Sebrae
Pequenos negócios estão otimistas com as vendas para a Páscoa

Nos últimos cinco anos, o setor mantém uma constância na abertura de novos negócios na fabricação e comercialização de produtos de chocolate
A pouco mais de um mês para a Páscoa, os preparativos para as vendas até a festividade já estão avançados na empresa de Flávia Regina Salomão, 53 anos, de Belo Horizonte (MG). A microempreendedora individual é dona da Doces Palhas, negócio especializado na produção do doce de origem italiana. Segundo a empresária, esta é a época do ano em que a confeiteira atinge o seu melhor faturamento – no ano passado, ela faturou R$ 7 mil com seus produtos. Para 2024, a expectativa é de um aumento entre 50% e 100% nas vendas.
“A minha expectativa para a Páscoa deste ano é de boa para ótima. O ovo artesanal é muito bem-visto, tem o seu espaço e tenho trabalhado para conquistar minha clientela”, comenta a confeiteira, que está há sete anos no mercado e ainda complementa a renda com cursos presenciais sobre empreendedorismo, produção de chocolates e palhas italianas.
A alta nas vendas que Flávia percebe nesta época do ano também é registrada em toda a cadeia produtiva do setor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo do produto atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%. A expectativa para a Páscoa de 2024, segundo a entidade, é de continuidade no crescimento das vendas.
A abertura de negócios no setor também foi expressiva, mantendo uma constância nos últimos anos. De acordo com o levamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, o Brasil registrou a abertura de uma média de 1,7 mil novas empresas de fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates nos últimos cinco anos e aproximadamente 4,3 mil novas empresas especializadas no comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no mesmo período.
“Temos notado que os clientes deste segmento estão procurando produtos mais saudáveis e estão ficando mais exigentes. Verificamos como tendência a busca por produtos de alta qualidade, com maior concentração de cacau e menos industrializados. Além disso, ingredientes diferenciados, como o caramelo salgado e pistache, e experiências multissensoriais estão fazendo a diferença”, afirma o analista de competitividade do Sebrae Vicente Scalia.
Para este ano, a aposta de Flávia Regina são os kits confeiteiros com ovos surpresas para as crianças, os ovos com cascas diferenciadas (brownie, cookie, palha italiana, torta de limão, de morango e leite em pó), além do ovo de colher (metade do ovo recheada). “Esse veio para ficar”, afirma. “No meu cardápio também tenho o kit para degustação, que é formado por seis ovos de 50 gramas com vários recheios, os miniovos para dar de lembrancinha e as super barras. Além disso, faço as cascas do ovo e vendo para aquelas confeiteiras que estão começando agora ou não querem gastar tempo na produção”, explica.
Confira o comportamento na abertura de novos negócios no setor:
Fabricação de produtos derivados do Cacau e Chocolates
2023 – 1.533
2022 – 1.682
2021 – 2.323
2020 – 1.793
2019 – 1.527
Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
2023 – 4.342
2022 – 4.656
2021 – 4.389
2020 – 3.790
2019 – 4.558
Dicas
Ainda dá tempo de pensar em algumas iniciativas que podem ajudar a aumentar as vendas neste período que é considerado o mais importante para as empresas desse segmento. Pensando nisso, o Sebrae preparou algumas dicas. Confira!
Conheça bem seus clientes
É importante saber quem é seu público-alvo, como você deseja atingi-lo e entender as suas preferências. Para isso, é fundamental ouvir constantemente as expectativas do seu cliente. Abra canais para que o seu consumidor possa conversar diretamente com você. Realize consultas, entrevistas ou pesquisas de modo a antecipar novas tendências.
Foco na qualidade
Sabe aquela máxima do boca a boca? Então fique atento à qualidade do seu produto, pois ele te ajudará a crescer e a conquistar mais clientes. Trabalhar com chocolate não é para iniciantes, então é preciso ter atenção aos processos de fabricação.
Divulgação
Se possível, faça umas boas fotos para o cliente começar a comer o chocolate com os olhos, destacando a qualidade dos produtos. Não deixe de investir nas redes sociais.
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Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
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