Entretenimento
Pracinha da Cultura recebe espetáculo ‘Negras: Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas’
Publicadas
12 meses atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Screenshot_2024-10-30-17-32-45-640_com.google.android.gm-edit-974x600.jpg&description=Pracinha da Cultura recebe espetáculo ‘Negras: Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas’', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
O Grupo Artpalco apresenta o espetáculo cênico-musical ‘Negras: Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas’, na próxima sexta-feira, 1º, na Pracinha da Cultura, no Morada do Sul, com duas sessões – às 19 horas e 20h30. A entrada é apenas 1kg de alimento não-perecível e os ingressos estão disponíveis para retirada no site Sympla. O projeto é uma realização do Grupo Artpalco e apresentação do Grupo Vozes de Ébano que conta com patrocínio do edital Culturas e Linguagens – Teatro do edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Ministério da Cultura.
A apresentação é conduzida pelas cantoras e atrizes Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa, do grupo Vozes de Ébano. Em 30 minutos de apresentação, a peça revela as vivências e os desafios de três mulheres negras que enfrentam o racismo em suas diferentes facetas, levando o público a refletir sobre questões sociais e pessoais muitas vezes invisibilizadas.
Para o diretor-geral do espetáculo, Mello Júnior, a proposta de ‘Negras’ é conectar o público com essas histórias através de um espetáculo que mistura teatro e música para provocar empatia e consciência social. “As canções intensificam cada narrativa, e os diálogos tocam profundamente aqueles que assistem, criando um espaço para a reflexão e para o engajamento”, revela.
Responsável pelo projeto, George Henrique Silva reforça: “Queremos que o público perceba o poder da arte como instrumento de luta e transformação. “Negras: Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas” não é só um espetáculo, mas um convite para ouvir e sentir as vozes dessas mulheres, ampliando o debate sobre questões que ainda precisam ser encaradas de frente.”
Para as cantoras e atrizes Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa, do grupo Vozes de Ébano, a experiência é desafiadora. “Cada canção ecoa o que vivemos e o que muitas mulheres negras enfrentam todos os dias. Nossas histórias são diversas, mas cada uma delas traz uma força que esperamos que inspire outras pessoas”, destaca Fran Santos.
Para Cinthia Abreu, a esquete promete ser uma jornada de resiliência e empoderamento. “É um apresentação simples, mas com uma mensagem muito forte, sobre a importância da reflexão e amplificação de histórias que merecem ser ouvidas”, revela. Malusa complementa sobre o papel provocador de ‘Negras’. “Essa é uma peça que faz perguntas importantes e deixa o público refletindo sobre as respostas. Ao trazer essas histórias à tona, estamos colocando um holofote sobre o que muitas vezes fica escondido, e é exatamente essa a função da arte – transformar o invisível em algo real e presente para todos.”
Dramaturgia
A dramaturgia é de Luiz Navarro que conta a história de Isabel, uma jovem que, em situação de pobreza, luta contra as barreiras e preconceitos que a marginalizam enquanto sonha com um futuro melhor para o filho que está para nascer, mesmo diante das dificuldades de exclusão social; Corina, uma mãe que enfrenta o luto e a resistência após a perda trágica de seu filho inocente, vítima da violência policial. Sua dor traz à tona a resiliência necessária para suportar as marcas deixadas pela injustiça; Dora, uma praticante de religião de matriz africana que enfrenta o preconceito e a discriminação, desafiando os estigmas que tentam silenciar sua voz e seu direito de viver e expressar sua fé.
Social
A iniciativa é realizada em parceria com a ONG Unidos por Um Mundo Melhor, que receberá os alimentos para doação a famílias carentes e atuará conjuntamente com a equipe do projeto para articulação do público do espetáculo, com cota de ingressos para os voluntários da ONG. Além disso, a presidente da ONG, Júlia Albuquerque, fará a abertura da apresentação com poesia que também foca o combate ao racismo e preconceito.
Projeto
O projeto ‘Negras: Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas’ é uma realização do Grupo Artpalco e apresentação do Grupo Vozes de Ébano, que conta com patrocínio do edital Culturas e Linguagens – Teatro do edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Ministério da Cultura, além de apoio do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), Organização Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM) e Pracinha da Cultura.
Serviço
O quê – Esquete cênico-musical ‘Negras: Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas’
Quando – Sexta-feira, 1º/11
Local – Pracinha da Cultura – Morada do Sol
Ingressos – 1 kg de alimento não perecível/ Retirada antecipada no site Sympla
Informações – (63) 9 8427-1805
Ficha Técnica
Realização: Grupo Artpalco
Patrocínio: Edital Culturas e Linguagens – Teatro, do edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Ministério da Cultura
Idealização e coordenação-geral do projeto: George Henrique Silva
Dramaturgia: Luiz Navarro
Direção-geral do espetáculo: Mello Júnior
Apresentação e Produção Executiva: Grupo Vozes de Ébano
Atrizes e Cantoras: Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa
Coordenação de Comunicação: Wagner Bárbara
Artes gráficas: Wagner Bárbara e Augusto Rocha
Assistente de Produção e Sonoplastia: Ivana Cruz
Iluminação: Francisco Lustosa
Mídias sociais: Brena Raynara e Fran Santos
Apoio: Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), Organização Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM) e Pracinha da Cultura.
Você pode gostar
Entretenimento
Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas
Mostra Audiovisual Toca Criativa celebra jovens talentos e suas produções no Cine Sesc Palmas, em uma noite de emoção e reconhecimento.
Publicadas
14 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
A noite do último sábado (18) foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração durante a Mostra Audiovisual Toca Criativa, realizada no Cine Sesc Palmas. O evento reuniu alunos e alunas de todas as edições das oficinas do projeto para prestigiar as produções exibidas e conhecer os grandes vencedores da mostra.
O público presente acompanhou atentamente as produções realizadas pelos jovens participantes, que trouxeram para a tela temas ligados ao cotidiano, à identidade e aos desafios de vida. A cerimônia de encerramento foi conduzida com momentos de fala, exibição dos vídeos e, ao final, a tão aguardada premiação dos destaques da Mostra.
Os vencedores
O estudante Gabriel Vieira conquistou o Prêmio de Voto Popular, com expressivos 455 votos recebidos na enquete promovida no Instagram do projeto. Já Isabella Barbosa brilhou ao vencer o júri técnico, conquistando os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Edição, somando dois pontos e sendo eleita a grande vencedora da Mostra Toca Criativa 2025.
Isabella foi a única participante a receber premiação física, sendo um Iphone 16, simbolizando o reconhecimento pelo seu destaque técnico e criativo. Ela venceu ao apresentar vídeo motivacional sobre paciência, otimismo e esperança. “Foi uma experiência incrível, eu aprendi muito sobre contar histórias e sobre mim mesma. Foi uma semana bem puxada com trabalho novo, mudança de casa e até quase desisti. Mas agradeço a amigos e familiares que me apoiaram a continuar. Estou muito feliz”, comemorou Isabella Barbosa, visivelmente emocionada.
Já o estudante Gabriel Vieira, classificado com espectro autismo Suporte 1, contou em seu vídeo um pouco do seu dia e sobre sua vivência sendo um jovem autista com hiper foco em algumas atividades particulares como esporte e cultura. Ele destacou a importância da oportunidade: “Eu e minha família batalhamos muito para que meu vídeo chegasse a tantas pessoas, inclusive familiares na Bahia me ajudaram bastante. O voto popular mostra que nossa voz também tem alcance. Foi muito especial participar do Toca Criativa.”
Uma celebração do protagonismo juvenil
Idealizado e coordenado pela produtora audiovisual Hyvanna Corrêa, o Projeto Toca Criativa ofereceu oficinas gratuitas de produção audiovisual com celular voltadas a jovens de 15 a 29 anos das regiões Norte e Sul de Palmas. As formações abordaram desde a criação de roteiros até técnicas de gravação e edição, incentivando os participantes a transformarem suas vivências em narrativas autorais.
Durante a cerimônia, Hyvanna destacou a importância de ver o projeto ganhando vida na tela. “As periferias são cheias de histórias potentes, e o Toca Criativa nasceu para dar espaço a essas vozes. Ver esses jovens se reconhecendo como protagonistas e expressando suas realidades por meio do audiovisual é a verdadeira vitória deste projeto.”
O instrutor das oficinas, Ramon Dias, também ressaltou o impacto da iniciativa na formação dos jovens. “Vocês estão todos de parabéns, foi muito difícil escolher os melhores porque foram todos vídeos muito bons, vocês aplicaram cada técnico e cada aprendizado com excelência.”
Formação, pertencimento e oportunidade
O Toca Criativa teve como proposta central fortalecer o protagonismo juvenil, promovendo acesso à formação cultural e técnica em regiões periféricas da capital tocantinense. Ao todo, 24 jovens participaram das oficinas realizadas na ONG Unidos por Um Mundo Melhor (Aureny II) e na Prefeitura de Palmas, nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro, concluindo o ciclo com a mostra e a solenidade de premiação.
Patrocínio e realização
O Projeto Toca Criativa é uma realização de Hyvanna Corrêa Produções, com patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins (Secult-TO) e do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal.
O projeto contou ainda com apoio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e da ONG Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM). Ainda de acordo com a proponente do Projeto, a noite de encerramento marcou não apenas o fim de um ciclo, mas o início de uma nova geração de jovens realizadores audiovisuais que seguem inspirados a contar suas próprias histórias — com criatividade, coragem e autenticidade.
Últimas matérias da editoria Entretenimento
Entretenimento
Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária
Publicadas
15 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
São Paulo — O Leilão Galácticos, idealizado por Ronaldo Fenômeno e Celina Locks, promete movimentar a capital paulista em sua segunda edição, marcada para o dia 12 de novembro, no tradicional Clube Monte Líbano.
A noite de gala reunirá celebridades, empresários e formadores de opinião, todos unidos por uma causa nobre: apoiar os projetos da Fundação Fenômenos, que celebra 15 anos de impacto social em comunidades de todo o país.
Entre as presenças confirmadas estão Sabrina Sato e Nicolas Prattes, o casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, além da cantora Negra Li. Outros nomes da cena artística e do entretenimento também farão parte da noite solidária.
“Ter o apoio de pessoas tão queridas e inspiradoras torna essa edição ainda mais especial. É bonito ver como o bem conecta e mobiliza”, comenta Celina Locks. “O leilão é uma celebração da generosidade e da nossa trajetória com a Fundação Fenômenos, que há 15 anos acredita no poder coletivo de fazer a diferença”, completa Ronaldo Fenômeno.
Os convidados poderão participar de um leilão exclusivo com experiências e itens únicos, como acesso VIP à Copa do Mundo FIFA 2026 e encontros com personalidades globais. Toda a arrecadação será revertida para os projetos sociais da fundação.
O evento conta com produção da WNB Eventos, direção geral de Vildomar Batista e gestão comercial da GSarti Consultoria.
Últimos destaques da editoria social
Entretenimento
Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins
O governador Laurez Moreira anunciou a Força-Tarefa de Regularização Ambiental para agilizar mais de 4,6 mil processos de licenciamento no Tocantins.
Publicadas
4 dias atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou a criação da Força-Tarefa de Regularização Ambiental para acelerar a análise de mais de 4,6 mil processos de licenciamento ambiental em tramitação no estado. A ação, coordenada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), terá duração de 120 dias, com conclusão programada para fevereiro de 2026.
Durante reunião no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Laurez Moreira autorizou a contratação de 25 novos profissionais para reforçar as equipes de análise. Segundo o governador, a prioridade é dar celeridade aos processos já protocolados, garantindo segurança jurídica e apoio ao desenvolvimento sustentável.
Coordenação do Naturatins e metas de entrega
O presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima, informou que o mutirão inicia na segunda-feira, 20, com dedicação exclusiva às demandas de licenciamento. O objetivo é eliminar o passivo e estabelecer um fluxo contínuo de análises dentro dos prazos legais.
Metas da Força-Tarefa
- Analisar mais de 4,6 mil processos de licenciamento ambiental;
- Concluir o mutirão em 120 dias (entrega até fevereiro de 2026);
- Reforçar a equipe com 25 profissionais adicionais;
- Garantir celeridade, legalidade e transparência nas decisões.
Integração setorial e diálogo com o produtivo
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, destacou a atuação integrada entre pastas do governo e o diálogo com o setor produtivo.
A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos, ressaltou que a medida atende a uma demanda histórica por agilidade e legalidade nos licenciamentos.
Regularização ambiental: licenciamento e CAR
A regularização envolve o licenciamento ambiental e a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório que consolida informações sobre a situação ambiental de imóveis rurais. Com a força-tarefa, o governo busca promover a legalidade, conservar recursos naturais e estimular práticas produtivas responsáveis.

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino
DESTAQUES
- ALETO5 dias atrás
Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ
- Social17 horas atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Moda e Estilo5 dias atrás
Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas
- Faet e Senar4 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Palmas4 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18