Cultura e eventos locais
Palmas dá continuidade na campanha de vacinação contra influenza e covid-19 na próxima semana

SAÚDE
Palmas dá continuidade na campanha de vacinação contra influenza e covid-19 na próxima semana
31/03/2023 18:06
As campanhas de vacinação contra a influenza (gripe) e covid-19 continuam na próxima semana em Palmas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explica que a vacina contra a gripe e a imunização anticovid com a Pfizer Bivalente acontecerá na próxima semana nas salas de vacinas de 33 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, das 8 às 17 horas. Os demais imunizantes contra a covid-19 continuam em 15 unidades no mesmo horário. A programação pode ser conferida ao final do texto. Para se vacinar, a população deve levar documentos pessoais, cartão de vacina, cartão do SUS e documento que comprove integrar o público prioritário, se for o caso.
A Semus informa que fazem parte público elegível para a vacina contra a gripe pessoas com mais de 60 anos, adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros (as), crianças de 6 meses até menores de 6 anos, ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias; forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais de transporte coletivo; profissionais portuários; profissionais do sistema penitenciário, e trabalhadores da saúde.
No caso da Pfizer Bivalente, a Semus explica que o público prioritário para a imunização é formado por todas as pessoas com 60 anos ou mais; pessoas a partir dos 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação da liberdade, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos (independente de residir no território).
Os grupos acima devem ter recebido, no mínimo, duas doses das vacinas monovalentes com intervalo de quatro meses da última aplicação para tomar a bivalente. Os imunocomprometidos também entram no grupo prioritário, mas para estes, o esquema primário é de três doses, no mínimo. Saiba mais sobre a elegibilidade da Pfizer Bivalente.
Outras vacinas anticovid
Para a vacinação com a CoronaVac é possível agendar a 2ª dose em cinco unidades de saúde da cidade e nos distritos de Taquaruçu, Taquaruçu Grande e Buritirana, para a população acima de três anos. A Pfizer monovalente está sendo oferecida para a população acima de 12 anos, com a 1ª, 2ª e 3ª doses disponíveis, enquanto a 4ª dose está sendo oferecida para a população acima de 40 anos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidos a partir de 12 anos.
A Astrazeneca está sendo administrada apenas como 2ª dose para a população acima de 18 anos. A Pfizer Baby está disponível para crianças de seis meses a quatro anos e a Pfizer Pediátrica para crianças de cinco a 11 anos em unidades de saúde específicas. A Pfizer bivalente para pessoas acima de 60 anos se tiver tomado pelo menos duas doses, sendo a última há mais de quatro meses e o grupo prioritário acima dos 12 anos. Além disso, todas as unidades de saúde oferecem as vacinas de rotina para atualização do cartão de vacinação.
Cronograma completo de vacinação
Covid-19
CoronaVac: 2ª dose para população 3+
Horário: 8 às 17 horas
Segunda-feira – USF Arno 61 (503 Norte)
Terça-feira – USF Prof Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul)
Quarta-feira – USF Valéria Martins (Arse 122 – 1.206 Sul)
Quinta-feira – USF José Hermes
Sexta-feira – USF Taquari
Observação: as USFs Walterly Wagner (Taquaruçu Grande), Walter Pereira Morato (Taquaruçu) e Mariazinha (Buritirana) vacinarão mediante agendamento na própria unidade
Pfizer infantil
Pfizer Baby: crianças de seis meses a quatro anos
Pfizer Pediátrica: crianças de cinco a 11 anos
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
USF Arno 61 (503 Norte)
USF Prof Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul)
USF Valéria Martins (Arse 122 – 1206 Sul)
USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul)
USF Taquari
Agendamento prévio nas unidades
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
Pfizer e astrazeneca adulto
Pfizer monovalente: 1ª, 2ª e 3ª dose para população acima dos 12 anos e a 4ª dose para população 40+, profissionais de saúde e imunossuprimidos 12+
Astrazeneca: 2ª dose população 18+
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
USF da Arno 61 (503 Norte)
USF Arno 44 (409 Norte)
USF ASR-SE 75 (712 Sul)
USF Prof Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul)
USF Loiane Moreno Vieira (210 Sul)
USF Valéria Martins (Arse 122 – 1206 Sul)
USF Laurides Lima Milhomem (Jardim Aureny III)
USF Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)
USF Santa Bárbara
USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul)
USF Morada do Sol
USF Taquari
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande) – vacinação apenas na quinta-feira
USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
Vacinação de rotina
Cartão de vacina possui indicação do imunizante e a faixa etária para aplicação
Horário: 8 às 17 horas. Todas as 34 unidades de saúde da Capital
Pfizer Bivalente
Em todas as unidades, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, com exceção da USF da 603 Norte
Influenza
Em todas as unidades, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, com exceção da USF da 603 Norte
Cultura e eventos locais
A memorável festa de aniversário do advogado e secretário de justiça de São Paulo, Fernando José da Costa

Na noite mais badalada do ano, o cenário era o Villagio JK, onde as luzes cintilantes e o burburinho das conversas davam o tom de uma festa que ficará gravada nas páginas da sociedade paulistana. Fernando José da Costa, renomado advogado e Secretário Municipal de Justiça de São Paulo, celebrava mais um aniversário, e o evento não foi nada menos que espetacular.
Ao lado da sempre elegante Cristiane Zanetti da Costa, sua esposa e pedagoga, Fernando recebeu seus convidados com o calor e o charme de quem sabe exatamente como criar uma noite memorável. O ambiente, um verdadeiro desfile de personalidades ilustres, contava com políticos de alto escalão, empresários influentes e figuras icônicas do mundo das artes e da sociedade. O ex-presidente Michel Temer, o prefeito Ricardo Nunes e sua esposa Regina, e os ex-governadores Rodrigo Garcia e João Doria foram apenas alguns dos nomes que abrilhantaram a noite.
Os convidados se deleitaram com uma experiência culinária sofisticada, escolhendo entre a delicadeza da gastronomia italiana e a precisão dos sabores japoneses. A festa ainda contou com uma “ilha” exclusiva de uísques raros, onde apreciadores poderiam brindar à saúde do anfitrião com rótulos de primeira linha. E para quem gosta de música, os destaques foram os DJs badalados e as apresentações ao vivo de Maurício Manieri e da dupla Bruno e Marrone, que levaram os convidados ao delírio.
O ponto alto da noite foi o momento de homenagem, onde Cristiane e as filhas do casal, Júlia e Giovana, emocionaram o público com palavras que refletiram o carinho e a admiração pela figura de Fernando, tanto como pai quanto como profissional.
Mas a festa não foi apenas um evento de glamour e luxo. Demonstrando seu compromisso com o bem-estar social, Fernando pediu aos seus convidados que, em vez de presentes tradicionais, fizessem doações à “Missão Belém”, uma instituição que realiza um trabalho fundamental cuidando de pessoas em situações de vulnerabilidade.
Assim, a comemoração de Fernando José da Costa foi um evento que uniu celebração e solidariedade, marcando não apenas uma nova etapa em sua vida, mas também reafirmando seu compromisso com a justiça e o cuidado com os mais necessitados. Uma noite para ser lembrada, sem dúvida, como um marco na sociedade paulistana.
Créditos de fotos: Iara Morselli, Paulo Freitas e Sidnei Rodrigues

Show Mauricio Manieri

Fernando José da Costa e Ricardo Nunes

Maurício Manieri e Izabelle Manieri

Mariana e Zeco Auriemo

Luiz Fernando Furlan

Lucilia Diniz e Luiz Carlos Trabuco

Tutu Sartori e Mylla Christie

Toninho Abdalla

Michel Temer

Fernando José da Costa entre Mauricio Manieri e a dupla Marrone e Bruno

Fernando José da Costa e João Doria Jr

Fernando José da Costa e Cristiane Zanetti da Costa

Daniela Filomeno e José Seripieri Junior

Bete e Marcos Arbaitman com Silvio Tini

Augusto Arruda

Augusto Aras

A dupla Bruno e Marrone com a familia de Fernando Jose da costa

A dupla Bruno e Marrone
Cultura e eventos locais
Projeto Ocris divulga lista dos selecionados para oficina de criatividade sonora

Músicos receberão auxílio no valor de R$ 1.440,00; aulas iniciam no próximo dia 15, em Palmas
O projeto Ocris divulgou nesta segunda-feira, 13, o resultado dos músicos selecionados para a Oficina de Criatividade Sonora com o diretor artístico Heitor Martins Oliveira. Os quatro selecionados (Bárbara Peixe Boi; Diogo Goltara; Mira Benvenuto e Ruiter Castro) receberão auxílio no valor de R$ 1.440,00 de subsídio.
Os encontros, presenciais e online, com carga horária de aproximadamente 5 horas, ocorrerão no Laboratório de Música e Sonoplastia da UFT – Campus Palmas, entre os dias 15 e 30 deste mês.
Oliveira pontua que a seleção de instrumentistas foi realizada por meio de análise dos materiais enviados pelos candidatos, considerando os seguintes critérios: formação sólida, experiência de apresentações em público, conhecimento de leitura de partituras e afinidade de trabalhos anteriores com a proposta estética a ser desenvolvida nas aulas. “Nosso objetivo é realizar o intercâmbio de saberes em práticas sonoras musicais, tendo como resultado o registro de uma criação coletiva, uma vez que, as oficinas abordam as práticas de criação sonora e musical como forma de enriquecer a cultura tocantinense”, aposta.
Stella Antunes, produtora executiva do projeto, informa que além desta primeira fase, que é das oficinas, o projeto conta com mais duas etapas. A segunda, prevista entre os meses de junho e agosto, será a imersão dos músicos selecionados.
Nesta etapa, os artistas participarão de intercâmbios com grupos musicais do Tocantins, nas cidades de Palmas, Porto Nacional e Miracema, sob a condução do diretor artístico do projeto. “Durante essas vivências, além da troca de saberes, serão realizadas gravações de experimentações sonoras, um dos grupos convidados é o Vereda de Taquaruçu”, completa a produtora executiva.
A última etapa do projeto, em setembro, será a disponibilização de um podcast com as composições criadas durante as vivências de pesquisa e gravação dos resultados da Oficina de Criatividade Sonora.
Projeto
A Oficina de Criatividade Sonora é patrocínio do Edital 19 LPG Artes Tocantins – 2023. A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. “Por meio de uma série de ações conectadas, o projeto irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações”, completa Stella.
Créditos Foto: Capturacor
Cultura e eventos locais
Grupo Samba Mais apresenta rodas de samba em feiras livres da Capital

Com o objetivo de levar a riqueza e a tradição do samba e pagode para um dos ambientes de entretenimento preferido do tocantinense: as feiras livres, o Grupo Samba Mais vai desenvolver neste mês de Maio o projeto “Tem Roda de Samba na Feira”. O circuito de apresentações vai incluir a Feira de 307 Norte (05/05), Feira do Bosque (12/05) e Feira do Aureny I (26/05) com shows gratuitos.
De acordo com a produtora cultural Jacqueline Galvão, responsável pelo Projeto, a proposta é de levar a tradição do samba a diversos pontos da Capital, atendendo às regiões Norte, Centro e Sul. Os shows têm cerca de 1 hora e 30 minutos de duração e o repertório é influenciado por sambistas ilustres, como os Originais do Samba e Demônios da Garoa. “O repertório inclui canções do samba de roda ao partido alto passando pelo samba romântico e as misturas com o pagode e o baião”, adianta Jaqueline.
O diretor-geral do Grupo Samba Mais, Márcio Martins, complementa que, além do repertório de sucessos nacionais e internacionais do samba, o show trará canções autorais inéditas do Grupo e releituras e adaptações de outros gêneros musicais como o sertanejo e a livre improvisação. “As composições falam de amor, de situações do cotidiano e de questões sociais”, complementa.
Ele ressalta que a proposta é de homenagear e exaltar o Samba. “O samba caiu no gosto popular e conquistou depois da massa, os corações de todas as classes sociais. Ele carrega em si a história e a alma do povo brasileiro”, defende o diretor, que é também músico no projeto.
De acordo com Márcio Martins, a proposta é democratizar o acesso ao samba a todas as camadas da sociedade, independemente de classe social, cumprindo assim a função deste ritmo musical, que tem na raiz o encontro de culturas, gêneros e classes sociais. “Da mesma forma, as feiras livres são espaços frequentados por pessoas de todas as idades e classes sociais, tornando-se locais ideais para a promoção da cultura e da música brasileira. A presença do Grupo Samba Mais nas feiras proporcionará uma experiência cultural única, enriquecendo o ambiente com o ritmo contagiante do samba e do pagode”, conclui.
Projeto
O projeto é proposto por Jacqueline Galvão e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura.
Grupo
O Grupo Samba Mais é referência no Tocantins pelo trabalho de valorização e resgate da música brasileira e sua habilidade na interpretação do repertório do samba e pagode. Formado por uma família de músicos, a banda leva para o palco essa energia familiar e o prazer de partilhar afetos e paixão pela música, em um espetáculo que transborda alegria e compromisso com a boa música e uma proposta que vai além do entretenimento e diversão, promovendo trocas e partilhas exaltando a beleza e grandiosidade deste ritmo brasileiro que é Patrimônio Imaterial Brasileiro.
Ficha Técnica
Direção-Geral e Prestação de Contas: Márcio Martins
Realização: Grupo Samba Mais
Produção-executiva: Jacqueline Galvão
Músicos: Gemerson do Amaral Machado (vocal), Gilson Pinto da Silva (pandeiro), Márcio Augusto Monteiro Martins (reco reco e tamborim), José Claudio da Silva (bateria), Mario Gerson Rodrigues (cuíca), João José de Souza Filho (cavaco e vocal), Robson Moreira de Jesus (percussão), Edmilson Alves Barbosa (violão) e Nilson Adriano Siqueira do Nascimento ( teclado, flauta e sax)
Agenda:
– Feira de 307 Norte (05/05) às 10 horas
– Feira do Bosque (12/05) às 19 horas
– Feira do Aureny I (26/05) às 10 horas
-
Turismo2 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Palmas5 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional3 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes5 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival de Circo de Taquaruçu movimenta economia criativa