conecte-se conosco

Cultura e eventos locais

Prefeitura de Palmas cria Parque Solar Municipal para abastecer prédios públicos com energia sustentável

Publicadas

sobre

Palmas, 6 de junho de 2023 – A Prefeitura de Palmas, capital do Tocantins, está aproveitando o maior recurso natural da cidade para gerar energia sustentável. Nesta terça-feira, durante a abertura do 2º Encontro Nacional do Iclei Brasil, a prefeita Cinthia Ribeiro assinou a ordem de serviço, no valor de R$ 16,312 milhões, para a implantação do Parque Solar Municipal em parceria com a empresa Ultra Engenharia e Construções. A iniciativa visa fornecer energia renovável para 100% dos prédios públicos.

O evento, que tem como tema central “Cidades sustentáveis – soluções baseadas na natureza e energias renováveis”, acontece no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, seguindo até quinta-feira, dia 8.

Palmas tem se destacado no cenário nacional com relação ao aproveitamento da energia solar. De acordo com a prefeita Cinthia Ribeiro, 28% do consumo de energia da cidade já é proveniente do sol, enquanto a média no Brasil fica em torno de 11%. A capital tocantinense está atrás apenas de Manaus, na região norte, que gera 104 megawatts de energia solar com uma população de 2 milhões de habitantes. Palmas, com 102 megawatts, está empenhada em se tornar autossustentável.

O Parque Solar Municipal será implantado em uma área degradada dentro do Parque do Povo, e sua recuperação trará benefícios para o Parque Cesamar, reduzindo o assoreamento do lago. O projeto ocupará uma área de 41 mil metros quadrados e contará com seis mil módulos solares. Além disso, serão disponibilizadas 448 vagas de estacionamento, todas cobertas com placas solares.

Fábio Frantz Borges, secretário municipal da Habitação, explicou que a primeira etapa do projeto consistiu na instalação de energia solar nas escolas municipais. Agora, com a assinatura da ordem de serviço, serão instalados mais 3 megawatts pico, marcando a segunda etapa do Parque Solar Municipal. Posteriormente, serão adicionados mais 1,5 megawatts pico por meio de usinas para suprir a demanda energética da cidade, totalizando uma produção de 8,3 megawatts pico.

Com essa iniciativa, Palmas dá um importante passo em direção à sustentabilidade, priorizando a utilização de energias limpas e renováveis. O Parque Solar Municipal é um exemplo de como é possível unir o cuidado com o meio ambiente à eficiência energética, tornando a cidade autossustentável e contribuindo para a preservação do planeta.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda