Social
Palmas recebe o primeiro exame de Ecoendoscopia: Avanço na saúde diagnóstica digestiva
Tecnologia combina a imagem endoscópica e a ultrassonográfica permitindo visualizar órgãos como pâncreas, vesícula e vias biliares, fígado, esôfago, estômago, duodeno e reto, com muito mais precisão e detalhes.
Nossa capital dá um grande passo na área da saúde digestiva ao anunciar a chegada do exame de ecoendoscopia no Gastrocentro. O lançamento oficial aconteceu no dia 19 de agosto, às 19h, em um evento exclusivo no Hospital Santa Thereza, onde especialistas e profissionais da saúde se reuniram para discutir as inovações e benefícios que ele traz para a comunidade.
A ecoendoscopia, também conhecida como ultrassonografia endoscópica, é um exame moderno que “combina a imagem endoscópica e a ultrassonográfica e permite visualizar órgãos como pâncreas, vesícula e vias biliares, fígado, esôfago, estômago, duodeno e reto, com muito mais precisão e detalhes. Além de possibilitar biópsias das lesões quando necessário”, explica a Dra. Renata Roana, Cirurgiã Geral, Endoscopista Digestiva e sócia do Gastrocentro.
Ainda, segundo Dra. Renata Roana, esse procedimento é muito importante principalmente nas áreas da Gastroenterologia, Oncologia e Cirurgia, pois permite avaliação detalhada de muitas lesões e alguns tumores. “A intenção do Gastrocentro é trazer para mais perto dos nossos pacientes o que há de mais moderno, possibilitando um diagnóstico e tratamento mais preciso”.
O evento de lançamento contou com a presença de cerca de 80 especialistas da área e teve como objetivo anunciar a chegada deste exame no Tocantins. Bem como, proporcionar um momento de aprendizado, uma vez que, esteve presente também o Gastroenterologista e Endoscopista do Hospital Brasília (Rede DASA) e da Clínica Gastrosul (DF), Ex-Presidente SOBED-DF, Ex-Coordenador e atual Membro do Núcleo de Ecoendoscopia da SOBED Nacional e Editor do livro Ecoendoscopia: Como eu faço, Dr. Bruno Chaves Salomão.
A chegada da ecoendoscopia para Palmas é um marco que coloca a cidade no mapa da medicina avançada no Brasil e a população pode ter acesso a esse exame da seguinte forma: o médico indica a necessidade de realizá-lo após a consulta e avaliação de exames adicionais. O procedimento é realizado na clínica Gastrocentro com sedação, realizada por anestesiologista, de forma segura e confortável.
O que é a Ecoendoscopia?
A ecoendoscopia é um procedimento médico que combina a endoscopia tradicional com a ultrassonografia. Esse exame permite visualizar as camadas internas do trato gastrointestinal, como o esôfago, estômago, pâncreas e intestinos, além de estruturas adjacentes como linfonodos e vasos sanguíneos.
Durante o procedimento, um endoscópio equipado com um transdutor de ultrassom na ponta é inserido pela boca ou reto do paciente. Isso permite uma visualização detalhada das paredes internas dos órgãos e dos tecidos circundantes, ajudando no diagnóstico de condições como tumores, cistos, pancreatite e no estágio de doenças como o câncer gastrointestinal. A ecoendoscopia é minimamente invasiva e pode ser usada para guiar biópsias.