Governo do Tocantins
Patrimônio cultural do Tocantins em foco: autoridades se reúnem para fortalecer ações de preservação
Em um movimento conjunto para a salvaguarda do patrimônio cultural do Tocantins, uma reunião significativa aconteceu entre importantes autoridades. Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esteve com o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, em um encontro que contou com a presença de figuras notáveis como o secretário Tião Pinheiro e a secretária dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Werreria.
A reunião, que se desenrolou sob o olhar atento de Cejane Muniz, superintendente do Iphan no Tocantins, e Cícero Belém, coordenador do Ministério da Cultura no Tocantins, teve como foco central a discussão sobre medidas e ações para a proteção e promoção do patrimônio do estado.
O presidente do Iphan não poupou palavras ao enfatizar o renovado compromisso do Governo Federal com a cultura e patrimônio do país. Leandro Grass destacou o “Projeto Patrimônio Cidadão” em andamento em cidades como Natividade e Porto Nacional. A iniciativa representa um avanço para as famílias de baixa renda, visto que prevê intervenções nas casas dessas pessoas, garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida. “Com um orçamento de cerca de R$ 4,5 milhões, estamos empreendendo esforços para recuperar residências e até mesmo ruínas”, explicou Grass.
Tião Pinheiro, secretário à frente da Secult, evidenciou a criação do Ministério da Cultura no âmbito federal e a reestruturação da Secretaria de Cultura no estado do Tocantins. “O Tocantins é um verdadeiro tesouro em termos de patrimônio material e imaterial. E a parceria entre o Iphan e o Ministério da Cultura é fundamental para que não percamos nossa rica história”, afirmou.
Um documento importante foi entregue ao Governador durante o encontro. O Iphan, por meio de um ofício, solicitou a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é estabelecer uma atuação conjunta na proteção do patrimônio material e imaterial do Tocantins, incluindo mapeamentos, registros e outras medidas necessárias para preservar os bens culturais do estado.
Essa reunião marca uma nova etapa no compromisso das autoridades tocantinenses com o patrimônio do estado. Um futuro promissor se desenha para a cultura e história do Tocantins, com ações sólidas de preservação e valorização.
Fotos: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins