Turismo
Porto de Galinhas, uma experiência para toda a família

Uma das praias mais famosas de Pernambuco reúne o charme da rota nordestina ao prazer dos resorts.
Texto e fotos: Seleucia Fontes
Considerado um dos melhores destinos de praia do Brasil, Porto de Galinhas é uma das referências quando falamos no litoral pernambucano. É fácil entender: fica bem próximo da Capital, Recife, 62 km, e tornou-se mais conhecido que o município que abriga o distrito, Ipojuca. Suas águas são mornas, de tonalidade verde, e há pontos com piscinas naturais.
A vila onde se encontra o comércio principal é um charme, repleta de bares, restaurantes, lojas de artesanato, a Rua das Sombrinhas. O atendimento sempre traz a marca do acolhimento nordestino. Na praia, jangadas multicoloridas são uma festa para os olhos e estão prontas para passeios até as piscinas naturais.
Para aproveitar as piscinas, é preciso observar a maré baixa, nos períodos de Lua Cheia e Nova. Mas há turistas que nem pensam nesse detalhe, já que a região conta com grande oferta de hospedagens, de pousadas acolhedoras a resorts sedutores. Para quem escolhe a segunda opção, não é preciso se preocupar com o período das chuvas.
Paraíso para a família
Não tem tempo ruim para quem se hospeda em um resort como o Enotel Porto de Galinhas, o primeiro All Inclusive da região. É um desses lugares que dá vontade de não ir embora. Os colaboradores são sempre atenciosos e sorridentes, as suítes são confortáveis (incluindo opção para portadores de necessidades especiais), tem várias piscinas – com ondas, só para crianças, para adultos com bar molhado e até um “rio”, que na verdade é uma piscina estreita e sinuosa, onde crianças e adultos “sem medo de serem felizes” fazem o percurso em boias.
As crianças, por sinal, são as grandes privilegiadas do resort, com atrativos específicos e monitores para animar a cuidar da garotada enquanto os pais relaxam. Vale lembrar que crianças até 12 anos ocupando o mesmo quarto dos pais não pagam pela hospedagem.
O restaurante principal conta com dois ambientes distintos e há outros dois distribuídos pela área de lazer, próximos a praia, sendo um com cardápio infantil. Claro, o peixe e frutos do mar são o carro-chefe, mas a variedade ofertada agrada carnívoros, vegetarianos, dietéticos. Difícil mesmo é manter a linha. Outro detalhe, as bebidas também estão inclusas.
A coisa não para por aí: o resort oferece programação diversificada todos os dias da semana, com esportes de praia e de quadra, jogos de salão, atividades para toda a família. À noite, tem boate para os mais resistentes.
Bom, a essa altura quase esquecemos que há uma bela praia em frente ao Enotel. Claro que é preciso tirar um momento para dar uma caminhada e aquele mergulho no mar, sempre respeitando as recomendações de segurança. Também é possível alugar bicicletas no próprio resort para passeios mais distantes. Na praia também há possibilidade de fazer passeios a cavalo, de buggy e até sobrevoo em paramotor.
É uma estrutura tão grande que há um clube privativo, centro de conferências, com salas de reuniões e auditório. Podem ocorrer vários eventos simultâneos e o hóspede vai continuar com o mesmo padrão de atendimento!
Uma dica final: não está incluso na diária, mas vale muito à pena usufruir dos serviços do Spa, com diversas opções de massagem, banhos especiais, hidroterapia, estética facial e corporal, salão de beleza.
Um luxo só, mas ao alcance de todos. Se for o caso, evite a alta temporada e programe pelo menos quatro dias para fazer esta viagem de sonho!
Informações úteis
Localização – Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca (PE), a 62 km de Recife e 52 km do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes.
O que fazer – na praia, passeios de jangada para as piscinas naturais (pode incluir mergulho com cilindro), de bike, cavalo, buggy, paramotor. Na vila, circular pelas lojinhas para comprar artesanato e experimentar as delícias da região nos bares e restaurantes. Também é recomendável percorrer praias próximas, como Carneiros, a 60 km.
Onde ficar – Enotel Porto de Galinhas (@enotelhotels – 81 3552-5555)
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins16 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza