conecte-se conosco

Palmas

Palmas inicia 1ª etapa do maior parque urbano do Norte

Parque Linear dos Pioneiros terá 8 km de extensão e promete ser o maior do Norte do Brasil. Primeira etapa será implantada no dia 17 com R$ 3 milhões.

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Projeto arquitetônico do Parque dos Pioneiros de Palmas – Foto: Divulgação

O Parque Urbano Linear Parque dos Pioneiros começa a se tornar realidade nesta terça-feira, 17, com a implantação da primeira etapa no Córrego Machado, nos Aurenys II e III, na região sul de Palmas. A solenidade de lançamento está marcada para as 17 horas, com descerramento da placa marcando o início das obras.

Projeto ambiental e urbano com impacto social

O novo parque integra o Projeto Palmas mais Resiliente, voltado à recuperação ambiental, regularização fundiária, drenagem, pavimentação e inclusão social. A primeira fase do projeto terá investimento superior a R$ 3 milhões e beneficiará mais de 60 mil moradores da região.

Durante o evento, também serão inaugurados o Laboratório de Articulação Urbana, espaço voltado a reuniões comunitárias, oficinas de capacitação e inclusão profissional, e a nova sede das Subprefeituras dos Aurenys e Taquaralto.

Presenças confirmadas

O lançamento da obra contará com representantes da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), Ministério das Cidades, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiros estratégicos do projeto.

Estrutura com lazer, acessibilidade e inclusão

O parque contará com uma praça no Núcleo 1 equipada com pista de skate de 3 mil m², playground, espaço pet, quadra de vôlei de areia, campo de futebol, academia ao ar livre e um espaço sensorial dedicado a crianças neurodivergentes.

Maior parque urbano linear da Região Norte

O projeto completo do Parque Urbano Linear terá aproximadamente 8 km de extensão, acompanhando o trajeto do Córrego Machado — desde bairros como Santa Bárbara até a foz próxima à ponte do Ribeirão Taquarussu, na Avenida Teotônio Segurado.

“O prefeito Eduardo quer um cuidado especial com a implantação de projetos ambientais e urbanos para os próximos anos. Vamos avançando com a implantação de cada núcleo do projeto”, afirmou o secretário Ronaldo Dimas.

Preservação e qualidade de vida

O modelo linear do parque garante a proteção de áreas de preservação permanente, ao mesmo tempo em que oferece espaços verdes, arborização e lazer para a população. Será a maior intervenção urbana desde a construção de Palmas, unindo infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento social.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *