conecte-se conosco

Cultura e eventos locais

Prefeitos das capitais discutem financiamento do transporte coletivo em encontro promovido pela FNP e BNDES

Publicadas

sobre

Prefeitos das capitais brasileiras se reuniram nesta quarta-feira (3) para discutir questões relacionadas ao transporte coletivo durante encontro organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. A prefeita de Palmas e terceira vice-presidente da FNP, Cinthia Ribeiro, esteve presente no evento.

A Prefeitura de Palmas recentemente assumiu a gestão do transporte coletivo da cidade e busca alternativas para melhorar o serviço oferecido. Durante o encontro, os prefeitos compartilharam as dificuldades e angústias que envolvem o sistema de transporte e mobilidade nas cidades. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e primeiro vice-presidente da FNP, destacou a urgência em encontrar alternativas viáveis e assertivas para a crise que se agravou após a pandemia.

Além disso, os prefeitos abordaram o marco legal regulatório do transporte público. O prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, defendeu a criação e execução de um projeto nacional de transporte coletivo, afirmando que “só com a união dos prefeitos conseguiremos encontrar uma solução”. Secretários municipais e representantes de prefeituras também participaram do encontro.

Foi instituída uma comissão para acompanhar a tramitação do marco regulatório, do fundo tripartite e dos aperfeiçoamentos jurídicos para o transporte coletivo, junto ao Congresso e Governo Federal.

Na parte da tarde, os prefeitos se reuniram na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir temas como a estruturação de projetos de parceria público-privadas (PPPs), financiamentos e investimentos em infraestrutura urbana e políticas públicas para cidades com baixa arrecadação.

Durante a reunião com o BNDES, a prefeita de Palmas destacou a importância de financiamentos, inclusive do BNDES, para a aquisição de ônibus e ressaltou que a desburocratização e o fomento de linhas de crédito permitem oferecer um serviço mais eficiente e de excelência. A diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, avaliou positivamente o encontro e afirmou que vários projetos viáveis podem surgir a partir dele.

Propaganda