Sebrae
Pequenos negócios estão otimistas com as vendas para a Páscoa

Nos últimos cinco anos, o setor mantém uma constância na abertura de novos negócios na fabricação e comercialização de produtos de chocolate
A pouco mais de um mês para a Páscoa, os preparativos para as vendas até a festividade já estão avançados na empresa de Flávia Regina Salomão, 53 anos, de Belo Horizonte (MG). A microempreendedora individual é dona da Doces Palhas, negócio especializado na produção do doce de origem italiana. Segundo a empresária, esta é a época do ano em que a confeiteira atinge o seu melhor faturamento – no ano passado, ela faturou R$ 7 mil com seus produtos. Para 2024, a expectativa é de um aumento entre 50% e 100% nas vendas.
“A minha expectativa para a Páscoa deste ano é de boa para ótima. O ovo artesanal é muito bem-visto, tem o seu espaço e tenho trabalhado para conquistar minha clientela”, comenta a confeiteira, que está há sete anos no mercado e ainda complementa a renda com cursos presenciais sobre empreendedorismo, produção de chocolates e palhas italianas.
A alta nas vendas que Flávia percebe nesta época do ano também é registrada em toda a cadeia produtiva do setor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo do produto atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%. A expectativa para a Páscoa de 2024, segundo a entidade, é de continuidade no crescimento das vendas.
A abertura de negócios no setor também foi expressiva, mantendo uma constância nos últimos anos. De acordo com o levamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, o Brasil registrou a abertura de uma média de 1,7 mil novas empresas de fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates nos últimos cinco anos e aproximadamente 4,3 mil novas empresas especializadas no comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no mesmo período.
“Temos notado que os clientes deste segmento estão procurando produtos mais saudáveis e estão ficando mais exigentes. Verificamos como tendência a busca por produtos de alta qualidade, com maior concentração de cacau e menos industrializados. Além disso, ingredientes diferenciados, como o caramelo salgado e pistache, e experiências multissensoriais estão fazendo a diferença”, afirma o analista de competitividade do Sebrae Vicente Scalia.
Para este ano, a aposta de Flávia Regina são os kits confeiteiros com ovos surpresas para as crianças, os ovos com cascas diferenciadas (brownie, cookie, palha italiana, torta de limão, de morango e leite em pó), além do ovo de colher (metade do ovo recheada). “Esse veio para ficar”, afirma. “No meu cardápio também tenho o kit para degustação, que é formado por seis ovos de 50 gramas com vários recheios, os miniovos para dar de lembrancinha e as super barras. Além disso, faço as cascas do ovo e vendo para aquelas confeiteiras que estão começando agora ou não querem gastar tempo na produção”, explica.
Confira o comportamento na abertura de novos negócios no setor:
Fabricação de produtos derivados do Cacau e Chocolates
2023 – 1.533
2022 – 1.682
2021 – 2.323
2020 – 1.793
2019 – 1.527
Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
2023 – 4.342
2022 – 4.656
2021 – 4.389
2020 – 3.790
2019 – 4.558
Dicas
Ainda dá tempo de pensar em algumas iniciativas que podem ajudar a aumentar as vendas neste período que é considerado o mais importante para as empresas desse segmento. Pensando nisso, o Sebrae preparou algumas dicas. Confira!
Conheça bem seus clientes
É importante saber quem é seu público-alvo, como você deseja atingi-lo e entender as suas preferências. Para isso, é fundamental ouvir constantemente as expectativas do seu cliente. Abra canais para que o seu consumidor possa conversar diretamente com você. Realize consultas, entrevistas ou pesquisas de modo a antecipar novas tendências.
Foco na qualidade
Sabe aquela máxima do boca a boca? Então fique atento à qualidade do seu produto, pois ele te ajudará a crescer e a conquistar mais clientes. Trabalhar com chocolate não é para iniciantes, então é preciso ter atenção aos processos de fabricação.
Divulgação
Se possível, faça umas boas fotos para o cliente começar a comer o chocolate com os olhos, destacando a qualidade dos produtos. Não deixe de investir nas redes sociais.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Sebrae
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 destaca empreendedoras do Tocantins
Evento estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 em Palmas reconhece histórias de coragem, inovação e transformação social. 123 participantes em cinco categorias.

Histórias de inovação, coragem e transformação social marcaram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios PSMN 2025. Realizado na noite de terça-feira, 19, em Palmas, o evento destacou vencedoras de diferentes regiões do Tocantins e inspirou outras mulheres a investirem em seus sonhos e desenvolverem seu potencial empreendedor. Nesta edição, 123 empreendedoras participaram da competição, com premiação em cinco categorias.
Vozes do evento
“O PSMN reconhece e dá visibilidade às histórias de mulheres que empreendem, transformam suas comunidades e abrem espaço para outras. Queremos fomentar o empreendedorismo regional, dar destaque a negócios, fortalecer a economia tocantinense e estimular novas oportunidades.” — Sirlene Martins, analista do Sebrae
Segundo a organização, ao premiar categorias como Pequenos Negócios, MEI, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais, o Sebrae valoriza tradição e inovação e amplia o alcance do reconhecimento.
Vencedoras
Pequenos Negócios
- 1º lugar Amanda Mayana Torres Silva — Empresa Controll Contabilidade e Gestao de Negocios
- 2º lugar Maria Silva — Empresa Carne de Jaca
- 3º lugar Patrícia Victorino — Empresa Top 10 Pneus
Microempreendedora Individual MEI
- 1º lugar Deise Nayara Colombari — Empresa Delótus Moda Fitness Feminina
- 2º lugar Nayara Maria Pereira Da Silva — Empresa Nay Balões artigos para festas e balões personalizados
- 3º lugar Maria Aparecida Alves Oliveira Palmiere — Empresa Dona Maria Palmiere Eventos
Produtora Rural
- 1º lugar Inara Mota Rodrrigues Machado — Fazendas Trevo
- 2º lugar Graciele Helena Enéias Figueiredo — Fazenda Ipê
- 3º lugar Cristiane Sampaio Meato — Fazenda Arrendamento São Pedro
Ciência e Tecnologia
- 1º lugar Jussara Xavier De Souza Almeida — Empresa Vitalio
Negócios Internacionais
- 1º lugar Marliene Severiano — Empresa Amazonia Comex
Leia também
-
Social4 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social4 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Turismo5 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem
-
Sebrae5 dias atrás
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins