Tocantins
Polícia Federal investiga crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes em Palmas

Palmas/TO – A Polícia Federal no Tocantins deflagrou, nesta sexta-feira (14/02/25), a “Operação Guardião do Futuro II”, com o objetivo de combater crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes na capital do estado. A investigação apura o armazenamento, produção e compartilhamento de conteúdo sexual infantojuvenil na internet.
As investigações tiveram início a partir da identificação de mídias que continham imagens e vídeos de abuso sexual infantil. Também foram localizados arquivos de material de abuso produzido e disponibilizado em redes sociais. Com base nessas informações, a Justiça Federal expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido nesta sexta-feira.
Durante a operação, objetos de interesse foram apreendidos para análise, e as investigações continuam para identificar os autores dos crimes e possíveis outras vítimas ou envolvidos. A Polícia Federal reforça que qualquer indivíduo flagrado compartilhando, armazenando ou produzindo esse tipo de conteúdo pode responder criminalmente. As penas para esses delitos podem somar até 18 anos de reclusão.
O nome da operação, “Guardião do Futuro II”, faz referência às ações da Polícia Federal voltadas à proteção de crianças e adolescentes contra crimes dessa natureza. A instituição reforça a importância da denúncia anônima por meio de seus canais oficiais, garantindo sigilo e segurança aos denunciantes.