Polícia Militar do TO
Polícia Militar e IFTO realizam solenidade de formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública
Na manhã desta terça-feira, 26, aconteceu a solenidade de formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, para a formação de soldados praças, uma parceria entre Polícia Militar do Tocantins e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). O evento ocorreu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), na quadra 501 sul, na Capital Palmas.
A capacitação foi realizada em alinhamento com a formação militar e a civil, e atendendo tanto a anseios institucionais e sociais, quanto à qualificação dos membros da corporação, uma ação que contempla finalidades e objetivos do Instituto Federal do Tocantins, preconizados na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro 2008.
O curso foi de 1.600 horas e oferecido aos novos incorporados à PMTO, na modalidade a distância, em 14 polos distribuídos em 13 cidades do estado do Tocantins. A cerimônia de formatura contou com a presença de 50 (cinquenta) formandos e quase 900 acompanharam de forma on-line, nos diferentes municípios do Estado.
Durante a solenidade de formatura houve o juramento, realizado pela soldado formando, Bruna Cunha Martins, e seguido por seus colegas do curso. Logo em seguida, foi realizada a diplomação do curso, a soldado Adriana Ferreira, foi a formanda que recebeu a outorga de grau das mãos do Reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior, seguido pelos restantes dos soldados. A soldado, já como tecnóloga em Segurança Pública, Mariana Nonato Mengue Pereira, foi convidada para proferir seu discurso em nome da Turma.
Entrega de homenagem
O coordenador adjunto do CFP da Polícia Militar, o Tenente-Coronel PM Márcio Carvalho, e o coordenador geral do curso, Josiane de Carvalho da Cunha, entregaram placas em forma de homenagem e agradecimento pelos trabalhos e apoio durante o curso, a Joana Darc Vaz da Silva, Coordenadora Técnica de Ensino em Segurança Pública, a Sargento PM, Vanessa de Souza Santos Moraes, coordenadora Pedagógica Militar, a Major QOPM, Josefina Rios Ferreira, a coordenadora Técnica Militar, Fábia Macedo Ribeiro, a coordenadora Adjunta do Curso e a Nayara Dias Pajeú Nascimento, Pró Reitora de Ensino do IFTO.
Primeiro Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública
Alguns dos soldados da PMTO tiveram o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública como o primeiro em suas vidas. Como é o caso do soldado Sales. Ele ressalta que é muito gratificante ter participado e formado na primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, da PMTO.
Já a Soldado e agora também Tecnológica em Segurança Pública, Anna Karoline Pereira, destacou que esse curso é o primeiro em sua vida e vai agregar tanto na carreira militar quanto na vida civil. “Pra mim é muito importante esse momento, porque eu desisti de um curso superior anteriormente, só para focar em concursos. Passei praticamente dois anos estudando e consegui passar no concurso da PMTO. Para mim, foram duas vitórias ao mesmo tempo. Agora sou tecnóloga em segurança pública e soldado da PMTO”, conta a soldado.
O Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, falou sobre a importância deste momento, onde os soldados estarão mais capacitados para servir a sociedade. ”A Sociedade tocantinense recebe estes novos profissionais, com muito orgulho e compreensão. Eles são homens e mulheres devocionados que lutam dia e noite, por uma sociedade com menos desordem e injustiças e mais segurança e liberdade, mesmo arriscando suas próprias vidas”, ressaltou o coronel.
Presenças
Na solenidade estiveram presentes o Chefe do Estado Maior, o Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, representando o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o Subchefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Marizon Mendes Marques, o Diretor de Saúde e Promoção Social (DSPS) da PMTO, Coronel PM Júlio Manoel da Silva Neto, o Diretor de Orçamento e Finanças (DOF) da PMTO, Coronel PM Sherlock Luís de Mesquita, o Comandante de Policiamento da Capital, Coronel PM Francinaldo Machado Bó, o Comandante de Policiamento Interior, Coronel PM Sólis Araújo, o Comandante de Policiamento Especializado, Coronel PM Ricardo Borges Ferrão, o Corregedor Geral da PMTO, Coronel PM Dosautomista Honorato de Melo, o Assessor Militar Junto ao Tribunal de Justiça, Coronel PM Jaizon Veras Barbosa, o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, Tenente-Coronel PM Wellder Messias Cavalcante, a Assessora Jurídico da PMTO e paraninfa da turma, Coronel PM Lorena Alfonso Cavacante Fernandes, o Reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior, o Diretor Geral do IFTO do Campus de Paraíso, Flávio Eliziário de Sousa, o Coordenador do Curso, Fábio Silveira Vidal, o deputado estadual Leo Barbosa, representando o governador, Wanderlei Barbosa, a deputada estadual Janad Valcari e o deputado estadual, Júnior Brasão.