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Prefeitura de Palmas garante maior índice de transparência entre as capitais

O resultado do Radar da Transparência Pública 2023 avalia o trabalho da Prefeitura de Palmas com a maior nota e garante o nível Diamante, ficando em primeiro lugar no ranking das capitais, alcançando o índice máximo. Considerando todos os municípios avaliados, a Gestão Municipal da Capital tocantinense ficou na 20ª posição. O estudo é da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) feito em 2023, sendo o segundo ano de levantamento, quando Palmas já havia se destacado por sua política de transparência.
Nas redes sociais, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, comemorou o resultado e destacou a importância de fazer mais e diferente. “Palmas foi a única capital com nota máxima. Atingir este patamar de eficiência no que diz respeito a acesso à informação mostra o nosso compromisso com o cidadão.” A Prefeitura de Palmas disponibiliza os dados da gestão no site: https://
O Radar da Transparência Pública avaliou diversos tópicos, sendo que a Prefeitura de Palmas atendeu em 100%, sendo que a média nacional foi de 52,03%:
- Acessibilidade;
- Contratos;
- Convênios e Transferências;
- Despesa;
- Diárias;
- Educação;
- Emendas parlamentares;
- Informações institucionais;
- Informações prioritárias;
- LGPD e Governo Digital;
- Licitações;
- Obras;
- Ouvidoria;
- Planejamento e Prestação de Contas.
Em âmbito estadual, o Tribunal de Contas do Tocantins conquistou índice de transparência de 100% e nível de transparência Diamante. Já, o Governo do Tocantins ficou com índice de 42,63% e nível Básico; a Defensoria Pública do Tocantins, índice de 46,5% e nível Básico; o Judiciário, índice 30,66% e nível Básico; Assembleia Legislativa, índice 21,43% e nível Inicial; e Ministério Público do Tocantins, índice 13,54% e nivel Inicial.
RANKING DAS CAPITAIS
1 | Palmas (TO) | Diamante | 100 |
2 | Recife (PE) | Ouro | 93,05 |
3 | João Pessoa (PB) | Ouro | 92,6 |
4 | Manaus (AM) | Ouro | 89,27 |
5 | Vitório (ES) | Ouro | 89,09 |
6 | Rio de Janeiro (RJ) | Ouro | 88,8 |
7 | Belo Horizonte (MG) | Ouro | 88,11 |
8 | Campo Grande (MS) | Ouro | 86,83 |
9 | Goiânia (GO) | Elevado | 86,05 |
10 | Porto Velho (RO) | Ouro | 85,77 |
11 | Florianópolis (SC) | Ouro | 85,77 |
12 | Cuiabá (MT) | Prata | 80,37 |
13 | São Luís (MA) | Prata | 79,15 |
14 | Belém (PA) | Prata | 78,99 |
15 | Salvador (BA) | Prata | 76,9 |
16 | Curitiba (PR) | Prata | 76,78 |
17 | Fortaleza (CE) | Prata | 76,21 |
18 | Porto Alegre (RS) | Elevado | 75,17 |
19 | Rio Branco (AC) | Intermediário | 69,53 |
20 | Boa Vista (RR) | Intermediário | 68,86 |
21 | Natal (RN) | Intermediário | 65,72 |
22 | São Paulo (SP) | Intermediário | 64,61 |
23 | Aracaju (SE) | Intermediário | 60,75 |
24 | Maceió (AL) | Intermediário | 60,64 |
25 | Macapá (AP) | Básico | 47,21 |
26 | Teresina (PI) | Básico | 34,43 |
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TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
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Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
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Agência Public é a mais premiada da Região Norte no Prêmio Camp
Agência Public de Palmas conquista 6 troféus e é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político em São Paulo.

Agência Public é a mais premiada da Região Norte no 4º Prêmio Camp de Marketing Político
A Agência Public, de Palmas, foi a grande vencedora da Região Norte no 4º Prêmio Camp da Democracia de Marketing Político, promovido pelo Clube Associativo de Marketing Político (Camp). A premiação aconteceu na noite da última segunda-feira, 25 de agosto, em São Paulo, reunindo os principais profissionais e agências do setor.
O grupo levou para casa seis troféus, conquistados em campanhas eleitorais de 2024 nas categorias para cidades com menos e mais de 200 mil eleitores.

Agência Public é destaque no Prêmio Camp
Campanhas premiadas
O maior destaque foi a campanha de reeleição do prefeito Wagner Rodrigues (Araguaína), que conquistou prata como melhor campanha para prefeito de cidades até 200 mil habitantes. A mesma campanha ainda levou dois bronzes, nas categorias melhor campanha de TV e melhor peça única de TV, com um programa sobre autismo.
Outros prêmios recebidos pela Public:
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Prefeito Ronivon Maciel (Porto Nacional): bronze de melhor slogan (“O Funcionário do Povo”) e bronze de melhor spot para rádio.
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Deputada Janad Valcari (Palmas): bronze por melhor estratégia de imprensa, na categoria acima de 200 mil eleitores.
Representação tocantinense e reconhecimento nacional
A agência foi representada pela CEO Zelma Coelho e pelos diretores Elias Felizardo e Luiz Fernando Faislon. Para eles, os resultados comprovam a força do Tocantins no mercado de marketing político.
“Foi um grande aprendizado e uma evolução para o marketing político do Estado. O Tocantins vem se posicionando cada vez mais neste mercado e sendo reconhecido pelos profissionais de outros Estados”, destacou Elias Felizardo, diretor de produção.
Esforço coletivo e trajetória da Public
A CEO Zelma Coelho reforçou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo:
“Cada um dos mais de 100 profissionais que atuaram nas nossas campanhas em 2024 fez um pouquinho. Da tia do cafezinho aos diretores criativos, todos são merecedores destes prêmios.”
Ela lembrou que, das quatro edições do Prêmio Camp, a Public foi premiada em três.
“E nesta, que foi a mais concorrida de todas, estamos levando pra casa mais prêmios. Criatividade, ética e profissionalismo sempre serão a luz que guiará os rumos da empresa”, completou.
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