Governo do Tocantins
Paratletas do Tocantins iniciam atividades de 2024 com estreia no Camping Paralímpico em São Paulo

Sete estudantes tocantinenses e o professor Rafael Gabarrão representaram o Estado no evento de imersão com equipe brasileira de paratletismo
O Tocantins estreou no Camping Escolar Paralímpico com sete atletas convocados para a Primeira Fase do evento, que é considerado uma das iniciativas mais importantes e base do paradesporto nacional e o primeiro contato dos paratletas, com idade entre 12 e 17 anos, com a rotina de treinamentos de alto rendimento.
O Camping foi promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), de 28 de janeiro e 4 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Neste ano, participaram da imersão de alto rendimento cerca de 100 estudantes em 10 modalidades. A programação incluiu treinos físicos e técnicos, com a mesma estrutura utilizada por atletas profissionais, bem como palestras sobre diversos temas que envolvem o esporte, totalizando em 14 horas diárias de atividades.
Os convocados foram os estudantes tocantinenses: Matheus Alves, do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CPMTO) José Aluísio (Araguaína); Irla Maria Correia, da Escola Estadual Ada de Assis Teixeira (Goiatins); Bruno Gabriel Coelho Damasceno, do Colégio Adventista (Palmas); Jheffersson Hallerrandro e Marcos Ricardo Cantuária, da Escola Estadual Eurico Mota (Xambioá); Aline Jordânia Carvalho e Hentony Santos, da Escola Estadual Machado de Assis (Araguanã).
Além dos estudantes, também foi convocado o professor Rafael Gabarrão, da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, como auxiliar técnico do Atletismo. “Foi espetacular nossa participação no 1º Camping de 2024 e estreia do Tocantins nessa convocação para apresentar aos nossos paratletas como é a rotina de treinamento de alto rendimento com atletas e técnicos da seleção brasileira”, avaliou.
No atletismo, o desempenho de Hentony Santos chamou a atenção da equipe nacional. Aos 16 anos ele tem marcas de 11’na prova de 100m e 51’ nos 400m e acumula muitas medalhas de ouro e recordes nacionais nas Paralimpíadas. Para ele, o Camping foi uma importante oportunidade para a sua evolução.
“Fiquei muito feliz em ser convocado e poder participar dessa experiência maravilhosa com a seleção brasileira e de conhecer atletas de todo o Brasil. Foram dias de muito aprendizado que vão ser muito bons para evoluir nos meus treinamentos e nas próximas competições”, relatou Hentony.
Bruno Damaceno, único paratleta da natação tocantinense no evento, contou que a participação no camping já teve reflexos em seu desempenho na piscina. “Foi muito bom ter essa oportunidade. É um treino mais puxado. Os professores foram superlegais, me deram umas dicas para nadar mais rápido e de respiração. Estou muito feliz de ter sido convidado a treinar lá e vou tentar melhorar cada vez mais para ir para o camping todos os anos”, contou.
Paralimpíadas e Parajets
Em 2023, o Tocantins fez sua melhor campanha nas Paralimpíadas Escolares, com 75 medalhas, conquistadas nas modalidades de Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Parabadminton e Halterofilismo. Os 47 paratletas tocantinenses trouxeram 24 ouros, 29 pratas, 22 bronzes, além de quebrarem oito recordes nacionais.
Os estudantes que participaram das Paralimpíadas foram selecionados na 9ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Tocantins e que reuniram paratletas de todas as regiões do Estado.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar nesta terça-feira, 16
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da PM – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O ato será realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, com a presença de autoridades.
A cerimônia oficializa a nomeação realizada pelo governador Laurez Moreira no último dia 9, quando designou o coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza para assumir o comando-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. No mesmo Diário Oficial do Estado (DOE), também foi nomeado o coronel Flávio Santos Brito como chefe do Estado-Maior da corporação.
“É com grande confiança que oficializo a passagem do comando da Polícia Militar para o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, cuja extensa carreira e competência garantirão à corporação um trabalho dedicado e seguro para a população”, afirma o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando é um dos ritos mais importantes do cerimonial militar e representa a transição do mais alto posto da instituição.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social1 dia atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento3 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô