ATM); do Programa Jovem Trabalhador e da Renapsi. Essa última teve participação especial no evento, com vídeo expositivo das ações, e entrega de brindes, por meio do Jovem Trabalhador, atendidos. Na Capital, atualmente são cerca de 1400 jovens beneficiados.

Representação estadual 
O vice-governador, Laurez Moreira,  lembrou que o Tocantins tem possibilidades de fomentar a assistência social, por suas características. “Falamos hoje sobre a importância do agronegócio para incentivar aqueles pequenos negócios, aqueles pequenos produtores rurais. EntãoO gestor da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, destaca que a Conferência é um momento democrático de ouvir e debater os temas que nortearão a política de assistência social. “É uma festa da democracia, momento de consulta popular, de ouvir e debater com os municípios e os demais atores para nortear e dar as diretrizes da assistência e do desenvolvimento social no Estado”, ressalta.

Representação municipal

As Conferências de Assistência Social são espaços de deliberação, avaliação e proposição de melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Neste ano, tem como tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos.

O Município de Palmas também esteve representado pela secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Adriana Aguiar; pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Trabucio, e a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Mila Jaber. A gestora da Assistência Social enfatizou a ampla participação da equipe da Sedes, que estará até o fim da conferência integrando as discussões da conferência.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda