conecte-se conosco

Tribunal Regional Eleitoral

Parceria entre TRE-TO e Justiça Federal facilitará acesso de moradores do interior ao Judiciário

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Os Pontos de Inclusão Digital (PID) são resultados da parceria entre o TRE-TO e órgãos do sistema judiciário

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) em parceria com a Justiça Federal assinou um termo de cooperação para a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID) em mais quatro municípios do Estado.  A assinatura do documento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14, durante a sessão ordinária.

A instalação dos novos pontos de apoio ao judiciário será nos municípios de Araguacema, Araguaçu, Lizarda e Mateiros .De acordo com o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, esses pontos de apoio à Justiça beneficiarão a população que precisa dos serviços.

 “Estar onde a população precisa, este é o nosso compromisso. Com esta parceria e ao instalar o PID nestas cidades, será possível facilitar o acesso do cidadão aos serviços. Ou seja, estamos aproximando a justiça da população”, afirmou o magistrado.

Representando a Justiça Federal, o juiz federal e membro da Corte do TRE-TO, Gabriel Brum Teixeira, ressaltou a relevância da ação cooperativa. “Quero registrar a satisfação da Justiça Federal em assinar esse termo e a importância desta ação cooperativa dos órgãos federais com o intuito de levar a justiça mais próxima ao cidadão. Nós temos uma relação institucional de longa data, cada vez mais estreita entre a Justiça Federal e o Tribunal Regional Eleitoral”, disse o juiz Gabriel Brum.

O que são os PIDs

Os Pontos de Inclusão Digital (PID) têm o objetivo de promover o acesso aos vários ramos da Justiça. São espaço que permitem, de forma adequada e simultânea para mais de um ramo do Poder Judiciário, a realização de prestação de serviços, de atos processuais, como depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual.

Adesão ao projeto

A adesão de mais órgãos do Poder Judiciário a este projeto aconteceu no dia 7 de dezembro, na presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Chamado “Espaço da Cidadania”, inicialmente como uma parceria entre o TRE-TO, Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e a Prefeitura de Lajeado, o local em Lajeado atende a população da região com serviços eleitorais e realização de audiências e serviços da defensoria, desde agosto deste ano.

Autoridades

Estavam presentes no ato os membros da Corte, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, o ouvidor regional e ouvidor da Mulher+, juiz José Maria Lima, juíza Silvana Maria Parfieniuk, juiz Rodrigo de Meneses dos Santos, juiz Antônio Paim Broglio e o representando a Procuradoria Regional Eleitoral, Rodrigo Mark Freitas. Esteve presente ainda Ricardo Antônio Nogueira, da Associação Administrativa da Justiça Federal.

Também acompanharam a ocasião, a chefe de gabinete no TJTO,  Kênia Cristina de Oliveira, o secretário Judiciário e de Gestão da Informação, Vick Mature Aglantzakis e demais servidores e assessorias da Justiça Eleitoral.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *