Tocantins
Pedro Afonso celebra memória e identidade cultural com lançamento do livro Memória Viva: Nossa Gente, Nossa História
Publicadas
2 meses atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2025/08/WhatsApp-Image-2025-08-26-at-10.36.32-1000x600.jpeg&description=Pedro Afonso celebra memória e identidade cultural com lançamento do livro Memória Viva: Nossa Gente, Nossa História', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Na tarde da última sexta-feira, 22, Pedro Afonso ganhou mais um capítulo em sua trajetória cultural com o lançamento do livro Memória Viva: Nossa Gente, Nossa História. O evento, que reuniu cerca de 120 pessoas, aconteceu no Instituto Cultural Messias Tavares, às margens do rio Tocantins, espaço que abriga um dos maiores acervos literários do Tocantins, com mais de 15 mil obras, e que se tornou palco simbólico para uma obra dedicada a preservar a história local.
O livro, idealizado pelo jornalista e escritor Fred Alves de Oliveira, reúne 15 perfis de personagens e fatos marcantes da cidade, originalmente publicados na coluna Memória Viva do jornal Centro-Norte Notícias ao longo dos últimos 16 anos.
A publicação só se tornou possível graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, com recursos financeiros executados pela Prefeitura de Pedro Afonso, via Secretaria Municipal de Cultura, que permitiu a revisão, atualização e ampliação dos textos, agora reunidos em formato de livro.
Durante o lançamento, Fred Alves destacou a emoção de materializar um projeto que vinha sendo adiado há mais de uma década. “Como filho de Pedro Afonso, hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Não me envaideço, mas me alegro em poder entregar uma obra que ajuda a contar um pouco da nossa história, dessa cidade que completou 178 anos. Meu desejo é que esse livro sirva como fonte de pesquisa para estudantes, professores e para toda a comunidade. É um documento que fica para o futuro”, afirmou.
A publicação também reúne textos de colaboradores como Fabrício Rocha, Wellitânia Martins e Marcos André Silva Oliveira. Para Fabrício, o livro resgata uma tradição literária da cidade. “Pedro Afonso sempre teve escritores importantes no antigo Norte Goiano, mas a partir das décadas de 1980 e 1990 essa identidade se perdeu. Esse livro resgata a importância cultural da cidade e convida a comunidade a se reconectar com sua própria história”, comentou.
O lançamento contou com a presença de autoridades municipais, homenageados e familiares e membros da comunidade. O prefeito Joaquim Pinheiro ressaltou o papel da obra na valorização das raízes da cidade. “É um livro que resgata a história de Pedro Afonso, de pessoas que ajudaram a construir nosso município nas áreas de desenvolvimento, cultura e vida comunitária. É uma contribuição que extrapola o local e pode ser referência para o Tocantins, o Brasil e até para o mundo”, disse.
A secretária de Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Ramiza Rodrigues, também destacou o apoio às iniciativas literárias. “Esse lançamento mostra a importância de incentivarmos cada vez mais a produção cultural em Pedro Afonso. É emocionante ver nossa história reunida em um livro escrito por um filho da cidade. Isso nos motiva a seguir apoiando novos projetos”, destacou.
Aos 102 anos e noves meses de vida como faz questão de lembrar, a artesã Regina da Silva Guimarães se emocionou por ter sua história retratada no livro. “Não acho que merecia, mas fico muito feliz de ser lembrada”, disse.
Instituto Messias Tavares: palco da memória
O local escolhido para o lançamento também reforçou o simbolismo do evento. Inaugurado em 2016, o Instituto Cultural Messias Tavares reúne painéis, documentos históricos e obras literárias que contam a trajetória da cidade desde sua fundação. Idealizado por Manoel Messias Tavares, o espaço recebeu investimento de cerca de R$ 150 mil em sua estrutura física e hoje é considerado um dos maiores acervos particulares do Tocantins.
Onde adquirir
Além da versão impressa, Memória Viva: Nossa Gente, Nossa História também está disponível em e-book, acessível pelo link:
Por enquanto, os exemplares físicos podem ser adquiridos diretamente com o autor, Fred Alves, por meio do WhatsApp (63) 98443-5855, mas em breve estarão disponíveis em pontos de venda como o Museu Histórico de Pedro Afonso, o Instituto Messias Tavares e outros estabelecimentos comerciais da cidade.
Contrapartida cultural
Como parte da contrapartida do projeto financiado pela Lei Aldir Blanc (PNAB), o autor está realizando rodas de conversa em instituições de ensino e culturais de Pedro Afonso, promovendo diálogo sobre história local, jornalismo e preservação da memória. Os primeiros eventos foram no Colégio Cristo Rei, Nesta terça-feira,26, e no Clube Desbravadores Mesopotâmia, realizado na manhã do sábado, 23.
Continuidade
Fred Alves anunciou que esta é apenas a primeira edição do projeto em livro. O acervo da coluna Memória Viva já reúne cerca de 50 perfis adicionais, que deverão dar origem a novas publicações. “Espero que este livro não fique parado. Que seja lido, compartilhado, passado adiante, para que todos conheçam mais sobre Pedro Afonso. E em breve teremos novas edições, dando continuidade a esse trabalho de preservar a memória coletiva”, concluiu o autor.
Você pode gostar
Governo do Tocantins
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Publicadas
15 horas atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara BarrosGovernador Laurez Moreira prorroga por dois anos o concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins, garantindo validade até 2027 e reforçando a segurança pública.
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, assinou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Decreto nº 7.028, que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, 23, e garante que o certame tenha validade até 2027.
O concurso ofertou 110 vagas para cadetes e alunos-praças e agora terá seu prazo estendido, permitindo o chamamento de novos aprovados. A medida, segundo o governador, reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização das instituições militares.
“Nós temos um imenso respeito pelo trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre defendi a importância do concurso público e por isso estou prorrogando a validade do último certame, realizado em 2023, por mais dois anos. Essa medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do sistema de segurança pública e o fortalecimento das nossas instituições”, destacou Laurez Moreira.
O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, também comemorou a decisão, destacando o impacto positivo da prorrogação. “Esse é um ato muito importante e uma oportunidade valiosa, pois o concurso estava prestes a vencer. Sabemos o alto custo de realizar um novo certame e o Corpo de Bombeiros já conta com pessoas aptas. Essa prorrogação representa a possibilidade real de ampliar o nosso quadro de servidores”, afirmou.
Sobre o concurso
O concurso público do CBMTO foi executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a prorrogação, o prazo de validade, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa a vigorar até 2027.
Mais notícias da editoria Tocantins
Tocantins
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Publicadas
15 horas atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara BarrosHospital de Amor Tocantins lança a campanha Direito de Viver nesta sexta (27), às 15h30, em Palmas, reforçando a solidariedade e o compromisso com a vida.
O Hospital de Amor Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 27 de outubro, o lançamento oficial da campanha “Direito de Viver”, uma ação solidária que mobiliza a sociedade em prol da prevenção, tratamento e assistência a pacientes com câncer. O evento será realizado às 15h30, na sede do hospital, localizada na Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, em Palmas.
A campanha, tradicionalmente promovida pelo Hospital de Amor em todo o país, tem como objetivo arrecadar recursos para manutenção e ampliação dos atendimentos oferecidos de forma gratuita à população. O projeto conta com o engajamento de voluntários, empresas e instituições que acreditam na força da solidariedade e no poder transformador do amor ao próximo.
Durante o lançamento, representantes do hospital e apoiadores da iniciativa irão destacar a importância da colaboração coletiva para fortalecer a rede de apoio à saúde e ampliar o alcance das ações de diagnóstico e tratamento no Tocantins.
Com o lema “Direito de Viver”, a campanha reafirma o compromisso do Hospital de Amor em garantir a todos os brasileiros acesso digno à saúde, com acolhimento, esperança e humanização.
📅 Data: 27 de outubro, às 15h30
📍 Local: Hospital de Amor Tocantins – Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, Palmas-TO.
Mais notícias da editoria Tocantins
Tocantins
Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins
Publicadas
2 dias atrássobre
23/10/2025Por
Jaciara BarrosPrograma Brasil Antenado chega ao Tocantins e abre agendamento para nova parabólica digital em 44 cidades
Nesta nova etapa, chamada de Fase B, mais de 229 mil famílias do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Roraima estão aptas a solicitarem o benefício. O programa foi concebido para ampliar o alcance da televisão gratuita, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente, promovendo assim inclusão social.
“O objetivo do Brasil Antenado é garantir que todas as famílias brasileiras tenham acesso à informação de qualidade, entendida como um direito fundamental. É uma política pública para a redução de desigualdades, aproximando os cidadãos brasileiros de conteúdos educativos, culturais e jornalísticos“, explica o CEO da EAF, Leandro Guerra.
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É preciso ter um aparelho de televisão, mesmo que antigo.
Cidades participantes da Fase B
A nova fase do programa tem 44 municípios contemplados no Tocantins, incluindo Augustinópolis, Palmas, Arraias, Itacajá, Lizarda, Pindorama, Ponte Alta, Natividade, Conceição e Paranã, entre outros. A lista completa pode ser conferida no site oficial do programa.
Caravana Brasil Antenado
A Caravana Brasil Antenado leva atendimento presencial sobre o programa, percorrendo todos os estados participantes. O veículo permanece um dia em cada município, oferecendo demonstrações práticas do uso da parabólica digital e orientações para o agendamento do equipamento.
Até o momento, a caravana já percorreu os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará, que fazem parte da Fase A. Quando passar por todas as cidades, a caravana terá percorrido mais de 95 mil km em 16 estados brasileiros — o equivalente a mais de duas voltas ao redor do planeta Terra.
Cinema Itinerante
Outra iniciativa que busca orientar as famílias aptas sobre o programa é o cinema itinerante gratuito, que transforma praças e espaços públicos em grandes salas de cinema a céu aberto. O projeto combina lazer e informação, explicando de forma lúdica e interativa como os beneficiários do CadÚnico podem receber gratuitamente o kit com a nova parabólica digital.
Sobre o programa
O Brasil Antenado foi viabilizado a partir da Portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
O cronograma do Brasil Antenado foi dividido em três fases:
- Fase A: 14/07/2025 a 11/12/2025 – 77 municípios
- Fase B: Início em 13/10/2025 – 138 municípios
- Fase C: Início em 12/01/2026 – 108 municípios
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao MCom. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3,5 GHz — essencial para a operação do 5G no país —, a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado, e o desenvolvimento de redes de comunicação para o Governo Federal.
Contato: imprensa@eaf.org.br
Mais notícias da editoria Tocantins
Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes
Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC
Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro
Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo
Feijoada beneficente Epitácio Brandão
Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas
GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
Carol lidera o Destino Mumbuca Paris
Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico
Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins
Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias
Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
Aleto cria diretoria para ampliar transparência das emendas
Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes
Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC
Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro
Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo
Feijoada beneficente Epitácio Brandão
Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas
GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
Carol lidera o Destino Mumbuca Paris
Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico
Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins
Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias
Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
Aleto cria diretoria para ampliar transparência das emendas
Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes
Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC
Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro
Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo
Feijoada beneficente Epitácio Brandão
Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas
GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
Carol lidera o Destino Mumbuca Paris
Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico
Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins
Polícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias
Tocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
Aleto cria diretoria para ampliar transparência das emendas
DESTAQUES
Economia3 dias atrásMaya Negócios Imobiliários inicia nova fase
Moda e Estilo3 dias atrásFloratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
Social5 dias atrásCosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
Agronegócio3 dias atrásSeminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins
Social4 dias atrásChef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche