Portal Jaciara Barros

Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher

Por Todas as Marias 2025: Tocantins reforça combate à violência contra a mulher

Por Todas as Marias ganhou um novo capítulo em 2025 no Tocantins. Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos recebeu a abertura oficial da segunda edição do projeto, idealizado e conduzido pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.

Criado em 2024, o projeto nasceu da urgente necessidade de promover ações integradas que estimulem a mudança de comportamentos e mentalidades por meio da educação - Loise Maria/Governo do Tocantins

O evento, marcado por emoção e mobilização, contou com a presença da atriz, modelo e ativista Luiza Brunet, que ministrou uma palestra sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a mulher, reforçando que o silêncio não pode ser opção.

Abertura oficial do projeto Por Todas as Marias 2025 no Palácio Araguaia, em Palmas (TO). Foto Jaciara Barros
Abertura oficial do projeto Por Todas as Marias 2025 no Palácio Araguaia, em Palmas (TO). Foto Jaciara Barros

A importância do Por Todas as Marias no Tocantins

A iniciativa Por Todas as Marias atua na prevenção e conscientização sobre a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Com foco educativo, o projeto alerta mulheres sobre como identificar os primeiros sinais de abuso e amplia a divulgação dos canais de denúncia como o Disque 180 e o 190.

Para 2025, uma das principais novidades é a inclusão do tema na grade curricular da rede estadual de ensino, resultado da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Palestra de impacto com Luiza Brunet

Na abertura, Luiza Brunet emocionou o público ao compartilhar sua trajetória pessoal e o processo de superação após viver episódios de violência. A ativista alertou que, apesar da ampla divulgação sobre os direitos das mulheres, os números de feminicídio e agressões seguem preocupantes.

“Mesmo com tanta informação, as estatísticas permanecem alarmantes. É fundamental fortalecer a autoestima das mulheres e mostrar que elas têm direitos. Violência é crime e deve ser denunciada”, afirmou Luiza Brunet.

Na abertura, Luiza Brunet
Luiza Brunet. Foto Jaciara Barros

Por Todas as Marias: histórico e objetivos

Criado em 2024, Por Todas as Marias é coordenado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), com apoio da Defensoria Pública (DPE-TO), Tribunal de Justiça (TJTO), Polícia Militar (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e Seduc.

O projeto integra a política intersetorial Rede Cuidar, que promove dignidade, proteção social e garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na oportunidade, Estellamaris Postal falou com os presentes e reforçou a parceria da Defensoria Pública com ações de enfrentamento a violência doméstica. Foto Jaciara Barros
Na oportunidade, Estellamaris Postal falou com os presentes e reforçou a parceria da Defensoria Pública com ações de enfrentamento a violência doméstica. Foto Jaciara Barros

Educação como ferramenta de mudança

Uma das frentes do projeto é o curso on-line Por Todas as Marias, disponível na plataforma Moodle da Seduc, com carga horária de 20 horas. A formação aborda legislação, tipos de violência e propõe estratégias didáticas para aplicação em sala de aula. Mais de 500 profissionais já se inscreveram, incluindo professores do componente curricular Projeto de Vida e assistentes sociais.

Ações previstas para 2025

O Por Todas as Marias também realiza blitz e palestras educativas em escolas e municípios, em parceria com a Operação Shamar. Em 2024, mais de mil estudantes foram alcançados. Para 2025, as visitas chegarão a Natividade, Dianópolis, Cristalândia e Palmas, com ações voltadas para:

  • Romper o silêncio sobre a violência

  • Reconhecer sinais de abuso

  • Promover respeito e igualdade desde a infância

 

Mais informações e apoio

Para saber mais sobre o projeto Por Todas as Marias, acesse o site oficial do Governo do Tocantins ou procure a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais.

Se você ou alguém que conhece sofre violência, denuncie:
📞 Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
📞 190 – Polícia Militar

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *