Sebrae
Pequenos negócios na saúde dominam setor no Tocantins
Pequenos negócios na saúde do Tocantins representam mais de 92% do setor, gerando empregos e impulsionando a economia, com apoio do Sebrae.

Pequenos negócios na saúde do Tocantins impulsionam economia
Os pequenos negócios na saúde do Tocantins representam a base da estrutura médica do Estado. De acordo com levantamento do Sebrae Tocantins, dos 2.566 empreendimentos ativos no setor, 92,9% são micro ou pequenas empresas, revelando a força do empreendedorismo na área da saúde local.
Micro e pequenas empresas lideram o setor médico
Segundo os dados, são 1.990 microempresas (ME) e 393 empresas de pequeno porte (EPP) atuando em atividades que vão desde consultas ambulatoriais até serviços mais complexos como pronto-socorro, UTIs e exames por imagem.
“O crescimento dessas empresas no setor demonstra a força do empreendedorismo no Tocantins”, destaca Bruno Vilaverde, analista do Sebrae Tocantins. Ele ressalta que essas empresas não apenas suprem demandas essenciais da população, mas também geram emprego e movimentam a economia local.
Apoio do Sebrae fortalece empreendedores da saúde
O Sebrae oferece suporte por meio de consultorias, capacitações e incentivo à inovação, visando fortalecer a gestão dos empreendimentos e melhorar os serviços oferecidos à população.
Hospital Cristo Rei amplia serviços e estrutura
Um exemplo do fortalecimento dos pequenos negócios no setor é o Hospital Cristo Rei, em Palmas. A unidade inaugura, nesta quinta-feira, uma nova UTI adulta com 10 leitos e um moderno setor de diagnóstico por imagem, que conta com tomógrafo computadorizado.
Segundo o diretor do hospital, Dr. João Victor Couto, o hospital já oferece pronto atendimento obstétrico e ginecológico 24h, UTIs Neonatal e Pediátrica, laboratório, centro cirúrgico e mais de 60 leitos de internação, além de gerar 183 empregos diretos.
“Empreender na saúde exige constante investimento em tecnologia, qualificação e infraestrutura. A responsabilidade técnica e o compromisso com a qualidade são diários”, afirmou o anestesista e gestor.
📲 Acompanhe mais reportagens sobre empreendedorismo e saúde no Portal Jaciara Barros
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Sebrae
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
Sebrae
Sebrae Tocantins abre inscrições para missão no Eli Summit 2025 em Natal
Evento permite troca de experiências com especialistas nacionais e internacionais e aproxima o Tocantins das melhores práticas em inovação

-
Social5 horas atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social4 horas atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Turismo2 dias atrás
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
-
Social1 dia atrás
Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia Vânio Rodrigues como secretário da Saúde