Um dos destaques da programação é o workshop sobre pesca esportiva, que será conduzido pelo pescador e apresentador de TV Nelson Nakamura, ao lado dos filhos Renan e Vitor, nos dias 14, 15 e 16 de maio, sempre a partir das 15 horas, no Pavilhão da Pesca e Aquicultura. Após a parte teórica, o público poderá acompanhar demonstrações práticas diretamente no Lago de Palmas, com orientações dos especialistas.
Nelson Nakamura conta com mais de 600 mil seguidores em suas redes sociais, sendo considerado um dos maiores nomes do Brasil no segmento da pesca esportiva. Ele é reconhecido por suas técnicas apuradas, precisão nos arremessos, leitura de ambientes e inovação em iscas artificiais.
Na Cozinha Show, três chefs de cozinha de Palmas se revezarão para preparar receitas à base de peixe. A abertura da programação, no dia 14, ficará por conta da chef Ivoneth Gonçalves, com ceviche de tilápia. No dia 15, será a vez da chef Rosa Eufrásio apresentar filé de tilápia grelhado, e para encerrar, o chef Matheus Rodrigues preparará gravlax de pirarucu com molho cítrico e sour cream. As apresentações acontecerão sempre a partir das 11 horas. Ao final, o público poderá degustar os pratos.
O estande da Agtur contará ainda, no período de 13 a 16 de maio, com exposições interativas, empresas de torneios, lojas e pousadas especializadas em pesca, além de guias turísticos e sorteios de brindes.
Potencial
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, participar da Agrotins é estratégia para o fortalecimento do setor. “Estar na Agrotins com uma programação que une pesca esportiva e gastronomia é uma forma estratégica de promover o potencial turístico de Palmas. Queremos mostrar que Palmas oferece estrutura, natureza exuberante e experiências únicas para esse público. Além disso, ao valorizarmos o pescado local na Cozinha Show, conectamos o turismo à cultura e à economia da nossa região”, afirma.
Sobre a feira
Realizada pelo Governo do Estado, a Agrotins ocorre anualmente no Parque Agrotecnológico de Palmas, localizado na BR-010, saída para Porto Nacional. A feira é considerada a maior do segmento agropecuário da região Norte do País.