conecte-se conosco

Agronegócio

Plantio do trigo safrinha começa no Brasil Central

Começa o plantio do trigo safrinha no Brasil Central: produtor deve estar atento às recomendações da pesquisa

Publicadas

sobre

Plantio de trigo
Foto:Breno Lobato - Trigo safrinha no Distrito Federal Trigo safrinha no Distrito Federal

 

O início de março marca a abertura do período indicado para o plantio do trigo de segunda safra (safrinha) ou de sequeiro no Cerrado do Brasil Central. O trigo safrinha é cultivado após a colheita da soja e sem irrigação, aproveitando o final da estação chuvosa. A cultura tem chamado a atenção dos produtores, seja pelos benefícios conferidos ao sistema de produção, seja pela rentabilidade que ela pode proporcionar, conforme as cotações do mercado. Estima-se que na atual safra devam ser semeados cerca de 200 a 250 mil ha do cereal na região, com crescimento de 5% a 10% na área plantada em relação à safra anterior. Em Goiás, a estimativa é de que o aumento seja ainda maior, podendo chegar a 15%.

Segundo pesquisadores da Embrapa, o cultivo do trigo safrinha tem avançado principalmente entre produtores que desejam diversificar culturas, mitigar problemas e diminuir riscos ou, ainda, para aproveitar áreas que ficariam em pousio ou seriam cultivadas com plantas de cobertura.

Com o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas à região, como a BRS 404, da Embrapa, o trigo tem sido adotado no sistema de cultivo em plantio direto, principalmente em sucessão à soja e em rotação com o milho e o sorgo, promovendo a diversificação do sistema de produção e diminuindo riscos. O uso do cereal em rotação de culturas tem proporcionado inúmeros benefícios agronômicos ao sistema, como a quebra do ciclo de pragas e doenças, sobretudo fungos de solo, plantas daninhas e nematoides.

Outro benefício é a possibilidade de rotacionar princípios ativos de defensivos agrícolas, como herbicidas que podem agir no controle de plantas daninhas resistentes ao glifosato usado nas lavouras de soja RR, assim como no controle de plantas dessa cultura germinadas após a colheita, contribuindo tanto com o vazio sanitário como para eliminar plantas tigueras de cultivos de milho na área. “Além de proporcionar o controle de plantas daninhas, o cultivo do trigo fornece uma excelente palhada, favorecendo o plantio direto nas áreas”, aponta o pesquisador Jorge Chagas, da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS).

A adoção do trigo após a soja permite que o produtor utilize cultivares de soja com ciclos mais tardios e com tetos produtivos superiores aos de variedades precoces e superprecoces, mais voltadas ao cultivo do milho safrinha. Outro ponto positivo é que o trigo produzido na região do Cerrado é o primeiro a ser colhido na safra brasileira, podendo ser comercializado a preços mais atrativos.

“A colheita do trigo safrinha é realizada no período seco, entre os meses de junho e julho, o que tem garantido um produto de excelente qualidade de grãos e livre das micotoxinas que costumam afetar lavouras do Sul do País em anos de muita chuva na colheita, como a giberela”, observa Júlio Albrecht, pesquisador da Embrapa Cerrados (DF). Os rendimentos das lavouras têm variado de 35 a 65 sc/ha em anos de precipitação normal, e as receitas com as vendas têm estimulado os produtores a ampliarem a área cultivada na região.

Pesquisadores apontam recomendações de manejo

 

Os pesquisadores ressaltam que o trigo de sequeiro é indicado para cultivo em regiões de altitude igual ou acima de 800 metros. O produtor deve verificar se o trigo safrinha é indicado para a sua região e utilizar cultivares adequadas. As portarias com as informações sobre o zoneamento agrícola de risco climático para o trigo estão disponíveis na página do Ministério da Agricultura e Pecuária e no aplicativo Zarc Plantio Certo, da Embrapa, disponível para Android e iOS.

Segundo Albrecht e Chagas, é fundamental que o produtor faça a análise do solo, que deve ser corrigido quanto à acidez com o uso de calcário, enquanto o alumínio em profundidade deve ser neutralizado com o uso de gesso agrícola. O solo também deve estar livre de camadas compactadas, o que permite o aprofundamento das raízes das plantas e o melhor aproveitamento de água e nutrientes – isso minimiza os efeitos dos períodos secos, como os veranicos.

Outra recomendação para amenizar os problemas com a falta de chuvas é o plantio direto, com a semeadura direta na palhada da cultura de verão. A palhada protege o solo das altas temperaturas, amenizando a perda de água por evapotranspiração, além de permitir maior infiltração da água das chuvas, entre outros benefícios.

Para obter ganhos de produtividade, a semeadura deve ser realizada do início de março até o final do mês, de acordo com as precipitações na região: onde as chuvas param mais cedo, o trigo safrinha deve ser plantado no começo do mês. O escalonamento da semeadura, ou seja, a semeadura das áreas em diferentes momentos dentro do período recomendado, ou a semeadura de cultivares de ciclos diferentes podem ser estratégias interessantes, dizem os pesquisadores.

“Assim, a lavoura terá talhões com plantas em diferentes estádios de desenvolvimento. Isso reduz o risco de a falta de chuva afetar todo o plantio num único momento crítico, como a floração das plantas”, diz Jorge Chagas, lembrando que é fundamental seguir as recomendações de manejo de cada cultivar para a região, como a densidade ideal de semeadura.

O pesquisador acrescenta que, no início da janela de plantio, é importante o uso de cultivares mais tolerantes a doenças, principalmente as manchas foliares e a brusone, doença fúngica que pode causar prejuízos em anos com excesso de chuvas nos meses de abril e maio na região do Cerrado do Brasil Central. Já para semeaduras mais tardias, realizadas após o dia 15 de março, o produtor deve utilizar cultivares mais tolerantes à seca. A baixa precipitação e as temperaturas acima do normal também podem causar prejuízos, principalmente pela ocorrência de veranicos comuns nesse período.

Embrapa desenvolveu cultivar adaptada à região

A cultivar de trigo BRS 404 foi desenvolvida para condições de baixa precipitação, aproveitando a umidade do solo e o restante das chuvas dos meses de março, abril e maio no Brasil Central. A cultivar tem como principais características maior tolerância ao déficit hídrico, ao calor e ao alumínio no solo, além de elevada produção de matéria seca (palhada) e excelente qualidade tecnológica de grãos. Tem ciclo precoce, variando de 105 a 118 dias, sendo que o período entre a semeadura e o espigamento é de 57 a 67 dias, dependendo do local e da altitude do cultivo. É moderadamente suscetível à brusone e à mancha amarela.

“Em algumas regiões com maior volume de chuvas, como o Sul de Minas Gerais, os produtores têm alcançado produtividades de até 80 sc/ha com a cultivar BRS 404. Aqui no Planalto Central, a produtividade pode chegar a 60 sc/ha, desde que as chuvas tenham uma boa distribuição no período de safrinha”, diz Júlio Albrecht.

Classificada pela indústria como trigo pão, a cultivar, mesmo em anos de menos chuvas, tem entregado pesos hectolítricos (PH) de grãos acima de 80 kg/hl, sendo muito bem aceita pelos moinhos da região. A força de glúten (W), medida que representa o trabalho (energia) de deformação da massa e indica a força de panificação da farinha, varia de 250 a 400 x 10-4 J, sendo bem superior à exigência mínima dos moinhos (220 x 10-4 J). Além disso, a elevada estabilidade (tempo de batimento da massa acima de 15 minutos) favorece a panificação.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

Aprosoja Tocantins alerta para safra desafiadora e reforça importância da tecnologia e do manejo eficiente

Planejamento, inovação e gestão estratégica serão determinantes para assegurar produtividade e sustentabilidade na safra 2025/2026

Publicadas

sobre

Thiago Facco.
Foto: Thiago Facco.

Planejamento, inovação e gestão estratégica serão determinantes para assegurar produtividade e sustentabilidade na safra 2025/2026

À medida que o novo ciclo agrícola se aproxima, produtores de soja e milho do Tocantins se preparam para uma safra que exigirá atenção à produtividade e ao uso racional de insumos, diante de custos elevados e limitações logísticas. O planejamento pré-plantio inclui a adoção de tecnologias de precisão e práticas de manejo adequadas às condições de solo e clima do Estado, com foco em otimizar recursos, garantir sustentabilidade e preservar a competitividade no cenário nacional de grãos.

O vice-presidente da Aprosoja Tocantins e produtor rural, Thiago Facco, avalia que o ciclo 2025/2026 demandará decisões assertivas em todas as etapas. “Com o custo de produção elevado, precisamos ser estratégicos tanto na comercialização quanto na aquisição e aplicação de insumos, especialmente fertilizantes, que seguem caros. Ferramentas como agricultura de precisão permitem aplicar o produto apenas onde é necessário e, nas áreas com excesso, aproveitar a chamada ‘poupança do solo’”, comenta.

Ele acrescenta que a inovação e o manejo eficiente são essenciais para manter a competitividade. “O Tocantins está no mesmo nível tecnológico de outros estados produtores, mas, por ser uma fronteira agrícola, enfrenta custos logísticos mais altos e fluxo de caixa mais apertado. É fundamental extrair o máximo das tecnologias e conduzir os tratos culturais de forma eficiente para garantir rentabilidade, mesmo com margens de lucro reduzidas”, aponta Facco.

A Aprosoja Tocantins tem trabalhado para fortalecer a produção sustentável no Estado. Entre as diretrizes da entidade estão o aumento do aporte de matéria orgânica no solo, a prevenção de queimadas e a adoção de práticas que conciliem produtividade e conservação ambiental. No trabalho junto aos produtores, incentiva medidas como o enriquecimento do solo com matéria orgânica e a redução no uso de produtos químicos, buscando consolidar um modelo agrícola que preserve a qualidade do solo e assegure a viabilidade econômica das lavouras no longo prazo.

Para reforçar as informações técnicas e orientar os produtores no início da safra, a Aprosoja Tocantins consultou o engenheiro agrônomo e inspetor de Defesa Agropecuária da ADAPEC, Cleovan Barbosa, responsável pela fiscalização e monitoramento fitossanitário no Estado. Ele destaca que os produtores devem ficar atentos à janela oficial de plantio da soja, de 1º de outubro a 15 de janeiro, e à regra de que o plantio só pode ocorrer uma vez por ciclo na mesma área. “O cadastro anual da lavoura é obrigatório e pode ser feito em qualquer escritório da ADAPEC. Agora é hora de garantir que os insumos estejam adquiridos e o maquinário revisado para iniciar o plantio assim que a janela for aberta”, destaca.

Cleovan também enfatiza que a adoção de novas tecnologias é estratégica para a competitividade e sustentabilidade do setor. “O Tocantins é hoje o maior produtor de grãos da região Norte e o segundo da região Norte-Nordeste, atrás apenas da Bahia. Incorporar tecnologias que melhorem a eficiência e preservem o patrimônio fitossanitário é fundamental para manter essa posição”, afirma.

Continue lendo

Agronegócio

Fendt amplia presença no Brasil e inaugura duas lojas no Tocantins

Por meio da rede de concessionárias Planalto Tratores, fabricante alemã inicia operação no estado com oferta de máquinas agrícolas com tecnologia de ponta e pós-venda de excelência

Publicadas

sobre

Fendt amplia presença no Brasil e inaugura duas lojas no Tocantins

A Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas, está expandindo suas operações no Brasil. Presente no país há seis anos, a marca chega ao Tocantins com a inauguração de duas lojas por meio da rede Planalto Tratores – empresa que atua há 20 anos no mercado e concessionária cinco estrelas do grupo AGCO -, sendo uma no município de Paraíso do Tocantins e a outra em Araguaína.

De acordo com Rafael Antônio Costa, diretor Comercial da Fendt, a presença da marca no estado visa oferecer um atendimento diferenciado aos produtores que buscam tecnologia de ponta para investir na região. “A chegada da Fendt ao Tocantins com as novas lojas é mais um passo estratégico em nossa missão de aproximar nossas soluções de alto desempenho dos produtores brasileiros. O estado é um polo agrícola promissor e reconhecemos o seu potencial, que demanda tecnologia embarcada, eficiência e sustentabilidade para levar a produtividade a um novo patamar”, destaca.

A chegada da marca ao Tocantins marca também a estreia da Planalto Tratores no estado. Presente em 119 municípios de Goiás, como Goiânia, Itumbiara, Jussara e Porangatu, a rede de concessionárias atua com os equipamentos agrícolas do mercado há mais de 60 anos. Tiago Munaro, gerente de Vendas da Planalto Tratores, explica que outra unidade, em Gurupi, também deverá ser inaugurada em breve. “A inauguração das novas lojas no Tocantins representa não apenas um marco na expansão das marcas, mas também um movimento estratégico em uma das novas fronteiras agrícolas mais promissoras do Brasil. A região tem um enorme potencial produtivo, especialmente na soja, milho e arroz, e queremos estar ao lado dos produtores tecnificados que investem no desenvolvimento sustentável e tecnológico da região”, avalia.

As novas unidades contarão com o portfólio completo da Fendt e, também, assistência técnica e suporte às máquinas agrícolas. Além de levar aos produtores tecnologia e alta produtividade no campo, as concessionárias devem gerar receita e movimentar a economia local.

Entre os equipamentos disponíveis aos produtores da região destacam-se:

Plantadeira Fendt Momentum: por meio de tecnologias exclusivas, contribui para a eficiência operacional e produtividade na lavoura. O equipamento realiza o plantio em áreas planas e em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, o Fendt Smart Frame mantém a pressão dos pentes em relação ao solo com uma angulação de 40° proporcionada pelo Wing Flex. Já o Weight Transfer, que distribui o peso central da máquina para os módulos laterais, aumenta a emergência em 7%. Além disso, o controle individual realizado pelo Delta Force nas linhas de plantio melhora a construção do sulco e realiza até cinco ajustes em um segundo. Quando dobrada, a plantadeira fica com 3,6m, a menor largura de transporte da categoria, sem precisar desmontar qualquer componente.

Colheitadeira Fendt IDEAL: com um sistema de processamento da máquina altamente eficiente, com qualidade superior no manuseio dos grãos, eficiência energética e capacidade de lidar com uma ampla gama de condições, o resultado é um aumento de até 15% no desempenho  operacional, permitindo que a colheita seja concluída até uma semana antes do previsto. Além disso, a Fendt IDEAL permite uma economia de 20% no consumo de combustível, aumento de 25% na qualidade dos grãos e redução de perdas de até 30%. A máquina também possui o maior tanque de grãos do mercado brasileiro, com capacidade de 17.100 litros, 21% maior que outros maquinários de alto rendimento disponíveis atualmente.

Tratores Fendt Vario das séries 700, 900 e 1000: design compacto e leve, possuem o conceito Fendt iD que entrega alto torque em baixa rotação, fornecendo uma operação suave com desempenho máximo e consumo mínimo. A transmissão continuamente variável (CVT) VarioDrive opera nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente. O equipamento possui também o Dynamic Performance, que disponibiliza até 20 cv extras para demandas auxiliares. O trator possui ainda uma autolimpeza exclusiva do filtro de ar com ar comprimido, mesmo durante a operação com o sistema de ventoinha reversível para limpeza da grade frontal, resultando em menos paradas para manutenção e maior rendimento operacional.

Pulverizador autopropelido Fendt Rogator 900: pode ser utilizado em diversas aplicações, pré-plantio e pós-emergência, durante toda a safra em culturas baixas e altas e diversos tipos de terrenos. Tem capacidade para 3.500 litros no tanque principal e vão livre de 1,52 e 1,93 metros, com tecnologias que garantem maior economia de tempo e dinheiro, como dois tanques extras de 150 litros cada um para injeção direta de produtos, para agricultores que precisam fazer aplicações localizadas e específicas.

Uma das soluções que garantem a eficiência na operação do Fendt Rogator 900 é o LiquidLogic, sistema de recirculação de insumo que faz a agitação proporcional do produto para que a aplicação ocorra com perfeição ao longo da barra, que fornece pressão. A régua eletrônica de nível para o tanque garante o uso da quantidade ideal de líquido. Assim, reduz o potencial de aplicação fora do alvo, o desperdício de produto e custos com manutenção por entupimento e sedimentação. As pulverizações ficam mais precisas com a Modulação por Largura de Pulso (PWM), pois a taxa de aplicação por corpo do bico é ajustada individualmente. Com essa uniformidade, a máquina mantém o volume de gotas independentemente da velocidade de operação e mesmo nas curvas.

