ALETO
PEC da Sustentabilidade Fiscal é debatida na Aleto
Assembleia Legislativa debate PEC da Sustentabilidade Fiscal que visa aliviar dívidas dos municípios e permitir parcelamento de precatórios e débitos.

Seminário reúne parlamentares e prefeitos para discutir alívio das dívidas municipais
Na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, o Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) foi palco do seminário estadual sobre a PEC da Sustentabilidade Fiscal, oficialmente identificada como PEC 066/23. A proposta trata do parcelamento de débitos dos municípios com a Previdência Social e institui limite para o pagamento de precatórios.
O evento contou com a mediação do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), membro da comissão especial da Câmara dos Deputados que debate nacionalmente a emenda. O objetivo do seminário foi apresentar os impactos da PEC nas finanças públicas municipais e discutir alternativas viáveis para regularização dos passivos.
Importância da proposta para os municípios
O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), transformou a sessão ordinária em sessão especial para tratar exclusivamente da proposta. “A pauta dessa emenda é urgente e este Parlamento sempre estará aberto para debates que representem os interesses coletivos dos municípios”, afirmou.
De acordo com Ricardo Ayres, a realidade tocantinense é ainda mais crítica, pois muitos municípios sobrevivem quase exclusivamente com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “A aprovação da PEC permitirá folga no orçamento, possibilitando novos investimentos”, completou.
Dívidas acumuladas e números alarmantes
Segundo dados apresentados em vídeo institucional da Receita Federal, 4 mil municípios brasileiros acumulam R$ 248 bilhões em dívidas com o INSS e outros 2.180 prefeituras devem R$ 312 bilhões ao RPPS.
O presidente da Comissão Especial, deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB), destacou que 70% dos municípios não conseguem quitar suas folhas salariais. A PEC 66 prevê parcelamento dos débitos em até 300 vezes e descontos de até 80% em juros e 40% em encargos.
Adesão, prazos e penalidades
Os municípios terão 12 meses após a promulgação da PEC para aderir ao parcelamento, que poderá ser feito on-line pelo portal da Receita Federal. O valor das parcelas será descontado diretamente do FPM.
Se o município deixar de pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas, perderá o direito às transferências voluntárias da União, incluindo emendas parlamentares.
Manifestação das entidades municipais
O prefeito de Rio dos Bois e diretor financeiro da ATM, Joel Rufino, representando o presidente da entidade, Big Jow, elogiou o seminário e defendeu a PEC como essencial para salvar municípios endividados.
Representando o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, o secretário da Região Metropolitana, Diogo Borges, sugeriu mudanças na norma da Receita Federal que permite retenção do FPM em caso de inadimplência. Ele propôs que a prática seja revista por meio de nova emenda constitucional.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Palmas4 dias atrás
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social e fiscalização urbana
-
Entretenimento2 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô