Palmas
Prefeitura apresenta prestação de contas da Saúde e destaca investimento de R$ 108 milhões em quatro meses
De janeiro a abril de de 2024, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), investiu R$ 108.091.932,74 para manter e ampliar os serviços de saúde voltados à população. O dado faz parte do Relatório de Prestação de Contas do 1° Quadrimestre de 2024 e foi apresentado durante audiência pública na Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira, 28. A prestação de contas também destacou as reformas de Unidades de Saúde da Família (USFs), ampliação da oferta de exames de imagem e fortalecimento das ações da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ).
A Atenção Secundária contabilizou bons números, destacando-se a ampliação da oferta de consultas médicas especializadas. Ao todo, foram 14 mil consultas oferecidas para toda a população, sendo 1.838 oftalmológicas, 1.589 ginecológicas e de obstetrícia, 1.463 consultas com médicos em radiologia e diagnóstico por imagem. As demais envolvem ortopedia e traumatologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, dentre outras especialidades.
Outro dado relevante diz respeito à capacidade de atendimento nas UPAs ao absorver e resolver nas próprias unidades as queixas dos pacientes. Apenas 3.74% dos pacientes classificados nas UPAs são transferidos para o Hospital Geral de Palmas (HGP), seguido pelos Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Infantil de Palmas e Hospital Palmas Medical.
Como resultado dos investimentos, Palmas alcançou 99,46% de cobertura de Atenção Primária à Saúde, a melhor entre as capitais da região Norte. Destacam-se as ações de Vigilância em Saúde da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) ao adotar uma nova estratégia de combate às doenças como calazar, dengue, zika e chikungunya. Até o final de abril deste ano, 1.736 cães receberam coleiras com repelentes contra o mosquito transmissor do calazar; foram realizadas 1.538 coletas de sangue para detecção da doença em cães, outra forma de monitorar e combater a doença; e 7.314 cães e gatos estão vacinados contra a raiva.
Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota, a Saúde Municipal de Palmas é referência para outros municípios. “Avançamos muito nos últimos meses com o fortalecimento de toda a rede municipal. Os bons números comprovam o excelente trabalho que a Prefeitura está fazendo. E vamos melhorar ainda mais para fornecer o melhor atendimento a cada família que recorrer às nossos espaços de saúde”, garante a secretária.
Mais obras
As reformas das Unidades de Saúde seguirão nos próximos meses, desta vez contemplando a USF Valéria Martins Pereira, na Arse 122 (1.206 Sul), USF da ASR- SE 75 (712 Sul) e USF Santa Bárbara. O relatório também destaca as entregas realizadas neste ano, sendo as USFs: do Jardim Taquari, Jardim Aureny II, além da reforma da Arno 42, que será oficialmente entregue nesta terça-feira, 28.
Fesp
A Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) realizou, no 1º quadrimestre de 2024, ao todo, 25 eventos vinculados à educação em saúde, dentre seminários, workshops, encontros, cursos, oficinas, conferências e demais qualificações desenvolvidos em parceria com a Semus. Foram 1.743 participações de trabalhadores da Saúde em processos de qualificação e formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas.
A Fesp desenvolve suas atividades em torno de oito programas de residência em saúde, contemplando Medicina de Família e Comunidade, Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Multiprofissional em Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Oftalmologia, Veterinária e Clínica Integrada de Adultos.