Educação
Pé-de-Meia vai beneficiar mais de 2,4 milhões de estudantes

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciaram, nesta segunda-feira, 25 de março, o pagamento do primeiro incentivo financeiro-educacional do programa Pé-de-Meia, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Estudantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram do anúncio e receberam os cartões de suas contas, criadas pela Caixa Econômica Federal, para poderem sacar a primeira parcela da poupança do ensino médio.
Na cerimônia, Lula destacou que o Brasil tem uma dívida eterna com a educação brasileira e que, durante muitos anos, a educação de qualidade e em boas escolas era um privilégio dos estudantes que tinham pais ricos. Ele afirmou que diversos educadores tentaram mudar essa realidade ao longo da história do Brasil, como o educador Paulo Freire. O Presidente lamentou que atualmente 480 mil jovens larguem os estudos por ano.
“Isso é muito grave, porque são meio milhão de adolescentes na idade mais extraordinária da vida da gente, a idade que a gente mais sonha, a idade que a gente mais tem aspiração. Um jovem que desiste de ir na escola porque tem que ajudar o pai, tem que ajudar no orçamento da família, tem que ajudar a mãe, esse jovem está jogando fora a perspectiva de um futuro brilhante, de um futuro promissor, de ele fazer uma carreira em uma universidade e virar uma figura intelectualmente importante. Então, surgiu a ideia de criar o Pé-de-Meia”, ressaltou.
Segundo Lula, o programa foi criado para salvar a juventude brasileira, para que ela não desista dos estudos e possa ingressar nas universidades públicas, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É sagrado para um país, e eu tenho certeza de que é sagrado para o pai e a mãe de cada um de vocês a gente garantir que vocês fiquem na escola. Eu peço agora, como Presidente, pai, irmão, amigo e como companheiro: não desistam nunca, porque a desistência pode ser um caminho sem volta e, muitas vezes, leva a gente para um caminho torto. A escola é o grande lugar em que a gente, além de aprender, vai conviver com outras pessoas, trocar ideias, viver democraticamente, fazer amizades, compartilhar a fraternidade, compartilhar solidariedade”, considerou.
O Presidente ainda lembrou que os ensinos fundamental e médio são de responsabilidade dos governos estaduais, já o papel do governo federal é contribuir com a ajuda necessária para a escola ser boa e de qualidade.
Segundo o Ministro Camilo Santana, um dos principais motivos de os estudantes deixarem os estudos é a questão financeira, pois, de acordo com o último Censo Escolar, mais de 40% da população brasileira de 25 a 64 anos não concluiu o ensino médio no País — ou seja, 69 milhões de brasileiros não concluíram a educação básica no Brasil. O Ministro também informou que o Pé-de-Meia está interligado a outros programas (como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Escola em Tempo Integral e de conectividade nas escolas), já que a educação brasileira está sendo pensada de forma sistêmica, desde a educação infantil até a universidade.
“Talvez as pessoas não imaginem o impacto que esse programa poderá ter na vida de milhões de jovens brasileiros. O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro e tem um aspecto pedagógico muito forte. A Caixa Econômica Federal vai trabalhar nas escolas a educação financeira, e cada aluno já tem a sua conta individual. Cerca de 1.430.000 contas já foram abertas, aproximadamente, para os alunos de baixa renda do ensino médio brasileiro”, contou.
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro e tem um aspecto pedagógico muito forte. A Caixa Econômica Federal vai trabalhar nas escolas a educação financeira, e cada aluno já tem a sua conta individual.”
Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana
Camilo Santana informou que, no aplicativo Jornada do Estudante, os alunos poderão encontrar as informações necessárias, como: canais de atendimento do programa, participação no programa, status de pagamentos e calendários de pagamentos. O Ministro lamentou o fato de, nos últimos anos, muitos estudantes do ensino médio não terem feito a prova do Enem, mas disse que o Pé-de-Meia vai incentivá-los. “Fazendo a prova do Enem, o estudante recebe mais R$ 200 como incentivo. Apenas a metade dos alunos do ensino médio regular no ano de 2023 fizeram a prova, e nós queremos que todos façam, porque é gratuita e é a porta de entrada em uma universidade. Hoje, 50% das vagas das universidades federais são para escola pública no Brasil. Então, não há motivo para o aluno não fazer a prova e deixar de ter uma esperança de ir para a universidade”, comentou.
O Ministro ressaltou, ainda, que o Presidente Lula marcou a educação pública do País, sendo o Presidente que mais garantiu acesso aos estudantes, que muitas vezes não tinham condições de ir para a universidade e ter o sonho de fazer um curso de educação superior. “Não tenha dúvida que hoje o senhor está marcando a história deste país com o programa Pé-de-Meia, garantindo esperança de um futuro para as nossas crianças e jovens”, concluiu.
Cerimônia – A cerimônia também foi marcada pelo depoimento de diversos estudantes, cada um de um estado do Brasil, que representaram as 27 unidades da Federação. Eles receberam os cartões para acessarem a primeira parcela da poupança, que será paga na terça-feira, 26 de março. O calendário seguirá a data de nascimento dos estudantes. O encontro contou, ainda, com a presença de professores, parlamentares e diversas autoridades.
A estudante Aylda da Silva Carneiro, do estado de Goiás, disse ser “um privilégio participar desse momento histórico do Brasil, que abre muitas portas para todos os estudantes, que não podem parar de estudar para trabalhar para ajudar a família”.
Já o estudante Mateus da Silva Sousa, do Colégio Estadual Padre Anchieta, do Rio de Janeiro, agradeceu ao governo pelo programa e considerou que o valor é de extrema importância para todos os alunos. “Acredito que essa é uma iniciativa totalmente necessária. Digo isso por mim, meus pais não tiveram a condição de terminar os seus estudos, e eu estou aqui, para poder dar um orgulho a eles e a mim mesmo. Eu também quero poder alcançar os meus sonhos e realizar o que eu desejo”, disse.
A estudante Ludmilla Costa de Oliveira, do estado do Tocantins, acredita que o Pé-de-Meia vai mudar a história de muita gente. “Eu sonho em ser dentista, quero fazer odontologia, e o programa vai ajudar muito. O dinheiro vai me ajudar muito na renda mensal”, afirmou.
Anúncio – Durante a solenidade, o Presidente Lula anunciou que, no dia 2 de abril, será inaugurado, no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, uma Faculdade de Matemática para receber alunos que conquistarem a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep).
Lula ainda recordou que, em 2003, as olímpiadas de matemática eram realizadas por escolas particulares, porque não se acreditava que os alunos de escolas públicas teriam condições de participar. No entanto, em 2005 houve a primeira Olimpíada de Matemática. “Nós tivemos a coragem de fazer a primeira inscrição das Olimpíadas, e 10 milhões de crianças se inscreveram. Em 2006, 14 milhões de crianças se inscreveram e, quando eu deixei a presidência, em 2010, tinham 18 milhões de meninos e meninas que se inscreveram nas Olimpíadas de Matemática”, disse o Presidente, destacando que a iniciativa passou a ser a maior olimpíada de matemática do mundo.
Educação
Lumnis lança programa pioneiro que qualifica profissionais brasileiros no mercado de crédito internacional
Transmissão ao vivo no YouTube marca o lançamento do primeiro programa executivo do país voltado à capacitação de profissionais para atuação no mercado internacional de crédito

A Lumnis Educacional, primeira instituição brasileira especializada em formação executiva em crédito internacional, anuncia a realização do evento “CRÉDITO SEM FRONTEIRAS- Sua porta de entrada para o mercado de crédito internacional”, que acontecerá no dia 10 de julho às 19:30. O encontro virtual e gratuito será transmitido ao vivo no canal oficial da Lumnis no YouTube, com o objetivo de apresentar o universo da captação internacional de recursos e lançar oficialmente o curso Pré-MBA FGCI – Formação Global em Crédito Internacional.
A programação do evento terá duas horas de duração e contará com a participação de Luciano Bravo, mentor na Lumnis e CVO da Inteligência Comercial, Evilásio Júnior, COO da Lumnis e José Carlos Barbará, Diretor acadêmico e professor na FGV. Os painéis abordarão desde os bastidores da criação da Lumnis até o detalhamento de oportunidades de carreira na área de crédito internacional, além de um tour completo pela plataforma e pela experiência de aprendizagem oferecida no curso.
Com carga horária de 28 horas distribuídas em 8 módulos, o curso aborda temas como regulação e compliance, análise de risco, comunicação com fundings internacionais e uso de inteligência artificial aplicada ao crédito global. Ao final da jornada, os alunos estarão aptos a diagnosticar empresas com potencial de captação externa e estruturar operações seguras, eficientes e rentáveis.
“Queremos formar profissionais altamente qualificados para o crescimento financeiro e sustentável do país. O Brasil tem talento, mas ainda falta acesso e informação para a qualificação necessária. Criamos a Lumnis para destravar esse potencial e formar profissionais capazes de operar com excelência no mercado financeiro global e, consequentemente, torná-los mais bem sucedidos em seus negócios. Para tudo isso acontecer, queremos transformar prosperidade em caminho, não exceção”, afirma Luciano Bravo.
Destinado a consultores financeiros, empresários, advogados, contadores, ex-banqueiros, estudantes e profissionais em transição de carreira, o evento promete alcançar mais de 1.000 inscritos. Durante a transmissão de 10 de julho, os espectadores terão acesso a uma condição promocional exclusiva para ingresso no programa.
O Pré-MBA FGCI é uma formação oferecida pela Lumnis voltada para quem deseja atuar no mercado de crédito internacional, mesmo sem experiência prévia na área. A sigla FGCI está relacionada ao foco do curso: Formação em Gestão de Crédito Internacional. Esse programa prepara profissionais para intermediar operações financeiras entre empresas brasileiras e fontes de crédito no exterior, utilizando ativos como imóveis e patrimônios de alto valor como garantias. O curso é 100% online, com duração de cinco semanas, e inclui mentorias ao vivo. Um dos diferenciais é a possibilidade de atuar nesse mercado recebendo comissões em euro ou dólar, sem necessidade de vínculo bancário ou certificações tradicionais.
O certificado do Pré-MBA FGCI será emitido pela Lumnis Educacional, que é a instituição responsável pela formação. O programa possui chancela oficial e validação prática, o que reforça seu compromisso com a qualidade e a seriedade da capacitação oferecida.
Acompanhe o evento pelo canal da Lumnis no YouTube: Lumnis – Você Escolheu Prosperar!
Sobre a Lumnis Educacional
A Lumnis é a primeira instituição no Brasil dedicada à formação de profissionais especializados em crédito internacional. Com cursos técnicos, mentorias e programas de certificação, a Lumnis capacita seus alunos a atuarem junto a fundos, bancos e investidores globais, promovendo inclusão econômica e protagonismo profissional no mercado de funding internacional.
Sobre a Inteligência Comercial
A Inteligência Comercial é uma consultoria especializada em crédito internacional que atua diretamente com empresas brasileiras na estruturação de operações financeiras globais. Combinando estratégia, assessoria técnica e acesso a instrumentos financeiros internacionais, a empresa apoia seus clientes na captação de recursos junto a fundos, bancos e investidores estrangeiros. Além da consultoria, a Inteligência Comercial também oferece treinamentos, mentorias e conteúdos educacionais por meio da ACI Academy, seu braço de capacitação.
Redes Sociais
Instagram Lumnis: https://www.instagram.com/educacionallumnis/
YouTube: https://www.youtube.com/@LumnisEducacional-t2e
Instagram Inteligência Comercial: https://www.instagram.com/comercialinteligencia/
Website Inteligência Comercial: https://inteligenciacomercial.com/
Atendimento à imprensa
João Poncciano – imprensa@inteligenciacomercial.com
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
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