Políticas de segurança pública no Tocantins avançam com agenda nacional em Brasília
Governo do Tocantins participa de reunião nacional com o Ministério da Justiça para alinhamento das políticas de segurança pública e combate ao crime organizado.
As políticas de segurança pública no Tocantins ganharam novo impulso com a participação do Governo do Estado em uma agenda estratégica realizada nessa quinta-feira, 12, em Brasília/DF. O encontro ocorreu no Palácio da Justiça, a convite do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, e reuniu o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares.
A reunião teve como foco o fortalecimento territorial, o financiamento contínuo das políticas de segurança pública e o enfrentamento ao crime organizado. O colegiado é composto pelos comandantes-gerais das corporações de todas as unidades federativas do país, consolidando um espaço de diálogo federativo para construção de diretrizes nacionais.
Integração federativa e política baseada em evidências
A agenda integrou a programação do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada à consolidação de uma política nacional de segurança pública baseada em evidências. Entre os pilares discutidos estão o uso de métodos científicos, tecnologia, inovação e a ampliação da cooperação entre União, estados e instituições do sistema de justiça.
Também estiveram em pauta consensos em torno da Proposta de Emenda à Constituição 018/25 da Segurança Pública e o alinhamento institucional para consolidar o combate à criminalidade organizada como política permanente de Estado.
Representação do Tocantins
Representando o Tocantins, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa, destacou que o encontro marcou o início do diálogo institucional da nova gestão do Ministério da Justiça com os estados.
“A reunião com o ministro da Justiça, o secretário da Senasp e os diretores da pasta marcou o primeiro contato institucional do novo ministro com os comandantes dos estados. O foco foi o fortalecimento da integração entre a União e os entes federativos, além da ampliação do apoio aos estados no enfrentamento ao crime organizado”, afirmou.
A participação do Tocantins no debate nacional fortalece as políticas de segurança pública no Tocantins, amplia a articulação com o Governo Federal e favorece o alinhamento às diretrizes estratégicas nacionais.
Alinhamento estratégico nacional
Durante o encontro, o ministro Wellington César Lima e Silva ressaltou a necessidade de consensos que garantam legitimidade e efetividade às propostas em discussão. Segundo ele, a segurança pública deve ser conduzida com solidez metodológica, base científica e uso adequado de tecnologia.
O vice-presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil, coronel Renato dos Anjos, reforçou que avanços na área devem ser construídos com responsabilidade técnica e diálogo permanente com as corporações estaduais.
Participaram ainda o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, e o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia. O encaminhamento das pautas consolida diretrizes comuns e fortalece a governança na área da segurança pública em todo o país.
O intercâmbio de informações e experiências entre os estados contribui para o aprimoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade no território tocantinense. A convergência de esforços federativos tende a garantir maior consistência estratégica às ações desenvolvidas no Tocantins.
Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!


