Turismo
Porto Folia 2023: Desenterro da “Buiúna” e desfile de Bonecos Gigantes abre as festividades do carnaval em Porto Nacional

Uma grande festa marcada por muita alegria e cultura popular, foi realizada no início da manhã desta sexta-feira, 17, em diversas ruas e avenidas de Porto Nacional. O tradicional desenterro da Buiúna e o desfile dos bonecos gigantes abriram as programações do melhor carnaval da região Central, o Porto Folia 2023. O evento que reuniu uma multidão, também contou com uma atração extra, a Buiúna filha foi uma das novidades do espetáculo que já acontece há 22 anos no município e é fundamentada na famosa Lenda da Buiúna, símbolo maior do patrimônio imaterial na cidade. O cortejo saiu do Centro Histórico ao som da Banda Municipal, Tambores do Tocantins e seguiu até a Antiga Rodoviária localizada no setor Aeroporto.
Inspirado em uma peça de teatro escrita pelo portuense Everton dos Andes, no ano de 2000, o projeto estreou no carnaval de Porto Nacional no ano de 2001 pelo próprio criador da peça teatral, trazendo o enredo para as ruas da cidade. Segundo a lenda, a Buiúna que se manifesta em todo o alto do Tocantins, Araguaia e Amazonas, esconde sua cabeça no subsolo da Catedral Nossa Senhora das Mercês e o seu corpo atravessa o Rio Tocantins, a lenda mistura elementos da cultura afro e indígena.
No local, o prefeito de Porto Nacional entregou a chave simbólica da cidade para o Rei Momo, Rainha do Carnaval e a Rainha da Melhor Idade, a ação representa o início das festividades carnavalescas em todo o município. “Estar vivenciando as nossas tradições aqui na Capital da Cultura do Tocantins é um sentimento muito especial, o desenterro da Buiúna faz parte do carnaval de Porto Nacional e nós acreditamos que essa é uma festa que tem o sentimento de alegria, amizade, reencontros e muita diversão”, disse o Prefeito Ronivon Maciel.
O bloco da Buiuna configura-se como um grupo de cultura popular e foi o único que sobreviveu ao tempo no carnaval de Porto Nacional que por muito tempo perdeu a tradição dos blocos carnavalescos. Atualmente, o projeto emprega 34 pessoas compostas por figurantes e carregadores dos famosos bonecos gigantes.
Segundo o criador do enredo, a inovação e a volta dos blocos, será fundamental na promoção do turismo local e no aquecimento da economia. “Estamos felizes por ver que essa gestão está retomando um trabalho que foi tradição há alguns anos atrás e isso está sendo fundamental para o desenvolvimento do carnaval na nossa cidade, Não tenho dúvidas de que impulsionará o comércio e será fundamental na geração de emprego e renda”, pontuou Everton dos Andes.
Programação do Porto Folia 2023
Sexta-feira – 17/02
Atração 2: Abertura Oficial do Porto Folia 2023 – 1º dia (Tambores do Tocantins, Adriano Araújo, Barões da Pisadinha, Pagode Vip Moral)
Horário: A partir das 20h
Local: Circuito Cultural Beira-rio
Sábado – 18/02
Atração 1: Porto Folia 2023 – 2º dia (Orquestra Big Band, Marcelo Oliveira, Biu do Piseiro, Xama no Pagode)
Horário: A partir das 20h
Local: Circuito Cultural Beira-rio
Domingo – 19/02
Atração 1: Matinê Porto Folia 2023 – Banda D’vinil – Matinê
Horário: 18h
Local: Circuito Cultural Beira-rio
Atração 2: Porto Folia 2023 – 3º dia – (Resenha Good, Izo Maranhão, Max e Luan, Juarez Falcão)
Horário: A partir das 20h
Local: Circuito Cultural Beira-rio
Segunda-feira – 20/02
Atração 1: Porto Folia 2023 – 4º dia (Everton dos Andes, Maykinho Top, Humberto e Ronaldo, Rafa Souza)
Horário: A partir das 20h
Local: Circuito Cultural Beira-rio
Terça-feira – 21/02
Atração 1: Matinê Porto Folia 2023 – Banda D’vinil – Matinê
Horário: 18h
Local: Circuito Cultural Beira-rio
Atração 2: Porto Folia 2023 – 5º dia (Paulo Ferreira, Vitor e Luan, Batukerê, Orquestra Big Band)
Horário: A partir das 20h
Local: Circuito Cultural Beira-rio
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza