AGROTINS 2023
Pavilhão da Mineração é destaque no primeiro dia da Agrotins
Além de conhecer mais sobre as empresas e a mineração com os expositores do Pavilhão, os visitantes têm acesso a maior exposição de mineralogia já realizada no Estado
O Pavilhão da Mineração, um espaço preparado pela Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) para mostrar as potencialidades do setor minerário no Tocantins foi destaque no primeiro dia da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Além de conhecer mais sobre as empresas e a mineração com os expositores do Pavilhão, os visitantes têm acesso a maior exposição de mineralogia já realizada no Estado, com a maior quantidade e diversidade de amostras já expostas.
A mostra realizada tem mais de 150 amostras de rochas, minerais, fósseis e meteoritos, fazendo parte do acervo da Exposição Itinerante de Geologia e Mineração. As amostras inéditas foram cedidas à Ameto por geólogos, colecionadores, pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e a Agência Nacional de Mineração (ANM), além de parceiros da iniciativa privada.
O presidente da Ameto, Mauro Mota, destacou a relevância do Pavilhão da Mineração para o fomento do setor. “Este espaço aproxima empresas e visitantes e mostra como a agronegócio e a mineração caminham juntos para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, disse.
Além disso, durante a feira serão realizadas palestras com especialistas do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e de empresas parceiras da Agência e iniciarão na quarta-feira, 16, e encerrarão na sexta-feira, 19, com temas, como: Plataforma P3M, Remineralizadores de Solos e agrominerais, novas tecnologias aplicadas ao desmonte de rochas nas minerações, dentre outros.
Agrotins 2023
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e emocionais, entre outros.