Prefeitura de Porto Nacional
Prefeitura de Porto Nacional capacita profissionais da Atenção Primária sobre pré-natal e sífilis
A iniciativa faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer a rede de cuidado materno-infantil.

A Prefeitura de Porto Nacional promoveu, na última terça-feira,18 no ITPAC Porto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, uma capacitação voltada para os profissionais da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e práticas relacionados ao pré-natal e à sífilis.
A formação teve como foco a importância do diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a prevenção da sífilis gestacional, uma condição que, se não tratada corretamente, pode gerar sérias complicações tanto para a mãe quanto para o bebê.
Durante a capacitação, os profissionais de saúde receberam orientações sobre as melhores práticas para o acompanhamento do pré-natal, com ênfase na detecção de infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, e na promoção da saúde materno-infantil. Além da realização de testes rápidos, o uso adequado de antibióticos e a conscientização das gestantes foram pontos/chave abordados nas palestras.
Trabalho em equipe
A capacitação destacou a relevância do trabalho em equipe e da abordagem integral da saúde, considerando as necessidades específicas de cada gestante e a necessidade de intervenções oportunas para garantir uma gestação saudável. O fortalecimento da rede de atenção primária à saúde e a contínua atualização dos profissionais são fundamentais para a redução da sífilis congênita e para a melhoria dos cuidados durante a gravidez.
A diretora de Atenção Primária, Danielly Pereira dos Santos, destacou o compromisso da gestão municipal no aprimoramento dos profissionais. “Essa ação reafirma o compromisso com a saúde pública e o bem-estar das gestantes e seus bebês, garantindo um atendimento de qualidade e a promoção de melhores resultados para a comunidade.”
Estiveram envolvidas na capacitação, as seguintes profissionais da saúde.
📍Coordenadoras da Atenção Primária
Débora dos Santos Gomes
Joice Pereira dos Santos
Naiane Castro Ferreira Costa
Sarah Rayane Amaral Costa
📍Diretoras técnicas – Medicina
Deborah Borges Lima
Francinelly Ribeiro dos Santos
📍Enfermeira Vigilância Epidemiológica Municipal – Sifilis
Mylla Fabiele Ferreira Sousa
📍Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal
Antonia Alves Ramos
—