Sobre a Fendt

Fendt é a marca líder em alta tecnologia no Grupo AGCO para clientes com as mais altas exigências de qualidade de máquinas e serviços. Os tratores e colheitadeiras Fendt operam globalmente em fazendas profissionais, bem como em aplicações não agrícolas. Os clientes se beneficiam da tecnologia inovadora para aumentar o desempenho, a eficiência e a economia. O uso de tecnologias Fendt economizam recursos e ajudam os agricultores e empreiteiros a trabalharem de forma sustentável em todo o mundo.

Em suas instalações alemãs em Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel, a AGCO emprega cerca de 7.000 pessoas em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, bem como em produção, serviço e administração.

Site | Instagram | LinkedIn

Sobre a AGCO

AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão. A AGCO oferece valor para agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®️, Massey Ferguson®️, PTx e Valtra®️. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente 11,7 bilhões de dólares em 2024. Para mais informações, visite www.agcocorp.com.

Continue lendo

Agronegócio

Moratória da Soja é cartel: crime de ordem econômica não se camufla com discurso ambiental

Publicadas

sobre

Caroline Barcellos

A decisão do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de instaurar processo administrativo e adotar medidas preventivas contra as entidades e empresas signatárias da Moratória da Soja confirma aquilo que os produtores rurais sempre denunciaram: trata-se de um cartel de compra, um crime de ordem econômica travestido de preocupação ambiental.

Instituída em 2006 como um acordo voluntário, a Moratória se transformou em uma imposição privada que, sob a aparência de sustentabilidade, exclui do mercado produtores que cumprem rigorosamente o Código Florestal e as licenças ambientais emitidas pelos órgãos competentes. Na prática, criou-se um “direito ambiental paralelo”, sem qualquer respaldo legal, usado para punir produtores legais e concentrar ainda mais o poder de mercado nas mãos de poucas tradings.

O CADE foi claro: existem fortes indícios de infrações gravíssimas à ordem econômica, típicas de cartel, e por isso determinou que as empresas signatárias da Moratória se abstenham de manter condutas concertadas, sob pena de multa diária. A decisão marca um divisor de águas. Crime de ordem econômica é crime, independentemente se você tenta camuflá-lo com discurso ambiental.

A Aprosoja Tocantins celebra essa medida como um passo essencial para devolver segurança jurídica e dignidade ao produtor rural. O Brasil já tem uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo, não há espaço para que grupos privados, em conluio, criem barreiras abusivas, prejudiquem famílias inteiras e comprometam a economia de estados como o Tocantins.

Reforço que este foi um assunto já trazido internamente ao governo do Estado e a Assembleia legislativa que prontamente aprovaram um projeto de lei, sancionado pelo governador, onde as empresas que mantivessem a cobrança da moratória da soja em suas relações comerciais, perderiam benefícios fiscais no estado.
Tocantins é um estado em franco desenvolvimento e que não pode ter seu direito de produzir cerceado por imposições externas e acordo privados.

Não somos contra a preservação. Somos contra a injustiça e contra a manipulação do mercado. Vamos continuar lutando para que o produtor rural seja respeitado como merece: como agente legal, essencial e comprometido com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Caroline Barcellos

É a primeira mulher a presidir a Aprosoja Tocantins e uma referência de liderança feminina no agronegócio. Natural de MS e formada em Direito, ela encontrou sua verdadeira vocação no setor agropecuário, onde alia sua expertise jurídica com o dinamismo do campo. Além de sua atuação à frente da Aprosoja, Caroline é gestora administrativa e jurídica do Grupo Wink e integra o Grupo Nelore Cedro.

Continue lendo
Propaganda
Neste momento de cuidado e esperança, Pastor Carlos Velozo conclama toda a população de Palmas a unir-se em oração pela saúde e pronta recuperação do prefeito Eduardo Siqueira Campos
Palmas5 horas atrás

Eduardo Siqueira Campos esclarece atuação em emendas destinadas à compra de cestas básicas na pandemia

aleto
ALETO5 horas atrás

Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, garantiu a operação de novos voos comerciais regulares para o Aeroporto de Araguaína, que começam a operar no dia 22 de outubro - Foto: Governo do Tocantins
Governo do Tocantins6 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )

aviao da pf
Governo do Tocantins6 horas atrás

PF afasta governador do Tocantins por 180 dias

Fabio Porchat
Entretenimento23 horas atrás

Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social1 dia atrás

Luiz Cláudio Araújo, CEO da VGA, comemora mais um ano de vida

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Casa e Decoração1 dia atrás

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil

Beato Carlo Acutis
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Vivência de Choro
Entretenimento1 dia atrás

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento1 dia atrás

Inscrições abertas para a 2ª temporada da Noite dos Compositores em Palmas

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Energisa1 dia atrás

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe 

mino carta
Governo do Brasil1 dia atrás

Presidente Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do jornalista Mino Carta

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025
Palmas1 dia atrás

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025

Ação solidária de arrecadação de tampinhas organizada pela Nária Leila Cerimonial com destino ao Hospital de Amor
Social1 dia atrás

Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas

Grupo Menos é Mais
Entretenimento1 dia atrás

Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas2 dias atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas2 dias atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO2 dias atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Neste momento de cuidado e esperança, Pastor Carlos Velozo conclama toda a população de Palmas a unir-se em oração pela saúde e pronta recuperação do prefeito Eduardo Siqueira Campos
Palmas5 horas atrás

Eduardo Siqueira Campos esclarece atuação em emendas destinadas à compra de cestas básicas na pandemia

aleto
ALETO5 horas atrás

Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, garantiu a operação de novos voos comerciais regulares para o Aeroporto de Araguaína, que começam a operar no dia 22 de outubro - Foto: Governo do Tocantins
Governo do Tocantins6 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )

aviao da pf
Governo do Tocantins6 horas atrás

PF afasta governador do Tocantins por 180 dias

Fabio Porchat
Entretenimento23 horas atrás

Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social1 dia atrás

Luiz Cláudio Araújo, CEO da VGA, comemora mais um ano de vida

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Casa e Decoração1 dia atrás

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil

Beato Carlo Acutis
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Vivência de Choro
Entretenimento1 dia atrás

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento1 dia atrás

Inscrições abertas para a 2ª temporada da Noite dos Compositores em Palmas

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Energisa1 dia atrás

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe 

mino carta
Governo do Brasil1 dia atrás

Presidente Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do jornalista Mino Carta

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025
Palmas1 dia atrás

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025

Ação solidária de arrecadação de tampinhas organizada pela Nária Leila Cerimonial com destino ao Hospital de Amor
Social1 dia atrás

Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas

Grupo Menos é Mais
Entretenimento1 dia atrás

Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas2 dias atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas2 dias atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO2 dias atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Neste momento de cuidado e esperança, Pastor Carlos Velozo conclama toda a população de Palmas a unir-se em oração pela saúde e pronta recuperação do prefeito Eduardo Siqueira Campos
Palmas5 horas atrás

Eduardo Siqueira Campos esclarece atuação em emendas destinadas à compra de cestas básicas na pandemia

aleto
ALETO5 horas atrás

Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, garantiu a operação de novos voos comerciais regulares para o Aeroporto de Araguaína, que começam a operar no dia 22 de outubro - Foto: Governo do Tocantins
Governo do Tocantins6 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa emite nota sobre a Operação Fames-19 ocorrido na manha desta quarta-feira ( 4 )

aviao da pf
Governo do Tocantins6 horas atrás

PF afasta governador do Tocantins por 180 dias

Fabio Porchat
Entretenimento23 horas atrás

Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social1 dia atrás

Luiz Cláudio Araújo, CEO da VGA, comemora mais um ano de vida

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Casa e Decoração1 dia atrás

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil

Beato Carlo Acutis
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Vivência de Choro
Entretenimento1 dia atrás

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento1 dia atrás

Inscrições abertas para a 2ª temporada da Noite dos Compositores em Palmas

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Energisa1 dia atrás

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe 

mino carta
Governo do Brasil1 dia atrás

Presidente Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do jornalista Mino Carta

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025
Palmas1 dia atrás

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025

Ação solidária de arrecadação de tampinhas organizada pela Nária Leila Cerimonial com destino ao Hospital de Amor
Social1 dia atrás

Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas

Grupo Menos é Mais
Entretenimento1 dia atrás

Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas2 dias atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas2 dias atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO2 dias atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

DESTAQUES