Carros
Paulo Pichini e Paulo Bomba seguem para o 10º Sertões juntos
Dupla paulistana vai correr com o Mitsubishi Triton Evo #307, pela categoria T1 Brasil, com apoio da Accert Competições, e já está pronta para embarcar rumo a Petrolina (PE) para a disputa da principal competição de rally das Américas, a partir de 11 de agosto.

Paulo Pichini e Paulo Bomba renovam a parceria pela décima vez e têm presença confirmada nesta 31ª edição do Sertões. A dupla vai disputar com o Mitsubishi Triton Evo #307, pela categoria T1 Brasil, e terá apoio técnico e logístico da Accert Competições. Os dois já estão nos preparativos finais para embarcar rumo a Petrolina (PE) de onde a competição largará no dia 11 de agosto. Ao todo serão aproximadamente 3.800 quilômetros de deslocamento totais, sendo 2.080 em especiais, percorrendo três estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco e Ceará, até chegar à Praia do Preá, em Cruz (CE), no dia 19 de agosto.
Para Paulo Pichini, nascido e radicado na Capital Paulista, esta edição terá um marco histórico na sua carreira. Será sua 20ª participação nos Sertões, o que lhe dá mais peso para um bom resultado. “Será uma competição interessante, com esse trajeto diferenciado e recheado de desafios. Sempre criamos a expectativa de ganhar e esperamos por isso, mas se estivermos dentro do pódio na chegada final sairei com o sentimento de dever cumprido”, avalia o piloto que conquistou o sexto lugar, categoria novatos, do Rally Dakar 2009.
O também paulistano Bomba, de 48 anos, terá sua 13ª participação na maior competição fora de estrada das Américas. A extensão mais curta do evento, porém com alto nível técnico de dificuldade das especiais, anima o navegador. “Gostei do formato ‘margarida’ dos trechos, com três provas em formato de laço. Tem um roteiro desafiador, com pistas pedregosas e arenosas. Acredito que será bem técnico, exigindo de nós, competidores, muita habilidade e astúcia. A ansiedade será inimiga”, acredita o navegador que tem em sei currículo três pódios no Sertões (Segundo, terceiro e quarto lugar na categoria Protótipo), além do bicampeonato Paulista de regularidade.
Embora, em extensão, seja a edição com menos quilômetros de deslocamento, os organizadores apresentaram um percurso altamente competitivo, nos mesmos graus de dificuldades e belezas naturais dos anos anteriores. O Sertões terá início com o Prólogo, em Petrolina, no dia 11. As duas primeiras etapas serão disputadas em forma de laço, sendo a primeira, no dia 12, com 174 quilômetros de especiais, e a segunda com 372 quilômetros de cronometrados, percorrendo o Raso da Catarina.
A terceira etapa segue para Xique-Xique (BA), na primeira perna da Maratona, com 404 quilômetros de disputas. A segunda perna, equivalente à quarta etapa, retorna para Petrolina com mais 324 quilômetros de desafios. Na quinta etapa, em 16 de agosto, a caravana parte para a região do Crato (CE), com mais 213 quilômetros de desafios. Na sexta parte do rali, o trecho cronometrado segue para Sobral (CE), em 207 quilômetros de prova.
No dia 18, a competição chega ao seu destino em Cruz, após 226 quilômetros de aventuras. A etapa final, em 19 de agosto, será novamente em formato de laço, com 160 km de areiões até a chegada à Praia do Preá (Cruz /CE), onde acontecerá a festa da chegada.
Para a disputa do Sertões, a dupla Paulo Pichini e Paulo Bomba é patrocinada por Go2next, Cisco/Meraki, TD SYNEX, Leyard, GP Cabling , SELI Logística, Flash Rodas e BAC’s. Além da Go2next, que é a provedora de tecnologia para o evento do Sertões para acessos seguros de dados, voz e vídeo da organização, imprensa, competidores e cronometragem, garantindo o ambiente seguro 24 horas por dia.
A equipe Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), recebe o patrocínio da Accert Transportes e Logística, Atvos Positivo, Yokohama, Omnilink, Lamesa, Ferragens Negrão, Sementes Oilema, Worker, Lavanderia Suprema, Café Rancheiro, Kisy Perian Moda Fitness e Audiovolks.
Roteiro completo do Rally dos Sertões 2023:
11/8 – Prólogo: Petrolina – PE
12/8 – Primeira etapa: Petrolina/Petrolina – PE (Laço 1)
Deslocamento Inicial (DI): 18 km;
Especial Cronometrada (SS): 174 km;
Deslocamento Final (DF): 54 km.
Total: 246 km.
13/8 – Segunda etapa: Petrolina/Petrolina – PE (Raso da Catarina, Laço 2)
DI: 185 km; SS: 372 km; DF: 114km.
Total: 671 km.
14/8 – Terceira etapa: Petrolina – PE/Xique-Xique – BA (Maratona – Ida)
DI: 74 km; SS: 404 km; DF: 31 km.
Total: 509 km.
15/8 – Quarta etapa: Xique-Xique– BA/Petrolina – PE (Maratona – Volta)
DI: 0 km; SS: 324 km; DF: 290 km;
Total: 614 km.
16/8 – Quinta etapa: Petrolina – PE /Crato– CE
DI: 66 km; SS: 213 km; DF: 215 km.
Total: 494 km.
17/8 – Sexta etapa: Crato/Sobral – CE
DI: 154 km; SS: 207 km; DF: 312 km.
Total: 673 km.
18/8 – Sétima etapa: Sobral/Cruz – CE
DI: 83 km; SS: 226 km; DF: 49 km.
Total: 357 km.
19/8 – Oitava etapa: Cruz/Cruz – CE (Praia do Preá, Laço 3)
DI: 51 km; SS: 160 km; DF: 26 km.
Total: 237 km.
Carros
Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025
Gabriel Soares foi o grande nome entre as motos. A dupla Marcos Baumgart/Beco Andreotti dominou nos carros. Nos UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei levaram a melhor.

Palmas (TO) – O 11° Rally Jalapão terminou nesta quinta-feira (19), depois de cinco dias intensos de competição e 1.233,49 quilômetros percorridos entre as paisagens mais desafiadoras do Tocantins.
Com três vitórias em quatro etapas, o mineiro Gabriel Soares, o Tomate, foi o destaque entre as motos e garantiu o título com autoridade pilotando a Yamaha WR 450F #4. “Sempre tive muitos contratempos no Rally Jalapão. É um terreno totalmente diferente do que eu estou acostumado. E este ano consegui vencer na geral. Estou muito feliz por isso. Cheguei à primeira posição na categoria Moto 1 e em segundo na geral. Saio líder da geral agora. Esse rally com certeza me deu um gás para o resto do campeonato”, contou Tomate, logo ao final da etapa com o tempo de 08h33m25s80.
Entre os UTVs, o pódio teve dobradinha da Varela Rally. Rodrigo Varela e Matheus Mazzei ficaram com a vitória com o tempo de 08h20m34s62, seguidos de perto por Bruno Varela e Ari Fiuza. “Foram quatro dias bem intensos, atravessando por todos os terrenos do Jalapão. Foi incrível. A organização está de parabéns pelo evento. Lideramos três especiais em três dias. Isso mostra o empenho da equipe, como trabalhou bem”, avaliou Rodrigo Varela, que conduziu o Can -Am Maverick R #102.
Em terceiro, Denisio Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing, terminaram a 5m59s86 dos primeiros colocados, em uma das disputas mais acirradas desta edição.
Nos carros, Marcos Baumgart confirmou o apelido de “Rei do Jalapão”. Ao lado do navegador Beco Andreotti, o piloto da X Rally Team venceu o rally pela oitava vez. Beco, que chega ao seu terceiro título, repetiu a parceria vitoriosa do ano passado. A dupla liderou desde o prólogo, vencendo todas as etapas com a Toyota Hilux GR DKR #302, fechando os trechos cronometrados com o tempo de 08h27m54s47.
“Mais um Jalapão que fica para a memória. Foi muito bacana, com etapas bem difíceis, navegação difícil, um trecho bem gostoso para acelerar e navegar. Esta última especial foi ainda mais dura, porque largamos em primeiro antes de todas as categorias e sem rastro, tendo que encontrar só na navegação o caminho correto. Ano que vem estamos aí novamente”, adiantou o navegador agora tricampeão do Jalapão.
No segundo lugar mais alto do pódio vieram Pedro Queirolo e Lauro Sobreira, da equipe RMattheis Offroad (Giaffone Buggy V8 #304), 39m44s68 atrás. A dupla Mario Marcondes/Artemio Pauluci, da Braço Curto Motorsports (Ford Ranger #394), foi a terceira colocada, a 1h49m07s26 dos grandes campeões.
Esta edição reuniu 116 competidores entre pilotos e navegadores, distribuídos em 66 veículos nas categorias Carros, Motos e UTVs. Vieram de 43 cidades brasileiras, de 15 estados, além de representantes da França e Argentina. Ao todo, cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas diretamente na prova — entre competidores, equipes de apoio, organização e imprensa.
O roteiro começou e terminou em Palmas, passando por Mateiros e São Félix do Tocantins. Foram 810,55 quilômetros de trechos cronometrados, enfrentando condições variadas de piso, clima seco e calor intenso. A largada promocional foi realizada no último domingo (15), no Capim Dourado Shopping, que volta a ser palco da programação nesta quinta-feira, às 17h, com a cerimônia oficial de premiação.
Etapas exigentes e paisagens únicas
Foram quatro dias exigentes de prova, cada um com suas particularidades. No prólogo, serra e piçarra logo de cara. Na primeira etapa, a mistura de trilhas sinuosas, areia pesada e longos deslocamentos já testou o preparo físico e mental dos competidores. O segundo dia teve ritmo rápido, mas exigiu atenção redobrada com muita areia e trechos danificados. Na terceira etapa, o percurso em laço trouxe subidas e descidas de serra, cruzando pontes estreitas e exigindo navegação precisa. O encerramento não deu trégua: areia fofa, pedras soltas e trechos isolados exigiram concentração até o último quilômetro. Jalapão foi, mais uma vez, completo — duro, técnico e belo.
Sobre o Rally Jalapão
O 11º Rally Jalapão é uma realização da Arena Promoções e Eventos. Conta com patrocínio do Motiva Aeroportos e FF Motorsport, apoio do C6 Bank, Capim Dourado Shopping, Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Prefeitura Municipal de Mateiros, Resgate das Dunas, KTM Tocantins, SiG Comunicação, PhotoAction, Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Imperial Filmes, DFotos, Rally BR, Anube e Sanderson Pereira Vídeos. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – e da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.
Para mais informações acesse o site www.arenarally.com.br e as redes sociais pelo Instagram @arenarally e @rallyjalapao. Resultados completos no site http://www.chronosat.com.br.
Rally Jalapão – Etapa 4
MOTOS
- #7 Tiago Wernersbach, MT3 – Rally Moto 3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h28m27s07
- #11 Bruno Crivilin, MT2 – Rally Moto 2, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h29m23s46
- #3 Martin Duplessis, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h29m39s72
- #5 Gabriel Bruning, MT2 – Rally Moto 2, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 01h31m19s1
- #23 Romain Dumontier, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h33m02s38
UTVs
- #102 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h23m22s01
- #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h23m37s36
- #153 Gabriel Varela/Michael Masson, UT1 – Rally UTV 1, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h25m06s77
- #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidorio, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, QI Racing, 01h25m35s41
- #117 Bruno Conti/Jhonatan Ardigo, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Luppi Racing Team, 01h26m00s09
CARROS
- #302 Marcos Baumgart/Alberto Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 01h30m53s62
- #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate BR, Buggy, RMattheis Offroad, 01h45m09s97
- #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate BR, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 02h07m05s55
- #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate BR, Ford Ranger, X Rally Team, 02h08m01s48
- #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, 03h39m31s00
Rally Jalapão – Resultados acumulados das 4 etapas
MOTOS
- #4 Gabriel Soares, MT1 – Rally Moto 1, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 08h33m25s80
- #5 Gabriel Bruning, MT2 – Rally Moto 2, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 08h38m42s41
- #7 Tiago Wernersbach, MT3 – Rally Moto 3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h42m05s09
- #23 Romain Dumontier, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h43m07s63
- #11 Bruno Crivilin, MT2 – Rally Moto 2, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h53m04s34
QUADRI
1. #35 Hélio Pessoa (CE), Yamaha Raptor 700, Fifth Avenue Racing, 15h48m13s62
UTVs
- #102 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 08h20m34s62
- #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 08h22m56s59
- #105 Denisio Casarini/Breno Rezende, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, MRP Racing, 08h26m34s48
- #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidorio, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, QI Racing, 08h33m31s66
- #116 Conrado Matsumoto/André Lucas Munhoz, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Cotton Racing, 08h38m36s21
CARROS
- #302 Marcos Baumgart/Alberto Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 08h27m54s47
- #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate BR, Buggy, RMattheis Offroad, 09h07m39s15
- #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate BR, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 10h17m01s73
- #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate BR, Ford Ranger, X Rally Team, 13h58m34s97
- #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, 26h13m09s62
Carros
O ano dos esportivos: SUVs conquistaram de vez os brasileiros e são os mais vendidos em 2024

Em Palmas, opção do consumidor por carros esportivos faz investimento no segmento aumentar
Em uma era em que tempo é artigo de luxo, o desempenho superior e a estética robusta dos carros esportivos ganham mais espaço a cada dia. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que os “Sport Utility Vehicles” (SUVs) já somam quase metade (48%) do total de carros vendidos no país este ano. A vida moderna não espera e a escolha de veículos tem acompanhado o estilo de vida agitado das pessoas.
Tradicionalmente, os veículos esportivos possuem motores de maior potência, design arrojado e mais elementos tecnológicos. Esse combo de vantagens, aliado à alta do custo dos compactos hatches, tem impulsionado a procura pelos SUVs, bem como o investimento das marcas nesse tipo de produto visando atender a demanda que já é uma tendência mundial. Em Palmas, atenta ao mercado, uma das maiores concessionárias locais acaba de lançar uma linha especial de veículos esportivos.
De tão únicos, os chamados Abarth sequer levam o logotipo da Fiat, a assinatura deles é um escorpião, o que já comunica o tipo de carro que o consumidor pode esperar, como explica a gerente da Autovia Fiat da Capital, Maria Tereza Corrêa. “A linha Abarth é sinônimo de performance e de personalidade, desde o barulho do ronco do motor a uma série de detalhes que completam a experiência de dirigir um SUV ‘envenenado’, afirma.
Hoje, com um centro especializado na distribuição da linha em Palmas, é possível encontrar veículos Abarth à pronta entrega, antes era preciso encomendar. Ainda segundo a gerente, o alinhamento de alta performance, direção provocante e um design robusto tem funcionado bem e atraído os palmenses. Dois modelos estão disponíveis no mercado: o Pulse Abarth e o Fastback Abarth, únicos SUVs da marca.
*Modelos comercializados*
Pulse Abarth: é o primeiro modelo SUV com essa grife a ser vendido no país. O veículo conta com câmbio automático, motor turbo de 185cv, que vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, e os amantes da velocidade ainda podem fazer uso do modo “Poison”, que aumenta a resposta do carro e a emoção ao dirigir.
Fastback Abarth: esse possui um design super esportivo, motor turbo de 185cv, que vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, rodas de 18″, pneus de maior aderência e porta-malas de 600L, além de também possuir o modo “Poison”. O Fastback Abarth une robustez, segurança e performance eficiente.
História da Abarth
Criada por Carlo Abarth, um apaixonado por corridas, em 1949, na Itália, a Abarth é reconhecida pela esportividade e por apostar sempre em tecnologia e inovação. Os veículos da marca do escorpião mais famoso do mundo são inspirados no legado do fundador, responsável por vários modelos que entraram para a história automobilística.
Carros
Fiat Pulse T200 Hybrid: Tecnologia híbrida e economia em destaque
-
Turismo4 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo4 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas4 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Palmas2 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas