Agronegócio
Pesagem da Prova de Ganho de Peso reúne criadores do TO
Pesagem intermediária da Prova de Ganho de Peso reúne criadores de todas as regiões do Tocantins

Luiz Claudio Alvarenga, da Fazenda Encontro da Natureza, comentou sobre o estágio atual da prova, que já soma mais de 250 dias de acompanhamento. “Estamos no terço final da prova. Os animais seguem em regime de pasto com suplementação proteica e energética, e realizamos exames de precocidade sexual, ultrassonografia de olho de lombo e exames andrológicos para avaliar o aspecto reprodutivo. A questão nutricional está sendo ajustada para garantir a qualidade até o final da prova.”
A PGP também serve como uma plataforma para negócios. Francisco Tozzatti, presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos do Tocantins, destacou a importância de um leilão com os melhores exemplares do estado. “Após a prova, vamos organizar um leilão com os 50 melhores touros, que são o melhor que cada criador tem em sua propriedade. Esse leilão será um marco para a valorização da genética tocantinense.”
Por fim, Zacarias Azevedo Júnior, ex-presidente da ACNT e pecuarista na Fazenda Modelo em Porto Nacional, ressaltou o papel das associações em unir os pecuaristas. “Com o esforço de todos, a categoria vai se fortalecer ainda mais, permitindo aos criadores negociar melhores preços, comprar mais barato e vender produtos de qualidade superior. A ACNT tem o propósito de unir os produtores em torno da classe.”
A Prova de Ganho de Peso segue até 12 de abril de 2025, quando será realizada a pesagem final e os melhores animais serão classificados para o leilão que marcará o fim da competição.
Realizadores
A 4ª Prova de Ganho de Peso (PGP) é realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), sob a liderança da pecuarista Andrea Stival, e conduzida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com o suporte técnico de campo do zootecnista José Ribeiro Martins Neto.
A Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) é uma entidade dedicada ao fortalecimento e desenvolvimento da criação de Nelore no estado. Sua missão é promover a qualidade genética do rebanho tocantinense, oferecendo aos pecuaristas ferramentas para o aprimoramento contínuo da produção de carne bovina e fomentando a pecuária de excelência