Tocantins
Polícia Federal deflagra Operação Esturro em combate a crimes ambientais em Santa Rita do Tocantins

Nesta quarta-feira, 29 de maio de 2024, a Polícia Federal deu início à “Operação Esturro”, marcando a etapa ostensiva de uma investigação que visa desmantelar a prática de crimes ambientais contra a flora e a fauna na Área de Reserva Legal do Projeto de Assentamento São Judas Tadeu, localizado em Santa Rita do Tocantins.
O inquérito policial, instaurado para esclarecer os fatos, as circunstâncias e a autoria dos crimes noticiados, foca no desmatamento ilegal, tráfico de madeira, caça de animais silvestres, comércio ilegal de armas de fogo e munições, além de outros possíveis crimes correlatos.
Cumprindo dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal do Tocantins, a operação busca obter provas adicionais e apreender armas de fogo, munições, e outros instrumentos e produtos dos crimes investigados.
De acordo com as investigações, um indivíduo é suspeito de realizar o corte ilegal de árvores na área protegida, beneficiando a madeira e comercializando-a em cidades vizinhas. Além disso, há suspeitas de que o mesmo suspeito estaria sendo contratado para construir imóveis dentro da reserva legal, utilizando a madeira desmatada ilegalmente, incentivando a invasão de terras da União.
A Área de Reserva Legal do Projeto de Assentamento é considerada um bem da União, tornando os crimes cometidos em seu interior de competência da Justiça Federal.
A partir desta ação, a equipe de investigação da Polícia Federal intensificará seus esforços para identificar todas as pessoas envolvidas nos crimes sob investigação. Os indiciados poderão responder pelos crimes de esbulho possessório e desmatamento em terras de domínio público, caça de animais silvestres, e comércio ilegal de armas de fogo, entre outros, cujas penas somadas podem chegar a vinte anos de reclusão.
O nome da operação, “ESTURRO”, faz referência ao rugido da onça, uma das espécies abatidas na região, simbolizando a gravidade dos crimes ambientais praticados.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira prorroga concurso da Educação por dois anos
Governador Laurez Moreira prorroga concurso da Educação por dois anos e reforça compromisso com a valorização do serviço público no Tocantins.
Assinatura do termo que formaliza a prorrogação ocorreu nesta quinta-feira, 2, e o documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou, nesta quinta-feira, 2, a prorrogação por dois anos da validade do concurso público da Educação Básica. A assinatura do termo que formaliza a prorrogação ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos e o documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Na ocasião, Laurez Moreira destacou a importância do concurso como instrumento de valorização do serviço público e da educação. “Será prorrogado por dois anos, porque entendo que essa é a maneira correta de valorizar o serviço público. Precisamos garantir um ensino de qualidade e o concurso é a forma justa de escolher os servidores”, enfatizou.
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, ressaltou que a decisão reforça o compromisso do Governo do Tocantins com os profissionais da rede estadual e com a qualidade do ensino. “Parabenizo os professores pelo empenho nesta conquista e reafirmo o compromisso de enfrentar os desafios, sempre com o objetivo de valorizar a classe e, consequentemente, fortalecer o ensino em nosso estado”, salientou.
Ao representar a comissão dos aprovados do concurso da Educação, o professor Sandison Ramos celebrou a medida e a iniciativa da gestão. “Após quase dois anos de luta, vivemos hoje [quinta-feira, 2] um momento ímpar, no qual o governador recebe todos os aprovados. A nova gestão trouxe mais transparência, um diálogo próximo e humanizado. Agora, temos clareza dos dados e um canal aberto com o governo”, pontuou.
Relembre o concurso
Em 2023, o Governo do Tocantins realizou o concurso da Educação, após um hiato de 14 anos. O certame ofertou mais de 5 mil vagas e foi estruturado por cidade e por disciplina, o que permitiu atender demandas específicas das diferentes regiões do estado.
Presenças
Participaram da solenidade os deputados estaduais Gutierres Torquato e Júnior Geo; a secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços; Carlos Humberto Lima; o secretário de Estado da Governadoria, Raul de Jesus Filho e Neto; o secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto; além de dezenas de representantes da comissão dos aprovados do concurso.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança terceira edição do programa “Natal com Estoque”
Pequenos e Microempreendedores terão acesso a linha de crédito com juros abaixo daqueles praticados pelo mercado financeiro

O Governo do Tocantins, por intermédio da Agência de Fomento, lançou nesta quinta-feira, 02, a terceira edição do programa “Natal com Estoque”, iniciativa que já se consolidou como uma das principais ferramentas de apoio ao comércio local no período de maior movimento do ano.
O programa é voltado para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas e profissionais liberais, oferecendo crédito com condições diferenciadas para reforçar o estoque, organizar o fluxo de caixa e custear despesas extras que surgem com a alta demanda de fim de ano.
O governador, Laurez Moreira, demonstrou entusiasmo pela campanha. “Eu tenho a preocupação de fortalecer o comércio local. O programa “Natal com Estoque” vai atender os nossos pequenos e microempreendedores para o período mais importante do ano, movimentando a economia e criando oportunidades para milhares de famílias”, enfatizou o gestor.
Entre os diferenciais do programa, estão taxas de juros abaixo do mercado (a partir de 1,99% ao mês), prazos de até 36 (trinta e seis) meses e carência de até 03 (três) meses para o início do pagamento. Além disso, há condições ainda mais favoráveis – em relação a taxas de juros – para aquelas empresas comandadas por mulheres, fortalecendo o empreendedorismo feminino e ampliando as oportunidades de crescimento econômico.
Segundo o presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado, o programa reafirma o compromisso de incentivar o setor produtivo e preparar os negócios para a principal temporada de vendas: “O Natal é, historicamente, a data mais importante para o comércio. Nosso papel é garantir que os empreendedores estejam preparados para atender à demanda com estoque, organização financeira e condições competitivas. Ao apoiar o comércio local, movimentamos toda a cadeia econômica do Tocantins.”
A cada edição, o programa tem alcançado resultados positivos e impactado diretamente a realidade de comerciantes em diferentes regiões do Estado. O empresário do ramo do vestuário, Ricardo Garcia, relatou sua experiência: “Posso afirmar que parcerias estratégicas é fundamental no sucesso qualquer empresa. Essa parceria, encontramos na Agência de Fomento que, ajuda, orienta, escuta e facilita a vida dos empresários no sentido de fornecer – em condições extremamente justas – capital de giro, crédito, recursos para investimentos modernização dos seus negócios. Tudo isso, com objetivo de fortalecer o empreendedorismo, gerando emprego e renda”, disse Garcia.
Já o empreendedor que atua no ramo da alimentação, Carlos Campos dos Santos, pontuou sobre o aspecto da transformação que a instituição financeira proporcionou ao seu negócio. “Quando chegamos ao Tocantins, especificamente em Palmas, compramos equipamentos de panificação e montamos o estabelecimento. Mas ainda enfrentávamos um grande desafio: o custo da energia elétrica. Por orientação do Sebrae, procuramos a Agência de Fomento, onde fomos muito bem atendidos e tivemos todo suporte para alavancar nosso empreendimento, visto que as condições eram diferenciadas dos outros bancos. Os juros eram mais acessíveis, os prazos eram mais longos e ainda obtivemos carência para começar a quitar o empréstimo. Isso fortaleceu demais nosso comércio”, reforçou o empreendedor.O período de adesão ao “Natal com Estoque” será de 02 de outubro a 15 de dezembro de 2025, por meio de análise digital, conforme normativas vigentes. A Agência de Fomento está à disposição para atender interessados e esclarecer dúvidas sobre o programa, através do telefone 063.3220.9800.
Funcionamento
A Agência de Fomento do Tocantins funciona na Avenida Teotônio Segurado, 802 SUL, nº 09 – Plano Diretor Sul, em Palmas–TO, de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 18h. A plataforma digital pode ser acessada em www.fomento.to.gov.br. Já em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, os atendimentos presenciais são realizados nas sedes dos “Prontos”, antigos “É pra já”, que funcionam das 8h às 18h de segunda à sexta e, nos sábados, até as 12h.
Tocantins
PF deflagra Operação VELHACO contra fraudes na Caixa em Araguaína

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação VELHACO, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de cometer diversas fraudes contra a Caixa Econômica Federal em Araguaína, Tocantins. O grupo utilizava documentos falsos para obtenção de empréstimos consignados em nome de terceiros.
Segundo a investigação, após a liberação dos empréstimos, os valores eram pulverizados em outras contas bancárias. O prejuízo estimado à Caixa ultrapassa R$ 800 mil.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão em cinco estados: Tocantins, Maranhão, Pará, Goiás e Santa Catarina. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína.
Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, estelionato agravado, participação em organização criminosa e lavagem de capitais, cujas penas somadas podem ultrapassar 29 anos de prisão.
O termo VELHACO faz referência ao artigo 171 do Código Penal, que trata do estelionato, caracterizando o indivíduo que, mediante ardil, fraude ou engodo, busca obter vantagem indevida em detrimento de outrem.
A operação reforça o compromisso da Polícia Federal em combater crimes contra instituições financeiras e proteger recursos públicos no Tocantins e em todo o país.
-
Tocantins2 dias atrás
Cânion da Ilha Negra é área restrita e não pode ser visitado
-
Governo do Tocantins23 horas atrás
Governo do Tocantins promove Outubro Verde contra sífilis
-
Entretenimento3 dias atrás
Curta “Maria Izabel” vence prêmio no Festival Cine Toca
-
Entretenimento2 dias atrás
MP aprovada atualiza salários de servidores temporários do Tocantins
-
Câmara Municipal de Palmas22 horas atrás
Câmara aprova projeto que troca o nome da Avenida Teotônio Segurado para Siqueira Campos.