O estado do Tocantins será palco ao longo do mês de agosto dos Encontros Regionais da Política Nacional Cultura Viva (PNCV), com programação nas cidades de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Palmas. O objetivo é mobilizar artistas, coletivos culturais, mestres populares, gestores e movimentos sociais em torno do fortalecimento da cultura como direito e da implementação das políticas públicas culturais no estado.
Com o tema “Tecendo Saberes e Territórios – Redes em Movimento e a Celebração dos Povos que Fazem da Cultura um Direito Vivo na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)”, os encontros reúnem representantes da cultura popular e institucional para rodas de conversa, oficinas, pactuações intermunicipais, cortejos e seminários temáticos.
Política Nacional Cultura Viva no Tocantins
A iniciativa é coordenada pelo Pontão Tambores do Tocantins, em articulação com o GT Rede Tocantins da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, Comitê Estadual de Cultura, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e o Escritório de Representação do Ministério da Cultura (MinC) no Tocantins.
De acordo com o diretor-geral do Pontão, Márcio Bello, os encontros fortalecem a cultura de base comunitária. “Vamos potencializar o protagonismo dos Pontos de Cultura e construir de forma colaborativa a Política Nacional Cultura Viva no estado”, afirma.
Programação Cultura Viva em quatro cidades
A programação é gratuita e ocorre em diferentes datas e cidades:
- Araguaína – 09 de agosto, das 09h às 12h e das 14h às 18h – Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto
- Gurupi – 12 de agosto, das 09h às 12h e das 14h às 18h – Auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha
- Porto Nacional – 19 de agosto, das 09h30 às 11h30 – COMSAÚDE – Pontão Estadual Cultura Viva Tambores do Tocantins
- Palmas – 19 de agosto, a partir das 15h30 – Auditório da Reitoria da UFT
Encontros fortalecem redes e certificação cultural
Os eventos fazem parte da mobilização nacional em preparação à Teia Nacional dos Pontos de Cultura 2026 e da implementação plena da Política Nacional Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2025–2035). O produtor executivo, Erval Benmuyal, destaca: “Nosso objetivo é consolidar uma rede pulsante, viva e conectada com os sonhos dos povos do Tocantins.”
Durante os encontros, será realizado o mapeamento e certificação de agentes e instituições culturais através da plataforma colaborativas.net/mapeamento. Também será disponibilizada a Cartilha Cultura Viva Tocantins, com orientações e conteúdos formativos para quem atua no setor.
Para acompanhar outras ações de cultura no estado, acesse a editoria de Cultura do Portal Jaciara Barros.


